Remada curvada é uma excelente variação de exercício para se executar no treino de costas. Dependendo do objetivo do praticante e quais músculos ele quer treinar mais intensamente, poderá executar com pegada pronada ou supinada.

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Remada Curvada pode ser executada com a pegada pronada na barra (com a palma da mãos para baixo) dessa forma teremos um forte trabalho dos músculos Redondo maior e menor, Romboides maior e menor, Trapézio, e dos músculos flexores do cotovelo. Entretanto, se executar com a pegada supinada (palma da mão para cima), teremos um menor trabalho de Redondo maior e menor, Romboides, e trapézio. Como a pegada supinada realizaremos uma extensão do Ombro, com isso ocorrendo um forte trabalho do músculos latíssimo do dorso ou grande dorsal.

 

Qual o posicionamento adequado para executar o exercício de Remada Curvada com pegada pronada?

Na Remada Curvada com a pegada pronada, o praticante deverá inclinar o tronco a frente mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. O quadril deverá estar posicionado em flexão, os joelhos deverão estar em semiflexão, e os cotovelos completamente estendidos.

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Notaremos que a carga tende a gerar um movimento de flexão do Quadril, essa tendência de movimento é evitada pelo trabalho dos músculos sinergistas e estabilizadores. Que nesse caso é a musculatura de Glúteo Máximo (produz movimento de extensão do Quadril), Isquiotibiais (semimembranoso, semitendinoso, bíceps femoral cabeça curta e longa), que fazem uma contração isométrica e mantem o Quadril no ângulo adequado de flexão para executar o exercício.

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Outro ponto importante da estabilização do corpo do praticante é que a carga gravitacional gerada pela barra tende a flexionar a coluna vertebral, ou seja, uma flexão toracolombar. Para evitar esse movimento entrará em ação a musculatura de Eretores da coluna para manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.  A musculatura de membros inferiores também serão acionadas para manter a estabilização do corpo do praticante.

Todos os aspectos discutidos até agora foram sobre a estabilização do corpo do praticante para executar a exercício. Na sequência descreveremos como executar de fato o exercício de Remada Curvada com pegada pronada.

 

Como executar o exercício de Remada Curvada com pegada pronada? E quais músculos trabalham nesse exercício?

No momento da execução em pegada pronada o movimento do ombro e cotovelo ocorrerão no mesmo plano, ou seja, no plano transversal. Dessa forma, teremos nessa execução um forte trabalho escapular. Na Remada Curvada com pegada pronada, o movimento na fase concêntrica como excêntrica são realizado no plano transversal.

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Na fase concêntrica do movimento ocorre uma flexão do cotovelo, uma abdução transversal glenoumeral, e consequentemente o movimento de adução escapular. Analisando que esses movimentos ocorrem contra uma resistência, ocorrerá trabalho dos músculos flexores do cotovelo (Bíceps Braquial, Braquial, Braquiorradial), dinamicamente na fase concêntrica e freando a fase excêntrica.

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Também acontecerá um trabalho forte do músculo Deltoide posterior atuando na abdução transversal glenoumeral, os músculos do Manguito Rotador serão acionado para estabilizar a articulação glenoumeral. Já para realizar o movimento de adução escapular os músculos Redondo maior e menor , Romboides, e  também toda a musculatura de Trapézio atuarão nesse movimento.

Esses são os músculos que trabalharão fortemente quando se realiza a Remada curvada com pegada pronada. Agora na sequencia descreveremos quais movimentos e quais músculos são acionados na Remada Curvada com pegada supinada.

Quais os movimentos articulares, e quais músculos trabalham no exercício de Remada Curvada com pegada supinada?

Na Remada curvada com pegada supinada, o movimento não corre totalmente no plano transversal como na pegada pronada. Na execução supinada o movimento da articulação glenoumeral ocorrerá no plano sagital com eixo laterolateral, ocorrendo uma extensão do ombro na fase concêntrica e flexão do ombro na fase excêntrica.

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Nessa variação com a pegada supinada ocorrerá ainda uma adução escapular, porém será menor do que na variação com pegada pronada, ou seja, o ângulo de adução escapular será menor. Essa amplitude menor fará  com que a solicitação dinâmica dos músculos redondo maior e  menor, Romboides e trapézio sejam de menor intensidade comparado a execução com pegada pronada.

Já os músculos flexores do cotovelo (bíceps braquial, braquial e braquiorradial), continuarão atuando para flexionar o cotovelo contra a carga gravitacional da barra que busca estender o cotovelo.

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Entretanto temos mudança na articulação glenoumeral que é importante ser analisada. Como agora o exercício de Remada Curvada está sendo executado com pegada supinada, realizaremos uma extensão do Ombro e isso implicará no acionamento do músculo Latíssimo do Dorso, coisa que não ocorria na Remada curvada com pegada pronada.

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Qual a diferença do trabalho muscular ao executar a Remada curvada com pegada pronada ou supinada?

Quando a Remada Curvada é executado com pegada pronada e projetando o cotovelo na altura do Ombro, ocorrerá um forte trabalho dos músculos: Romboide maior e menor, Redondo maior e menor e trapézio.Já na execução com a pegada supinada ocorrerá diminuição do trabalho escapular, com isso diminuindo o trabalho de Romboides maior e menor e Trapézio. Como na execução da Remada Curvada o movimento é no plano sagital, ocorrerá um forte trabalho do Latíssimo do Dorso para realizar a extensão do Ombro.

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A musculatura que será solicitada para realizar a estabilização do corpo do praticante é a mesma tanto na Remada Curvada com pegada supinada ou pronada.

Um ponto importante, é que a atividade do músculo Latíssimo do Dorso irá até o plano do tronco. Dessa forma quando o praticante na execução com pegada supinada passa o cotovelo do plano do corpo, ocorrerá uma diminuição de tensão sobre o Latíssimo do dorso, porque sua inserção é no osso úmero.

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Como trabalhar com eficiência o músculo Latíssimo do Dorso na Remada curvada?

Então se no exercício de Remada Curvada seu objetivo seja realizar um forte trabalho sobre o músculo Latíssimo do Dorso ou Grande dorsal, é interessante realizar o movimento até o ponto em que o braço fique paralelo ao tronco.

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A musculatura que será solicitada para realizar a estabilização do corpo do praticante é a mesma tanto na Remada Curvada com pegada supinada ou pronada.

Então seguidor, não perca o Análise de Exercício de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre o exercício de Remada Curvada.