Você CONHECE o plano TRANSVERSAL ou HORIZONTAL?
Você sabe, o QUE É esse plano?
Consegue IDENTIFICAR os MOVIMENTOS CORPORAIS que ocorrem nesse plano?
Sabe identificar, em quais PARTES esse plano DIVIDI o nosso CORPO?

E AINDA, qual o RESPECTIVO EIXO do plano transversal ou horizontal?

Plano transversal ou horizontal, é DEFINIDO como um plano que DIVIDI nosso corpo em PARTE SUPERIOR E INFERIOR.
Agora que conhecemos a definição do plano transversal ou horizontal, a pergunta que vem a nossa cabeça é.
Quais MOVIMENTOS que ocorrem no plano TRANSVERSAL ou HORIZONTAL?

Podemos deslocar o plano transversal ou horizontal para uma ARTICULAÇÃO DE INTERESSA, por exemplo, a articulação GLENUMERAL ou do ombro LEMBRANDO que para DEFINIRMOS que um movimento corporal ocorra em um determinado plano, esse MOVIMENTO deve TANGENCIAR esse plano. Então o movimento que ocorre na articulação glenumeral ou do ombro e que TANGENCIA o plano TRANSVERSAL OU HORIZONTAL é definido como, ADUÇÃO E ABDUÇÃO TRANSVERSAL DO OMBRO, e tem como seu respectivo eixo, o EIXO LONGITUDINAL.

Mas porque, DESCREVER esse movimento como adução ou abdução transversal do ombro?

Porque no PLANO CORONAL, já existem movimentos de adução e abdução do ombro, e como no plano transversal ou horizontal também existem movimentos de ABDUÇÃO E ADUÇÃO, iremos DEFINIR esse movimento como adução e abdução no plano transversal ou horizontal do ombro.

Agora podemos por exemplo deslocar o plano transversal ou horizontal para a ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, nessa região corporal teremos movimentos de ABDUÇÃO E ADUÇÃO DO QUADRIL, e também com o EIXO LONGITUDINAL.
Um ponto IMPORTANTE, é que esses dois movimentos descritos até agora, NÃO são produzidos a PARTIR da POSIÇÃO DE ORTOSTASE, pois é NECESSÁRIO que o individuo “fuja” inicialmente da posição de ortostase para produzir os movimentos no plano transversal ou horizontal, por exemplo, para adução e abdução transversal do ombro ele precisa primeiro FLEXIONAR O OMBRO até aproximadamente 90 graus, e ai sim produzir o movimento de ABDUÇÃO E ADUÇÃO DO OMBRO, NO PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL.

AINDA para as articulações do OMBRO e do QUADRIL,  podemos descrever movimentos que PARTEM da posição anatômica padrão, e que TAMBÉM ocorrem no plano transversal ou horizontal. Na articulação do OMBRO ocorre a ROTAÇÃO EXTERNA E INTERNA DO OMBRO, com EIXO LONGITUDINAL, já no quadril temos uma ROTAÇÃO LATERAL E MEDIAL DO QUADRIL.

Não poderíamos esquecer dos movimentos da COLUNA VERTEBRAL que ocorrem no plano transversal ou horizontal, na região cervical nós temos o movimento de ROTAÇÃO CERVICAL DIREITA E ESQUERDA com o eixo LONGITUDINAL. Ainda temos a ROTAÇÃO TORACOLOMBAR DIREITA E ESQUERDA , também no eixo longitudinal, e  a ROTAÇÃO DA COLUNA VERTEBRAL para direita e para esquerda e seu eixo, é o eixo LONGITUDINAL.

Então SEGUIDOR do TREINO EM FOCO, se você está com alguma DÚVIDA sobre o PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL, ou dúvida sobre seu RESPECTIVO EIXO, não PERCA o TEF CINESIOLOGIA de hoje, e tire todas suas dúvidas sobre o PLANO TRANSVERSAL OU HORIZONTAL.