O músculo deltoide é motor primário em quase todos os movimentos do ombro.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

O arranjo multipenado das suas fibras, a sua grande secção transversal e os amplos pontos de fixação proporcionam excelente ação de alavanca na articulação glenoumeral/ombro.

Qual o posicionamento de origem e inserção do músculo deltoide?

Analisando o deltoide como um todo, ele tem sua origem localizada no terço lateral da clavícula, acrômio e espinha da escápula. Já sua inserção está localizada na tuberosidade para o músculo deltoide no osso úmero. Entretanto, do ponto de vista cinesiológico o deltoide é dividido em três porções ou feixes, isto é porção/feixe clavicular, medial e posterior.

Essas diferentes porções/feixes tem pontos de origem e inserção e assim pode-se entender que quando determinado feixe se contrair produzirá diferentes movimento sobre articulação glenoumeral/ombro.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

Quais são os movimentos que o deltoide como um todo produz ao se contrair, e quais o movimentos que cada porção/feixe produzirá ao contrair-se?

O músculo deltoide como um todo é motor primário em quase todos os movimentos da articulação glenoumeral/ombro. A característica de arranjo de suas fibras é multipenado, tem grande secção transversal e os amplos pontos de fixação o proporcionam excelente ação de alavanca sobre essa articulação. Além disso, o deltoide também tem grande importância na estabilização da articulação glenoumeral. Quando o indivíduo realiza o movimento de abdução glenoumeral todos os feixes do deltoide serão acionados para produzir esse movimento. Assim pode-se entender que todas as fibras são abdutoras. Um ponto importante a salientar, é que a medida que se produz abdução o músculo supraespinhal será acionado para produzir a estabilização da cabeça úmero impedindo o seu impacto contra o acrômio.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

Qual o ponto de origem e inserção da porção/feixe anterior do deltoide ? E quais movimentos produzidos?

Analisando particularmente a porção/feixe anterior do deltoide, o mesmo tem sua origem localizada no terço distal da clavícula e sua inserção na face lateroanterior da tuberosidade para o deltoide no úmero. Devido ao seu ponto de origem e inserção quando se contrai tem como principal função produzir os movimentos de abdução, flexão e rotação medial glenoumeral/ombro. Para produzir os movimentos de flexão e rotação medial as fibras anteriores atuaram em conjunto com o músculos peitoral maior.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

Qual o ponto de origem e inserção da porção/feixe medial do deltoide? e quais movimentos produzirá?

Já a porção/feixe medial tem sua origem localizada na margem lateral e superfície superior do acrômio e sua inserção está localizada mais lateromedial na tuberosidade para o deltoide no osso úmero. Além de produzir a abdução tem como função também auxiliar no movimento de flexão glenoumeral/ombro.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

Quais os pontos de fixação (origem e inserção) da porção/feixe posterior do deltoide? Quais movimentos essa porção atua?

Por fim, a porção/feixe posterior tem sua origem localizada no lábio inferior da borda posterior da espinha da escapula e sua inserção está localiza na região mais lateroposterior da tuberosidade do deltoide no úmero.

Em decorrência do seu posicionamento de origem e inserção tem como principais funções produzir a abdução, extensão e rotação lateral glenoumeral/ombro. Para produzir o movimento de extensão glenoumeral/ombro o deltoide posterior atuará em conjunto com os músculos latíssimo do dorso e redondo maior.

Treino_em_foco_anatomia_deltoide

Então aluno, não perca a vídeo aula de hoje, e tire suas dúvidas sobre o músculo Deltoide.