Treinos de fortalecimento em casa para corredores, é uma excelente estratégia para você que está sem tempo para ir à academia, ou não gosta de frequentar academias de ginástica.

treinos_para_corrida_de_aventura_aeróbio

Você que pratica corrida de rua ou participa de corrida de aventura e obstáculos, sabe que é muito importante realizar treinos para fortalecer a musculatura de membros inferiores e superiores. Pois esses treinos auxiliam na manutenção de uma boa postura, em uma melhor coordenação motora no momento da corrida, e consequentemente em melhor performance nas provas de rua e de aventura e obstáculos. Porém, se você está sem tempo ou não gosta de ir a academia realizar esses exercícios de fortalecimento, uma excelente estratégia é realizar os treinos de fortalecimento em casa para corredores, utilizando apenas o peso corporal e alguns acessórios.

corrida_aventura_testes_físicos_corrida_treino_em_foco

Qual a vantagens de realizar os treinos de fortalecimento em casa para corredores?

Se você não gosta de ir à academia ou está sem tempo uma ótima opção é realizar alguns exercícios de fortalecimento para corrida em casa. Para realizar os treinos de fortalecimento em casa para corredores, você poderá executá-los somente com o peso corporal e, ainda se você achar necessário poderá utilizar alguns acessórios como para intensificar os exercícios.

Quais são os exercícios que posso realizar nos treinos de fortalecimento em casa para corredores?

Você poderá iniciar sua sessão de treino de fortalecimento em casa para corrida com o exercício de Agachamento. É um ótimo exercício para trabalhar principalmente as musculaturas de Quadríceps, Isquiotibiais, Glúteo Máximo e CORE. Que serão fortemente exigidas em corridas de rua e também em corridas de aventura e obstáculos.

treino_fortalecimento_corredores_em_casa_agachamento

Nos treinos de fortalecimento em casa para corredores é interessante executar o exercício Afundo. Esse exercício solicitará um forte trabalho do músculos Quadríceps da perna que está frente. Obviamente outros músculos como Isquiotibiais, Glúteo Máximo e musculatura do CORE, também serão solicitadas. O Afundo é um exercício que traz para o executante uma maior dificuldade de estabilização, então muita atenção e cuidado no momento de executá-lo.

treinos_fortalecimento_corredores_afundo

Você poderá realizar também o exercício Stiff, que irá trabalhar de forma intensa a musculatura Isquiotibiais, músculos Glúteo Máximo, ambos para realizar o movimento de extensão do Quadril (fade concêntrica). Além de um forte trabalho dos músculos que compõem os Eretores da coluna. Lembrando que é importante manter sempre boa postura e as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral na execução do Stiff.

treinos_fortalecimento_corrida_stiff_treino_em_foco

O exercício Terra é um excelente exercício de fortalecimento para corredores, pois trabalha de forma intensa na fase concêntrica (extensão do Quadril) a musculatura dos Isquiotibiais, Glúteo máximo. Além também de realizar um forte trabalho sobre os músculos que compõem o Quadríceps para realizar a extensão dos joelhos na fase concêntrica do movimento.

treinos_fortalecimento_corredores_terra_performance

Agora descreveremos alguns exercícios para membros superiores.

Quais exercícios para membros superiores pode-se realizar nos treinos de fortalecimento em casa para corredores?

Um ótimo exercício para realizar para fortalecer membros superiores é a flexão de braços no solo. Exigirá um forte trabalho dos músculos: Peitoral maior, Deltoide anterior e tríceps braquial. Um variação se você é iniciante e não se encontra um nível de força suficiente para executar o exercício de forma clássica, é realiza-lo com os joelhos no solo, dessa forma diminuído a intensidade do trabalho muscular.

treinos_fortalecimento_corredores_braço_flexão

Uma outra variação é executar o exercício de flexão de braços com passando os cotovelos bem próximos ao tronco, dessa forma exigindo um forte trabalho do músculo Tríceps Braquial.

treinos_fortalecimento_corrida_flexão_braço_tríceps

Lembrando que nas corridas de aventura e obstáculos em algumas partes do percurso serão necessários transpor obstáculos que exigirão uma grande produção de força de membros superiores, por esse fator para ser importante realizar treinos de fortalecimento para essa região do corpo.

Como treinar a musculatura da região abdominal em treinos para fortalecimento em casa para corredores?

Um excelente exercício é o abdominal no solo, que exigirá um forte trabalho dos músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo de forma dinâmica. Esses músculos são acionados pois na execução do exercício se realiza o movimento de flexão da coluna vertebral.

treinos_fortalecimento_corredores_em_casa_abdominais

Outro exercício para região abdominal que pode ser executado é o Abdominal “tesoura”. Exigirá um forte trabalho dos músculos flexores do Quadril (Reto femoral, Iliopsoas e Sartório), músculos esses que serão fortemente solicitados tanto em corridas de ruas e de aventura e obstáculos.

treinos_fortalecimento_corrida_abdominais_tesoura

Então seguidor não perca o vídeo de hoje, e conheça o exercícios que você poderá utilizar em treinos de fortalecimento em casa para corredores.