Qual o posicionamento anatômico do músculo Romboides?

Os Romboides tem sua localização anatômica, na parte posterosuperior do Tronco, e do ponto de vista de anatomia topográfica está abaixo da musculatura de Trapézio.

músculo_romboides_costas_

Como realizar a análise cinesiológica vetorial dos Romboides?

Para realizar a análise cinesiológica vetorial dos Romboides, você deverá seguir o passo a passo descrito nas vídeos aulas anteriores que é: posicionar o boneco anatômico em uma vista posterior, na sequencia deverá identificar e isolar a musculatura de Romboides, identificar as extremidades dos Romboides, ou seja, identificar a origem que se encontra com ligação tendínea sobre a coluna vertebral, e identificar a inserção que se encontra na Escapula.

 

Como posicionar o vetor resultante de tração da musculatura de Romboides?

A partir dos passos executados anteriormente você deverá traçar uma linha pontilhada, que representará o ponto de inserção da musculatura de Romboides, lembrando que a inserção dos Romboides se encontra nas escapulas. Na sequência você poderá posicionar o vetor resultante de tração dos Romboides, acompanhando o sentido e direção das fibras, lembrando que o vetor resultante deverá ser posicionado da parte móvel para a parte fixa da musculatura de Romboides.

Agora na sequencia podemos realizar a decomposição vetorial, do vetor resultante de tração dos Romboides.

músculo_romboides_vetor_cineisologia

Como posicionar os componentes vetoriais, do vetor resultante da musculatura de Romboides?

Um componente vetorial estará perpendicular ao eixo longitudinal da peça óssea que se move, ou seja, deverá ser traçado em uma direção horizontal.  Já o componente vetorial que está paralelo ao eixo longitudinal da peça óssea, deverá ser traçado em uma direção vertical para analisar vetorialmente a musculatura de Romboides.

músculo_componentes_vetoriais_romboides

Um ponto importante para lembrar, é que as extremidades dos componentes vetoriais que estão paralelo e perpendicular ao eixo longitudinal, deverão estar alinhadas com a extremidade do vetor resultante.

músculo_romboides_vetor_resultante_magnitude

Quais os movimentos são produzidos pela musculatura de Romboides?

Através da decomposição vetorial efetuada, podemos identificar que a musculatura de Romboides quando se contrai, é capaz de aproximar as Escapulas da coluna vertebral no plano frontal, ou seja, os Romboides são capazes de produzir o movimento de Adução Escapular.

Mas também perceberemos que quando a musculatura de Romboides contrai, podem produzir movimentação vertical da Escapulas, ou seja, os Romboides além de produzir a movimentação de Adução Escapular, também pode produzir o movimento de Elevação Escapular.

Então a conclusão que chegamos nessa análise cinesiológica vetorial da musculatura de Romboides, é que essa musculatura é capaz de produzir dois movimentos que são: Adução e Elevação Escapular, sendo que o movimento de Adução Escapular pela magnitude do vetor que está perpendicular ao eixo longitudinal, e tem a direção horizontal, se apresenta maior que o vetor de Elevação Escapular, então podemos entender que o poder de tração dos Romboides é maior para produzir a Adução Escapular, do que para produzir a elevação escapular.

Como realizar exercícios para treinar a musculatura de Romboides?

Para treinar a musculatura de Romboides no treinamento resistido com pesos ou musculação, você deverá executar exercícios que produzam resistência contra os movimentos de Elevação Escapular, como por exemplo, o exercício de encolhimento de Ombros, que além de trabalhar a musculatura de Trapézio, trabalhará Romboides, já que o vetor de elevação escapular será acionado.

Exercícios como o Peck Deck invertido, ou voador invertido, aonde ocorre um Adução Escapular associada ao movimento Glenoumeral, também solicitaram além da musculatura de Trapézio os Romboides.  Um ponto importante entre esses dois exercícios citados, é que para trabalhar fortemente os Romboides, passa a ser mais interessante realizar o exercício de voador invertido, porque no exercício de encolhimento de Ombros se produz uma elevação escapular, aonde os Romboides atuam, porém com uma menor magnitude, porque o vetor apresenta uma magnitude menor. Já no voador invertido aonde ocorre uma Adução Escapular, ou seja, aproximação das Escápulas da coluna vertebral, se torna mais eficiente para trabalhar os Romboides do ponto de vista de tração. Já que o componente vetorial de Adução dos Romboides é maior, ou seja, terá um trabalho mais intenso nessa situação.

m´suculo_romboides_treinamento_cinesiologia

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje, e conheça os movimentos produzidos pela contração dos Romboides.