Qual o posicionamento anatômico do músculo Latíssimo do Dorso, ou Grande Dorsal?

O músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, está localizada na parte posterior do Tronco. Na parte posterior do Tronco encontramos algumas músculos superficiais, e de maior volume dessa região que são: Trapézio na sua região superior, e Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal na região medial e inferior das costas.

Qual a função, origem e inserção do músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal?

O Latíssimo do Dorso, está localizado no lado esquerdo e direito das costas, uma das suas características é ter o formato parecido com um triângulo. Um ponto importante é que o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, possui uma fáscia tendínea, chamada de aponeurose toracolombar, é um tecido conjuntivo que fixa a origem do músculo Latíssimo do Dorso tanto do lado direto como esquerdo da coluna vertebral, pois essa aponeurose tem contato com os processos espinhosos da coluna vertebral, então é nessa fáscia tendínea que nasce a origem do Latíssimo do Dorso. Ou seja, sua origem está localizada nos processos espinhosos de  T VII – L V, região posterior da crista ilíaca e face dorsal do sacro(pela aponeurose toracolombar). Já a inserção do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, está localizada na crista do tubérculo menor do úmero.

O músculo Latíssimo do Dorso dá o desenho de triângulo invertido nas costas, o desenvolvimento ou a hipertrofia do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, propiciará um desenho em forma de funil nas costas dos praticantes de musculação.  Um ponto importante a frisar é o sentido das fibras, ou seja, na região superior do Latíssimo do Dorso as suas fibras se encontram quase extremamente horizontalizadas, porém quando descemos, o Latíssimo do Dorso começa a apresentar o sentido de suas fibras quase em diagonal. Isso influencia em alguns trabalhos de Adução do Ombro uma região, trabalhar um pouco mais intensamente que outra região.

Quais movimentos o músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal produz?

Diante do posicionamento tanto de origem do músculo na parte posterior, quanto da inserção do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, na face anterior, quais são os movimentos que esse músculo é motor primário. O Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal, produz o movimento de adução, extensão e rotação medial da articulação Glenoumeral ou do Ombro e também tem a capacidade de realizar um hiperextensão da coluna vertebral.

Como treinar o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal?

Para treinar o latíssimo do Dorso, ou Grande Dorsal, por exemplo com o objetivo de gerar hipertrofia, você deverá realizar na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação, exercícios que envolvam os movimentos de: adução, extensão e rotação medial do Ombro.

Então exercícios como puxada alta, Remada baixa, e Pulldown, são interessantes para se trabalhar o Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal.

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas do músculo Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal.