Músculos flexores do cotovelo

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Quais são os músculos que formam os flexores do cotovelo?

Os músculos que formam o grupo flexores do cotovelo são: Bíceps Braquial, Braquial, e Braquiorradial. Para entendemos não é somente o músculo Bíceps Braquial que realiza a flexão do cotovelo, existem outros grupos musculares que também produzem a flexão do cotovelo, e é isso que deixaremos claro para você seguidores, apresentando a origem, inserção e função dos músculos que compõem o grupo flexores do cotovelo.

Qual a origem, inserção e localização anatomia do músculo Braquial?

O Braquial é o músculo mais profundo dos três flexores do cotovelo, como vocês perceberam na imagem ele fica bem próxima a articulação do cotovelo e ao osso do Úmero, por isso ele é considerado na topografia anatômica como o músculo mais profundo dos flexores do cotovelo.

Como o Braquial não é um músculo superficial não é visível , porém em um trabalho para hipertrofia muscular, o aumento do volume do Braquial também contribuirá para hipertrofia do Braço na sua face anterior. Embora não sendo um músculo superficial e estético, o seu volume aumentado irá aumentar todo o volume do Braço contribuindo para um processo hipertrófico da região.

O Braquial é um músculo que cruza única e exclusivamente a articulação do cotovelo, com isso vamos caracterizar o Braquial como um músculo somente flexor do cotovelo. Dentro dessas circunstancias o único movimento a qual o Braquial irá executar será o movimento de flexão do cotovelo. A origem do músculo Braquial fica na metade distal da face anterior do úmero, e sua inserção se fica na tuberosidade e processo coronoide da ulna.

Braquial_músculo_flexor_cotovelo

Qual a posição anatômica, inserção e origem do Braquiorradial?

O músculo Braquiorradial, tem sua origem nos dois terços proximais da crista supraepicondilar lateral do úmero, já a sua inserção na face lateral do processo estiloide do rádio. Um mais característica do Braquiorradial que faz parte dos flexores do cotovelo, a maior parte do seu ventre muscular não se encontra no seguimento Braço, e sim, no seguimento Antebraço.

Então se trabalharmos o Braquiorradial em um processo para hipertrofia, contribuirá para o aumento de volume na região do antebraço, e não no seguimento Braço, porque seu ventre muscular se encontra na região do antebraço.

O músculo Braquiorradial além de cruzar a articulação do cotovelo, e ser obviamente um dos músculos flexores do cotovelo, ele também atuará sobre o movimento do antebraço, tendo o poder de realizar pronação e supinação do antebraço, ou seja, ele gira a palma da mão para cima, e para baixo. Com o cotovelo flexionado e o antebraço pronado, nessas condições o Braquoorradial passa a ser um supinador até que seu polegar fique voltado para cima, ou seja, até aposição neutra. Já quando o você estiver com o antebraço supinado, nessas condições o Braquiorradial passa a ser um pronador.

Braquiorradial_músculo_flexor_cotovelo

Qual a posição anatômica, inserção e origem do músculo Bíceps Braquial?

O músculo Bíceps Braquial na sua cabeça curta e longa, é um músculo extremamente estético por ser superficial. O ponto de inserção da cabeça curta e cabeça longa do Bíceps Braquial é na tuberosidade do rádio e aponeurose do bíceps sobre o tendão flexor comum. Já a origem é em pontos diferentes para as duas cabeças. A cabeça curta do Bíceps Braquial tem origem no processo coracoide da Escapula, já a cabeça longa tem origem no tubérculo supraglenoidal da escapula.

O músculo Bíceps Braquial, também cruza a articulação Glenoumeral, devido a essa condição Bíceps Braquial passa a ter uma certa ação motora sobre a articulação Glenoumeral ou do Ombro. Então além de flexionar o cotovelo, o Bíceps Braquial tem o poder de flexionar o Ombro, ou seja, se você estiver em pé ele eleva os eu braço a frente. Além disso o Bíceps Braquial devido a sua inserção no Osso Rádio, ele também terá a capacidade de supinação dos seguimento antebraço.

Nessas condições perceberemos que o Bíceps Braquial é um músculo tri funcional, ou seja, apresenta três funções motoras específicas, são elas: a mais conhecida é a flexão do cotovelo aonde ele trabalhará juntamente com Braquial e Braquiorradial, flexão Glenoumeral ou do ombro, e supinação do seguimento antebraço.

Bíceps_Braquial_músculo

Então seguidor, não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as suas dúvidas sobre os três flexores do cotovelo, Bíceps Braquial, Braquial, E Braquiorradial.

 

 

9 comments on “Músculos flexores do cotovelo

  1. Parabéns Dr. João Moura!! Ótimos vídeos ! Muito esclarecedor. Grande abraço!!

  2. Muito obrigado Dr. João, seu trabalho está me ajudando muito nas aulas de anatomia. Concerteza divulgarei seu excelente trabalho.

  3. Parabéns Dr João.Descobri treino em foco a um mês e estou impressionado com a qualidade e didática das aulas. Só estou com dois anos de formado e estou tirando máximo proveito de treino em foco.Teria feito muita diferença se eu tivesse tido acesso a treino em foco no meu período de universidade rsrsr. Muito obrigado pelo enriquecimento que treino em foco está me proporcionando como profissional. Grande abraço.

    • Olá Valdir Arcanjo! Nós do Treino em FOCO ficamos contentes e satisfeitos em ver que o nosso trabalho tem sido útil, principalmente para vocês, colegas profissionais de educação física. Tentamos sempre fazer o melhor, trazer informações com qualidade! Abraço!

  4. Os videos são ótimos. Parabéns pro Treino em Foco. Pessoal, alguém poderia informar o nome desse software usado nos videos? Sou professor e gostei muito do software. Abraço.

  5. parabéns Dr João, é difícil achar palavras para dimensionar a eficiência e qualidade deste trabalho do treino em foco. acho que esta surgindo a faculdade do treino em foco!!!!!

    • Hehheheheh que é isso Jorge, buscamos fazer um bom trabalho, e nos esforçando para isso. O que buscamos é contribuir com o treinamento de todos, além de ajudar colegas da área trocando informações e ideias.

      Mais uma vez, obrigado e grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *