Musculação para corredores tem uma grande importância para auxiliar no desenvolvimento de força muscular, e com isso evitar lesões, e melhorar a performance da corrida tanto em corrida de aventura e obstáculos, como em corridas de rua.

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A musculação para corredores deve ser realizado para fortalecer tanto a musculatura de membros superiores, como principalmente a musculatura de membros inferiores. Pois auxiliará o praticante da corrida a minimizar a sobrecarga sobre articulações de joelho, tornozelo e Quadril. Os treinos de musculação para corredores, servirão também para auxiliar na boa execução da técnica de corrida, e com isso melhorando a performance do corredor seja em corrida de aventura e obstáculos, ou até mesmo em corridas de rua.

 

Por que fazer musculação, se o Jefferson e Tati irão correr?

Musculação para corredores é importante pelos motivos:

– Na corrida de aventura e obstáculos é necessário em alguns momentos uma grande produção de força muscular, para transpor alguns obstáculos. Dessa forma, é necessário um bom nível de força de membros superiores para se sustentar em cordas, um ótimo nível de força da região abdominal, e principalmente um grande nível de força em membros inferiores para transpor obstáculos como subir em rampas bem inclinadas.

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– o segundo ponto é que o treinamento de musculação para corredores auxilia também no desenvolvimento de uma melhor performance na corrida, tanto para pessoas que queiram participar da corrida de aventura e obstáculos, como também para pessoas que gostam de praticar corrida.

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– com o treinamento de força nos conseguimos aumentar o recrutamento das unidades motoras, sincronização das unidades motoras, aumento do tamanho das unidades motoras, e uma diminuição da coativação dos músculos agonistas. Esse último fator mencionado é de grande importância no momento da corrida, pois precisamos tem um tempo certo para ativação de um músculo, e relaxamento de outro, para que conseguimos manter uma ótima técnica de corrida.

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Como está sendo executado o treinamento de força do Jefferson e da Tati?

No primeiro momento foi realizado um treinamento de média intensidade e volume, que visa a readaptação já que se encontravam um bom tempo parado. Com a evolução do Jefferson e da Tati, eles foram aumentando a intensidade e diminuindo o volume do treinamento de força.

Atualmente estão em um segundo estágio do treinamento de força. Nos primeiros treinos o Jefferson e Tati trabalhavam com repetições submáximas entre oito a 10. Já nesse segundo estágio estão treinando com o sistema piramidal. Iniciam o treino de musculação para corredores, com aquecimento especifico no agachamento, na sequencia executam a primeira série com uma quilagem baixa, e a partir da segunda série buscam sempre elevar as quilagens aumentando a sobrecarga no exercício de agachamento, e o número de repetições estará ligado ao desgaste do treinamento.

Estão treinando com cinco a seis exercícios, de três a quatro séries, e tendo um intervalo de dois a três minutos entre as séries, buscando o aumento da quilagem ao longo dessas séries, e consequentemente elevando a intensidade da sessão.

Quais exercícios eles estão utilizando atualmente nesse treino de musculação para corredores?

Estão realizando os exercícios de agachamento, levantamento terra, leg press 45°, supino, e puxada na barra fixa, ou na polia alta.

Agora descreveremos alguns fatores importantes do exercício de agachamento.

Por que o Jefferson e Tati utilizam o exercício Agachamento no início da sessão de treinamento?

Um dos fatores é que o exercício Agachamento, é um dos principais exercícios para fortalecimento de membros inferiores, pois na sua execução são acionados os músculos Quadríceps, isquiotibiais, gastrocnêmicos, região glútea, região lombar da coluna vertebral.

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Para a execução adequada do agachamento é necessário uma grande consciência corporal, e como na corrida é necessário manter uma boa postura, para manter uma boa cadência de passada, assim, as musculaturas envolvidas para essas exigências na corrida são também solicitadas no exercício de Agachamento. Não que a ação muscular seja semelhante, mas a musculatura envolvida sim.

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Por isso o exercício de Agachamento é importante no treino de musculação para corredores.

 

Por que utilizar o exercício levantamento terra?

Porque assim como o exercício Agachamento o levantamento terra é um exercício que trabalha tanto musculatura de membros inferiores, como de membros superiores. Entretanto o levantamento terra, exigirá na sua execução mais da musculatura de membros inferiores ou de tronco, dependendo da técnica que se executa o movimento.

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O Jefferson e Tati estão executando o levantamento terra, com um leve movimento da articulação dos joelhos, dessa forma, a solicitação da musculatura de Quadríceps será pequena. Porém como na execução eles realizam um grande movimento da articulação do quadril, ou seja, uma flexão do quadril na fase excêntrica, e posteriormente uma extensão do Quadril na fase concêntrico, ocorrerá um grande trabalho de glúteo máximo, isquiotibiais e região lombar da coluna vertebral.

 

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Agora descreveremos alguns fatores importantes do exercício leg press 45°.

Por que executar o exercício leg press 45°, em um treino de musculação para corredores?

O leg press 45° é um interessante exercício para se executar numa sessão de musculação para corredores pois trabalhará principalmente as musculaturas de Quadríceps na fase concêntrica, ou seja na extensão dos joelhos, e Isquiotibiais.

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Esses são grupos musculares que são fortemente solicitados em corridas de aventura e obstáculos, e também em corridas de rua.

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Por que utilizar o supino reto e puxada na polia alta no treino de força para corrida?

O supino é utilizado geralmente par a trabalhar os músculos peitoral, deltoide anterior, e tríceps braquial. Já o exercício de puxada na polia alta ´são executados para trabalhar principalmente o músculo latíssimo do dorso, ou grande dorsal, bíceps e deltoide posterior.

Lembrando que trabalhar essas musculaturas no treino de musculação para corredores, é importante pois na corrida de aventura alguns obstáculos exigirão forte produção e força em membros superiores.

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Por que treinar a região abdominal para corrida?

É importante treinar a musculatura da parede abdominal, pois são músculos importantes para uma boa manutenção da postura corporal e importante na corrida. Tendo em vista, que uma boa postura na corrida auxiliará ao praticante uma corrida mais coordenada, e dessa forma um menor gasto de energia, auxiliando na sua performance.

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Então seguidor acompanhe o vídeo de hoje, e saiba qual importância da musculação para corredores.