Oblíquos na roldana alta – Como executar?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

O exercício de Oblíquos na roldana alta, é uma excelente variação para se os músculo Oblíquo interno e externo, se tratando também de um exercício seguro do ponto de vista biomecânico, pois não gera carga axial sobre a coluna vertebral.

obliquos_roldana_alta_obliquo

Dentre vários exercícios para se trabalhar a região abdominal, e mais especificamente o músculo Oblíquo Interno e Externo, podemos realizar ou até mesmo prescrever para nosso cliente na academia o exercício para Oblíquos na roldana alta. Trata-se de uma excelente variação para se trabalhar com eficiência Oblíquo interno e externo.

Lembrando que é importante treinar a musculatura da região abdominal, pois os músculos que a compõem como: Reto abdominal, Transverso do Abdome, Oblíquo Interno e externo, quando bem treinados e fortalecidos auxiliam na manutenção de uma boa estabilização na execução de outros exercícios, como por exemplo, o agachamento. A musculatura da região Abdominal, também tem uma importante função para boa manutenção do equilíbrio pélvico, e consequentemente para manutenção das curvaturas naturais e fisiológica da coluna vertebral.

Na sequência descreveremos como posicionar corretamente para executar o exercício de Oblíquos na roldana alta.

 

Qual o posicionamento adequando para executar o exercício de Oblíquos na roldana alta?

Deverá ser posicionado a roldana do Crossover o mais alto possível, na sequencia o praticante pegara o cabo com a mão afastando-se do aparelho. Você notará que a tensão gerada é sempre no sentido do cabo, ou seja, esse será o vetor de resistência acompanhará o sentido do cabo.

Os pés deverão ser posicionado com um afastamento lateral, os joelhos em semiflexão dos para estabilizar a pelve, pois no momento do exercício a coluna vertebral inclinará sobre a base da pelve.

obliquos_roldana_alta_treino_em_foco

Realizando esses cuidados com o posicionamento, na sequencia descreveremos como executar o exercício de Oblíquos na roldana alta.

 

Como executar corretamente o exercício de Oblíquos na roldana alta?

No exercício de Oblíquos na roldana alta, o praticante executará o movimento de inclinação lateral da coluna vertebral, hora inclinando-se para o lado direito, depois trocando de posição e inclinando-se para o lado esquerdo. No momento da execução do exercício não há necessidade de realizar flexão do cotovelo, e nem produzir movimentos de ombros.

obliquos_roldana_alta_inclinação_coluna

Agora descreveremos uma variação para indivíduos iniciantes e intermediários.

Qual variação utilizar para um indivíduo iniciante?

Para um iniciante na execução do exercício de Oblíquos na roldana alta, pode-se trabalhar com um menor ângulo de inclinação lateral da coluna vertebral ou do tronco. Dessa forma, o praticante executará a inclinação da coluna, na fase concêntrica, e quando realizar a fase excêntrica do movimento, irá “voltar”, até verticalizar o corpo, caracterizando um menor ângulo de trabalho.

obliquos_roldana_alta_iniciante

Como realizar a variação do exercício de Oblíquos na roldana alta, para um indivíduo intermediário e experiente?

Entretanto, se sua intenção na prescrição é intensificar o trabalho, por exemplo, para um indivíduo intermediário ou experiente, pode-se executar com uma maior amplitude de movimento.

Dessa forma, executará a inclinação lateral da coluna vertebral na fase concêntrica, como na execução descrita anterior, porém, agora quando realizar a fase excêntrica, ou seja, a volta do movimento ele deverá passar do ponto de verticalização, com isso aumentando a carga de esforço sobre Oblíquo interno e externo no exercício de Oblíquos na roldana alta.

obliquos_roldana_alta_execução_intermediário

Qual outra estratégia para aumentar a intensidade de trabalho sobre Oblíquo interno e externo, no exercício de Oblíquos na roldana alta?

Uma outra forma de aumentar a carga de esforço do exercício, é manipular as placas de pesos da máquina, ou seja, aumentar a resistência ou quilagem contra o movimento de inclinação, pelo acréscimo das placas.

Será necessário que o praticante mude seu posicionamento corporal para realizar a estabilização. Dessa forma, o membro superior que está próximo a máquina, deverá estar com o joelho estendido, já o membro contralateral com o joelho em semiflexão, com objetivo de manter a pelve estabilidade.

O movimento também será de inclinação lateral da coluna vertebral ou do tronco, mas agora ocorrerá sobre os músculos Oblíquos interno e externo uma maior tensão muscular, já que aumentou-se a quilagem, ou seja, a mais resistência contra o movimento de inclinação lateral da coluna realizado por Oblíquo interno e externo.

 

Qual a vantagem de executar o exercício de Oblíquos na roldana alta?

Em virtude do vetor de tensão do cabo tencionar para cima, e a musculatura de Oblíquo interno e externo ter um vetor de tensão para baixo, isso não gerará um carga axial sobre a coluna vertebral.

Então o exercício de Oblíquos na roldana alta, tem um eficiência significativa, nós dá a possibilidade de ampliar ou diminuir o arco de movimento, com isso alterando a carga de esforço e adequando da melhor forma par ao indivíduo. Trata-se de um exercício seguro do ponto de vista biomecânico já que não há carga axial sobre a coluna vertebral.  Com isso, o exercício de Oblíquos na roldana alta, passa ser um ótimo exercício para prescrever nas academias.

obliquos_roldana_alta_inclinação_coluna

Seguidor, não perca a análise do exercício de Oblíquos na roldana alta, e tire todas suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *