Abdominal na roldana baixa, é um exercício extremamente eficiente para se treinar o músculo Reto abdominal. Também podemos executar uma variação realizando além da flexão da coluna vertebral e com isso treinar reto Abdominal, a flexão do Quadril, e treinar os músculos flexores do Quadril.

 

Muitos são os exercícios abdominais que podemos trabalhar na sala de treinamento resistido com pesos ou musculação, porém alguns indivíduos não apresentam uma condição física, em termos de força e resistência muscular, para executar certos exercícios Abdominais. Uma estratégia que se pode utilizar independente da condição física do praticante, é realizar o exercício de Abdominal na roldana baixa, aonde o profissional de Educação física tem total controle da intensidade da carga, pois a resistência pode ser controlada pelas placas da máquina, e com isso proporcionar um treinamento adequando da região abdominal, para seu aluno ou cliente.

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Como se posicionar para executar o exercício de Abdominal na roldana Baixa?

Para executar o exercício de Abdominal na roldana baixa, o indivíduo deverá se posicionar deitado sobre um banco, com os quadris e joelhos fletidos, e os pés deverão estar posicionados também sobre o banco. Dessa forma a coluna vertebral se encontrará completamente acomodada e estabilizada no banco, evitando um posicionamento de hiperlordose lombar.

 

Como realizar a execução do exercício Abdominal na roldana na Baixa?

Já que nosso objetivo é trabalhar a musculatura de Reto Abdominal, o movimento primário a ser realizado é a flexão da coluna vertebral. Importante lembrar que no momento da execução do Abdominal na Roldana Baixa, a região lombar da coluna vertebral deverá estar em contato com o banco durante todo o movimento.

Já que estamos trabalhando na roldana baixa, o cabo gerará tensão para trás e para baixo, ou seja, justamente contrário ao movimento de flexão da coluna vertebral. Mesmo que o executante tente subir ao máximo na fase concêntrica do movimento, tirando um pouco a lombar do contato com o banco, o executante não conseguirá “subir” muito, pois a posição do exercício é difícil não permitindo essa forma de execução.

Mesmo que o executante tente subir com a lombar, flexionar quadril, e aproximar o tronco das coxas, isso é praticamente impossível, pois ele não tem uma estabilização dos membros inferiores.  Então isso força e amarra o movimento de tal forma que ele consiga única e exclusivamente flexionar a coluna vertebral, e com isso atingir o principal objetivo que é trabalhar o músculo Reto abdominal como motor primário, pois o cabo cria resistência o tempo todo para baixo e para traz, contra o movimento de flexão da coluna vertebral  no Abdominal na roldana baixa.

Abdominal_roldana_baixa_exercícioAgora descreveremos uma forma que seria possível realizar a flexão do Quadril também, acionando e treinando  os músculos flexores do Quadril que são: Reto Femoral, Sartório, e iliopsoas.

Conheça os músculos flexores do Quadril: Quais os músculos que compõem o grupo dos flexores do Quadril?

Como executar essa variação para trabalhar os flexores do Quadril?

Para executar essa variação o praticante necessitará prender e fixar os pés na parte inferior do Banco. Com essa estratégia o executante estabilizará a pelve, e com isso acentuando a curvatura de lordose lombar, porém não é uma acentuação elevada.

No momento da execução dessa variação o praticante deverá além de flexionar a coluna vertebral, trabalhando o reto Abdominal, também realizar uma flexão do Quadril, e com essa flexão do Quadril retirando o contato da lombar do banco, trabalhará os músculos flexores do Quadril, reto Abdominal, Sartório de ilipsoas.

Então nessa variação além de trabalhar o reto abdominal na flexão da coluna vertebral, também ocorre um trabalho dos flexores do Quadril, em função da flexão do Quadril.

Abdominal_roldana_baixa_flexão_quadril

Qual a melhor forma de executar o exercício de Abdominal na roldana Baixa?

Se você tem por objetivo trabalhar de forma isolada o Reto abdominal, deverá realizar o Abdominal na roldana Baixa com os pés sobre o banco, porém se quisermos trabalhar além do reto abdominal os músculos flexores do Quadril, deveremos utilizar a variação apresentada, aonde o executante deverá deslocar a lombar do banco, e flexionar o Quadril.

Qual a vantagem de executar o exercício Abdominal na roldana Baixa?

Uma grande vantagem ao prescrever esse exercício para a região abdominal, é que profissional de Educação Física, poderá controlar a intensidade da carga, ao manipular as placas, e com isso conseguir variar as quilagem e a carga de esforço do exercício.

Pois dependendo da condição física do executante essa passa ser uma grande vantagem de se executar o Abdominal na roldana Baixa.

Então seguidor, não perca o programa de hoje, e saiba como executar com eficiência o exercício Abdominal na roldana baixa.