Como realizar o exercício de abdominal para oblíquos suspenso?

Obviamente, para executar o abdominal para oblíquos suspenso, o aluno/cliente deverá inicialmente suspender seu corpo em uma barra fixa ou espaldar. Assim, em seguida deverá executar uma flexão ou inclinação lateral da coluna vertebral para o lado direto e esquerdo.

Este exercício é mais fácil para a execução em comparação ao outros que também são realizados em suspensão. Entretanto, apesar dos joelhos ficarem estendidos, a posição do corpo não proporcionar um grande baraço de momento da resistência, mesmo no final da fase flexão lateral da coluna vertebral (fase concêntrica).

Um outro ponto importante, é que a suspensão na barra proporcionar uma descompressão nos discos intervertebrais, o que faz com que mesmo ao se produzir uma contração forte dos músculos abdominais não haja excesso de forças translatórias de compressão atuando sobre a coluna vertebral. Um último ponto importante é que a articulação do quadril deverá permanecer na posição anatômica durante toda a amplitude de movimento. Assim, uma abdução de um quadril concomitante com uma outra adução deixa o movimento parecido com a flexão lateral da coluna, porém com contração isométrica dos músculos abdominais.

Treino_em_foco_obliquos_suspenso

Quais são os músculos acionados durante a execução do abdominal para oblíquos suspenso?

Durante a fase concêntrica do movimento, como já citado acima, o aluno/cliente executará uma flexão ou inclinação lateral da coluna vertebral. Com isso, ocorrerá uma contração concêntrica do oblíquos externo e interno fibras mais laterais, do reto abdominal do mesmo lado e ainda do iliocostais, espinhais e longuíssimos do mesmo lado.

Já durante a fase excêntrica ocorrerá uma contração excêntrica do mesmo músculos para que seja produzido o freio excêntrico do movimento de extensão lateral da coluna vertebral produzido pela gravidade.

Além disso, também ocorrerá o acionamento em contração isométrica dos flexores do punho, para manter a pegada na barra, e também principalmente do latíssimo do dorso para evitar a tendência de decoptação da cabeça do úmero da cavidade glenóide.

Treino_em_foco_obliquos_suspenso

Quais fibras dos oblíquos tem maior tensão durante ao abdominal para oblíquos suspenso?

Como o movimento a ser executado é uma flexão ou inclinação lateral da coluna vertebral, as fibras que mais serão acionados dos oblíquos internos e externos são as que estão bem laterais. Isto ocorre principalmente em virtude da direção, pois elas estão bem verticalizadas.

No entanto, ao acionar um determinado grupo muscular com exercícios ocorrerá um aumento do nível de força, potencia, resistência e também volume muscular. Diante disso, analisando principalmente o aumento do volume muscular, o músculo tem um aumento da sua área de secção transversal, assim passando a ficar mais largo. Diante disso, analisando esse cenário para as fibras mais laterais dos oblíquos, ao realizar o abdominal para oblíquos suspenso, o aluno/cliente terá um aumento da área de seção transversal dessas fibras, o que levará a uma perda da linha de cintura, deixando-a mais quadrado.

Então, para um aluno/cliente que quer treinar oblíquos, mas não quer perder a linha de cintura, qual abdominal executar?

Diante deste cenário, entendemos que a melhor estratégia seja executar os abdominais com rotação. Pois ao realizar essa variação ocorrerá o acionamento das fibras mais anteriores tanto de oblíquos interno e extremo. Assim, o aluo/cliente reduzirá o risco de ocorrência dessa perda da linha de cintura.

Treino_em_foco_obliquos_suspenso

Para qual aluno deverá ser prescrito o abdominal para oblíquos suspenso?

Apesar de ser um exercício não tão pesado em comparação aos executados em suspensão na barra, entendemos que este deverá ser um exercício prescrito para aluno/clientes que já apresentam um centro grau de experiência e força. Diante disso, seria interessante prescrever para alunos/clientes intermediários a experientes na prática do treinamento resistido.

Chegamos a esse ponto de vista em decorrência que alunos/clientes iniciantes apresentam baixa coordenação motora e também nível de força para executar o abdominal para oblíquos suspenso. Portanto, no início buscar exercício que tenha uma exigência muscular menor passa a ser interessante, em um primeiro momento. Assim, pode-se iniciar as execuções no solo.

Alunos, analisem a vídeo aula!!!