Treinamento intervalado é uma ótima estratégia para os corredores, pois proporciona melhora na sua velocidade e VO2máx.

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Treinamento intervalado é definido como um método aonde aplica-se em uma mesma sessão de treino períodos de esforço de moderada a alta intensidade intercalados com períodos de pausa. Pausas essas que podem ser realizadas de forma passiva ou ativa. A principal vantagem para o corredor com a realização do treinamento intervalado é que esse método de treinamento proporciona melhora na velocidade e aumento no VO2 máx. Dessa forma, proporcionará ao corredor durante provas principalmente de longa distância melhora na utilização do oxigênio e consequentemente na produção de energia durante a prova seja ela de corrida de rua ou corrida de aventura e obstáculos. Diante disso, podemos entender que o treinamento intervalado é um excelente método para melhora da performance (desempenho) do corredor.

No vídeo de hoje da série Performance em Foco apresentaremos para vocês seguidores como foi o primeiro treinamento intervalado do professor Jefferson na sua preparação para corrida de rua e de aventura e obstáculos.

O que é treinamento intervalado?

O treinamento intervalado é uma sessão de treino aonde aplica-se períodos de esforço de alta a moderada intensidade e períodos de pausa incompletas e alternadas. Dessa forma, podemos entender que o treinamento intervalado é uma metodologia de treino aonde realiza-se períodos de esforço alternados com recuperação incompleta, ou seja, nessa recuperação o indivíduo ou praticantes não deverá voltar suas funções fisiológicas como por exemplo a frequência cardíaca a níveis de repouso.

Treinamento intervalado ainda pode ser definido como um método de exercícios aonde ocorre intervalos entre os períodos de exercícios e de recuperação. Esse intervalo de recuperação poderá ser passivo ou ativo, ou seja, dependendo da intensidade que se tem por objetivo aplicar o personal trainer ou corredor poderá adotar intervalos passivos ou ativos.

Uma sessão de treinamento intervalado pode ser definida ainda como extensivo ou intensivo.  Sessão de treinamento intervalado com característica extensiva caracteriza-se por um volume elevado e uma intensidade baixa, com isso produzindo uma forte solicitação de produção de energia através do sistema aeróbio (oxidativo). Contrariamente, o treinamento intervalado com característica intensiva é de baixo volume e alta intensidade, solicitando uma forte produção de energia (ATP) através do sistema anaeróbio (glicolítico).

performance_em_foco_treino_em_foco_treinamento_intervalado_corrida_de_aventura_e_obstáculosPor que é importante o corredor realizar sessões de treinamento intervalado?

Com a prática de sessões de treinamento intervalado um dos principais benefícios para o corredor é a melhora na velocidade de corrida e aumento no seu VO2máx. Também para uma determinada intensidade de corrida o corredor terá um menor gasto energético e consumo de oxigênio para realização do percurso.

A melhora na velocidade e aumento no seu VO2máx, poderá ser vantajoso para um corredor principalmente em provas de longa distância, pois permitirá a ele (corredor) uma menor utilização de oxigênio e consequentemente de energia para realizar uma prova seja ela de corrida de rua ou de aventura e obstáculos numa menor intensidade.

Como foi realizado a primeira sessão de treinamento intervalado do professor Jefferson?

Antes de iniciar a sua primeira sessão de treinamento intervalado o professor Jefferson executou um aquecimento buscando aumentar a sua frequência cardíaca, temperatura corporal, estimular a lubrificação com liberação de líquido sinovial nas articulações mais exigidas no ato da corrida que são a articulações do tornozelo, joelho e quadril.

Após a realização do período de aquecimento o professor Jefferson realizou oito estímulos ou tiros de 400 metros buscando percorrer essa distância em torno de 1’20”. Entretanto, os oito estímulos foram separados em duas partes, ou seja, quatro estímulos (tiros de 400 metros) foram realizados com intervalo de descanso de 2’50’’ minutos e, nos últimos quatro estímulos foram realizados com um intervalo de cinco minutos.

A cerca de uma semana atrás o professor Jefferson realizou um “tiro’ ou uma série de 400 metros na sua maior velocidade possível atingindo um tempo de 1,17”. Diante disso, o professor Jefferson no seu primeiro treinamento intervalado teve como objetivo realizar os oitos tiros de 400 metros em torno de 1,20”.

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Como foi a performance do professor Jefferson no seu primeiro treinamento intervalado?

Como descrito acima no texto a expectativa do professor Jefferson era realizar duas sessões de quatro estímulos ou tiros dentro da sua primeira sessão de treinamento intervalado, tentando manter cada tiro entre 1’15’’ a 1’20’’. Porém, o primeiro tiro(estimulo) que o professor Jefferson realizou foi mais forte do que ele havia previsto, realizando-o em um tempo de 1’09’’. Realizando esse primeiro estimulo (tiro) de maneira mais intensa o que o planejado fez com que a performance (desempenho) do professor Jefferson nos estímulos posteriores viessem a cair.

Diante disso, do segundo ao quatro tiro (estimulo) quando o professor Jefferson realizava os 200 primeiros metros de forma tranquila, entretanto quando passava dos 200 metros nos estímulos ele (professor Jefferson) começou a ter queda no seu rendimento, em virtude do grande acumulo de lactato.  Com isso produzindo uma queda no seu rendimento. Diante desse cenário de fadiga precoce professor Jefferson decidiu somente realizar uma série de quatro estímulos ou tiros durante sua primeira sessão de treinamento intervalado.

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Seguidor, não perca o vídeo de hoje e saiba como foi o primeiro treinamento intervalado do professor Jefferson na sua preparação para corrida de rua e aventura e obstáculos.