Para o corredor controlar a distância de treino percorrida uma estratégia interessante é utilizar o programa Google Earth.

treino_em_foco_distância_de_treino_de_corrida_sem_GPS

 

Controlar a distância de treino que será ou que foi percorrida é extremamente importante, pois essa variável (distância percorrida) está intimamente relacionada a dose de carga de esforço aplicado no treino e também na competição. Como sabemos a dose de carga de esforço (volume e intensidade) aplicada em uma sessão de treino de corrida está intimamente atrelada ao nível de adaptações crônicas que serão geradas em diferentes sistemas fisiológicos do corredor como: sistema cardiovascular (Vo2Máx), sistema respiratório e energético. Dessa forma, o nível de adaptações crônicas geradas nesses diferentes sistemas repercutirão no nível de performance (desempenho) do corredor na sua competição.

Um forma de controlar a distância de treino  que será ou que foi percorrida é utilizar o programa Google Earth.

No programa de hoje apresentaremos para vocês seguidores como controlar a distância de treino sem a utilização de GPS.

Por que é importante para o corredor controlar a distância de treino realizada?

Controlar a distância de treino e competição percorrida ou que o corredor irá percorrer é de suma importância, pois essa variável (distancia de treino) está intimamente relacionado a dose de carga de esforço aplicada no treino. Como já sabemos a dose de carga de esforço aplicada está atrelada as adaptações crônicas que serão geradas no corredor. Ou seja, quando manipula-se a distância percorrida alterações na demanda de trabalho por exemplo do sistema cardiovascular, respiratório e bioenergético (energético) serão geradas. Com isso podemos notar que o controle a distância de treino pelo corredor é extremamente importante para ele (corredor) identificar a sua atual condição física, ou seja, como encontra-se o seu desempenho.

Diante disso, uma forma de controlar a distância de treino que foi percorrida ou que planeja-se percorrer é utilizando um GPS.

corrida_de_aventura_e_obstáculos_treino_em_foco_nova_fase_de_treinamento_corrida_de_rua

Quais as informações que o GPS trará para o corredor além de saber qual distância de treino  percorrida?

A principal informação que o GPS trará ao corredor é a distância de treino realizada. Além disso, o corredor terá uma informação também através da distância percorrida e tempo para percorrer essa distância de como encontra-se o seu desempenho atual, ou seja, como encontra-se a sua capacidade atual cardiovascular, respiratória e energética. Pois ele (corredor) poderá calcular qual o tempo médio que necessitou para percorrer um quilômetro da distância de treino planejada. Diante dessas informações o corredor terá mais subsídios para avaliar se o seu treinamento realizado, ou seja, se dose de carga de esforço aplicada em seu treinamento está sendo adequada para manter a sua evolução nos treinos e principalmente em competições.

Entretanto, muitos praticantes e até mesmo atletas de corrida não possuem ou não tem a condição financeira de adquirir um GPS. Diante disso, é necessário encontrar alguma estratégia para conseguir quantificar a distância de treino percorrido, pois como descrito anteriormente no texto essa variável (distância do percurso) tem ligação direta com a dose de carga e esforço aplicada no treinamento e consequentemente com as adaptações crônicas em diferentes sistemas fisiológicos no corredor.

google_earth_distância_de_treino_corrida_treino_em_foco_sem_GPS

Qual a estratégia que o Treino em Foco propõe para realizar o controle da distância de treino que foi ou que será percorrida pelo corredor?

Caso o atleta ou praticante recreacional de corrida não tenha condições de adquirir um GPS uma estratégia para saber qual a distância de treino percorrida e com isso ter um melhor controle da carga de esforço tanto no treinamento é utilizar o programa Google Earth.

Aonde baixar o programa Google Earth para controle da distância de treino realizada ou que será percorrido?

Para localizar e baixar o programa Google Earth é simples, basta apenas digitar o nome do programa na página de busca do Google, utilizando o termo Google Earth. Em seguida ao localizar na página de busca você deverá clicar no link. Dessa forma, a página do programa será aberta. Após, para baixar e instalar o programa você deverá clicar no botão “Baixar o Google Earth”. Clicando nesse botão descrito no texto o programa será baixado no seu computador ou celular.

google_earth_distância_de_treino_sem_GPS_treino_em_foco

Como utilizar o programa Google Earth para controlar a distância de treino que foi ou que será percorrida?

Após esse procedimento (busca e download do programa Google Earth) você deverá abrir o programa em seu computador ou celular. Abrindo o programa aparecerá um imagem representativa do planeta terra. Em seguida para localizar o ponto aonde você encontra-se no mapa ou que deseja traçar para o seu percurso de corrida, você deverá digitar no canto superior esquerdo do programa a sua localização (Cidade e Rua). Digitado a localização que você encontra-se ou que deseja realizar o seu percurso de corrida, imediatamente o programa através do mapa apresentado deslocara a imagem até o ponto digitado na localização (canto superior esquerdo do programa).

Identificado o local aonde você quer realizar seu treino de corrida o próximo passo será medir através do programa a distância de treino do seu percorrida. Para isso no programa Google Earth você deverá selecionar a opção ferramentas. Dentro dessa opção (ferramentas) deverá selecionar a opção régua. Em seguida deverá selecionar a opção caminho e iniciar a demarcação do trajeto que você fará ou que já percorreu em seu treino. Dessa forma, utilizando o programa Google Earth e realizando esse passo a passo descrito você conseguirá identificar a distância de treino que será ou que foi percorrida, tendo assim um melhor controle da dose de carga de esforço.

treino_em_foco_controle_da_distância_percorrida_sem_GPS_google_earth

Seguidores, não percam as orientações de hoje de como utilizar o Google Earth para controle de distância de treino e competição percorrida.