Abdominal Canivete e meio canivete é uma excelente variação de exercício para trabalhar de forma isométrica Reto abdominal e Oblíquos e, os músculos Flexores do Quadril de forma dinâmica.

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Existem vários exercícios que podem ser prescritos para trabalhar a musculatura da região abdominal. Se você é um praticante evoluído ou seu cliente já se encontra em um nível elevado de treinamento, uma excelente variação de exercício abdominal é o Abdominal Canivete e meio canivete. Nesses exercícios o praticante terá um forte trabalho isométrico dos músculos Reto Abdominal e Oblíquos para estabilizar tronco e pelve. Terá também um forte trabalho sobre os músculos que compõem os flexores do Quadril de forma dinâmica. Porém, é um exercício de forte exigência muscular, não sendo interessante para indivíduos iniciantes, dessa forma, sendo mais indicado para praticantes intermediários ou avançados.

Por que o nome do exercício é Abdominal Canivete?

Esse exercício para musculatura da região abdominal recebeu esse nome, porque no momento da execução do exercício o praticante produz um movimento similar ao movimento de um canivete.

Como se posicionar corretamente para executar o exercício Abdominal Canivete e meio canivete?

Primeiramente o praticante deverá sentar sobre um colchonete que estará no chão, posicionando o corpo da mesma forma que se posiciona para execução de outros exercícios abdominais no solo em decúbito dorsal (deitado de costas). O tronco deverá estar relaxado sobre o solo e os joelhos totalmente estendidos.

 

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Como executar o exercício de Abdominal Canivete?

Para executar o exercício de Abdominal Canivete, o praticante deverá se posicionar como citado anteriormente em decúbito dorsal sobre um colchonete, e com membros inferiores estendidos. Já os membros superiores deverão ser posicionados de forma estendida, projetando para trás com uma flexão dos ombros e, entrelaçar as mãos. Importante comentar que os membros superiores deverão fica fixados nessa posição, ou seja, não realizar movimentos de flexão ou extensão dos ombros no momento da execução.

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O Abdominal Canivete exigirá um forte trabalho dos músculo da região Abdominal, porque teremos braços de alavancas grandes e fortes, pois o praticante estará com os joelhos estendidos e os braços estendidos sobre a cabeça.

Porém, se o praticante não conseguir dominar a técnica ou não tem força suficiente para executar de forma correta o Abdominal Canivete, ele poderá executa uma variação chamada de Abdominal Meio Canivete, que terá uma carga de esforço mais baixa.

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Agora descreveremos como executar o exercício Abdominal Canivete.

Como executar a variação Abdominal Meio Canivete?

Para executar essa variação o praticante deverá cruzar os membros superiores na frente do tórax e, na sequencia realizar o movimento de flexão de quadril e joelhos (fase concêntrica), e extensão do Quadril e joelhos (fase excêntrica).

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Com os membros superiores cruzados a frente do tronco teremos uma menor carga de esforço para a musculatura da região abdominal.

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Como aumentar a carga de esforço do Abdominal Meio Canivete?

Uma das formas de aumentar a carga de esforço nesse exercício é modificar o posicionamento dos membros superiores. Por exemplo, no momento da execução o praticante poderá posicionar os membros superiores na nuca (atrás da cabeça) e, executar o mesmo movimento do Abdominal Meio canivete. Isso aumentará o braço de alavanca do tronco e, consequentemente a carga de esforço físico sobre a musculatura da região abdominal.

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Qual a diferença entre o exercício Abdominal Canivete e meio canivete?

Quando o praticante executa o exercício com flexão de quadril e joelho esse exercício é chamado de Abdominal Meio Canivete. Já quando se executa o exercício Abdominal com os joelhos estendidos em toda amplitude de movimento ele é chamado de Abdominal Canivete.

Agora descreveremos qual a musculatura envolvida no exercício Abdominal Canivete e Meio Canivete.

Qual a musculatura envolvida no exercício Abdominal Canivete e Meio Canivete?

Esses exercícios envolverão um forte trabalho do músculo Reto Abdominal e Oblíquos interno e  externo de forma isométrica para manter o posicionamento do tronco e da pelve, para estabilizar o movimento.

Já a flexão do Quadril que é produzida no Abdominal Canivete meio canivete  será produzida ou realizada pelo músculos que compõem os flexores do Quadril ( Reto Femoral, Iliopsoas e Sartório), que atuarão de forma dinâmica no exercício. Então no exercício Abdominal Canivete e meio canivete teremos trabalho de toda a musculatura da região abdominal.

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Lembrando, que a carga de esforço sobre a musculatura será de maior intensidade no exercício Abdominal Canivete e de menor carga de esforço abdominal meio canivete.

Qual o cuidado que se precisa tomar para a execução do Abdominal Canivete e meio canivete?

Tanto o exercício Abdominal Canivete como o meio canivete, são exercícios fortes. Dessa forma, deve-se observar se o praticante estará preparado para execução desse exercício.

Então, é importante que o indivíduo trabalhe com exercício progressivos, começando por exercícios com níveis de intensidade mais baixos e ir evoluindo para exercícios que exigem maior intensidade tanto coordenativa e de força da musculatura da região Abdominal como o Abdominal Canivete e meio canivete.

Então seguidor não perca a vídeo aula de hoje e saiba como executar o exercício Abdominal Canivete e meio canivete.