Abdominal no banco é um excelente exercício para se treinar com eficiência a musculatura de Reto abdominal e os músculos que compõem o grupo dos flexores do quadril.

abdominal_no_banco_fase_concentrica_treino

 

O exercício de Abdominal no banco é uma excelente estratégia para se treinar a musculatura da região abdominal. Pois é um exercício que não necessita de maquinário, nem de pesos, podendo ser executado utilizando somente a carga corpórea. Nesse exercício você conseguirá realizar um ótimo trabalho sobre o músculos Reto Abdominal e os músculos que compõem os flexores do Quadril. Lembrando sempre que é muito importante treinar e fortalecer a musculatura da região abdominal. Pois essa musculatura influencia em um adequando posicionamento pélvico e manutenção das curvatura fisiológicas da coluna vertebral.

Qual posicionamento correto para executar o exercício de Abdominal no banco?

abdominal_no_banco_treino_em_foco

No praticante deverá sentar no banco, na sequência é necessário segurar lateralmente no banco para estabilizar o corpo. É importante também manter um alinhamento corporal e com isso mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. Em seguida deverá deslocar os pés do solo e suspender o corpo e começar a executar o Abdominal no banco.

abdominal_no_banco_posicionamento_corpo

Agora descreveremos como executar de forma correta o exercício Abdominal no banco.

Como executar de forma correta o exercício de Abdominal no banco?

Tomando todos os cuidados para o posicionamento adequado do corpo, o praticante na sequencia deslocará os pés do solo e começará a executar o movimento. Na fase concêntrica do exercício Abdominal no banco executará uma flexão do Quadril e dos Joelhos. Já na fase excêntrica executará uma extensão do Quadril e dos Joelhos. Lembrando que as mãos deverão estar segurando no banco para melhor estabilizar o corpo do praticante.

abdominal_no_banco_fase_excentrica

Essa movimentação do exercício Abdominal no banco descrita acima, acionará fortemente os músculos Reto abdominal e Oblíquos para a estabilização do tronco. E acionará dinamicamente os músculos flexores do Quadril (Reto femoral, Sártório, iliopsoas), para realizar obviamente o movimento de flexão do Quadril na fase concêntrica.

abdominal_no_banco_fase_concentrica_treino

Agora descreveremos uma variação do exercício Abdominal no banco.

Qual a variação do exercício Abdominal no banco?

Mantendo a mesma posição descrita anteriormente do corpo, a única mudança na variação é o praticante executar o exercício sem a fixação das mãos ao lado do banco. Isso somente é possível porque o centro de gravidade estará posicionado sobre a pelve, lembrando que a pelve posicionara-se sobre o banco.  Então o centro de gravidade do corpo do praticante estará posicionado exatamente sobre a base de contato com o banco, que é a pelve.

abdominal_no_banco_sem_apoio_mãos_treino_em_foco

Porém, se é um indivíduo iniciante passa ser interessante executar o Abdominal no banco utilizando a estabilização das mãos no banco. Com isso dando maior segurança ao praticante iniciante.

Qual detalhe importante na execução do exercício Abdominal no banco?

Durante o exercício não ocorrerá movimentos de flexão da coluna vertebral. Desta forma o músculos Reto Abdominal não será acionado de forma dinâmica, e sim, de forma isométrica juntos com Oblíquos interno e externo.

Descreveremos na sequencia como aumentar a intensidade da carga no exercício Abdominal no banco

Como aumentar a intensidade de esforço no Abdominal no banco?

Para aumentar a intensidade do trabalho, você poderá executar o exercício mantendo durante todo o arco de movimento a extensão do joelho. Com isso, somente realizará o movimento de extensão e flexão do Quadril. Intensificando o trabalho sobre os músculos atuantes.

abdominal_no_banco_joelhos_estendidos

Você poderá ainda usar as caneleiras para aumentar a carga de esforço sobre a musculatura atuante. Isso intensificará fortemente o trabalho no exercício Abdominal no banco.

Seguidor não perca as dicas de hoje sobre o exercício Abdominal no banco.