Qual a importância da avaliação postural por Simetrógrafia?

Vídeo aula de hoje tratará sobre avaliação postural, ou seja, quando estamos fazendo prescrições de exercícios para os nosso alunos, necessitamos ter o maior número de informações úteis, para que conseguimos analisar bem o programa de exercícios que iremos prescrever, e individualizar ao máximo esse programa de exercícios para esse nosso cliente.

Então diante disse um dos primeiros pontos que devemos fazer com nosso clientes, é a avaliação. Essas avaliações tratam desde aspectos morfológicos, passa por aspectos fisiológico e físicos e chega na avaliação postural, ou seja, a avaliação postural também é das avaliações que deve compor a bateria de avaliações que você fará do seu cliente para poder identificar, variáveis importantes e que devem ser pensadas no momento da prescrição. Pensando na questão postural, e verificar se nosso cliente, se ele apresenta algum desvio postural, e que esse desvio postural venha a impedir que ele venha a executar algum tipo de exercício. Então por exemplo, seu cliente pode ter uma escoliose na coluna vertebral extremamente avançada, essa escoliose alguns exercícios que projetem carga axial sobre a coluna vertebral como o Agachamento, terão que ser revistos se é interessante ou não um indivíduo que apresenta uma escoliose avançada realizar esse exercício.

Talvez para esse cliente a melhor alternativa seja, a execução do Leg Press ao invés de executar o Agachamento, pois o Leg Press não projetará carga axial sobre a coluna vertebral.

 

Você conhece a avaliação postural por Simetrografia?

Hoje apresentaremos para vocês um instrumento de coleta de dados referente ao aspectos postural, ou seja, um instrumento de avaliação postural.

Existem vários formas e metodologias de avaliação postural, a metodologia que apresentaremos para vocês se chama avaliação postural por Simetrografia, e para essa avaliação postural se usa o instrumento Simetrogafia, nada mais é do que um retângulo, aonde nessa estrutura temos linhas horizontais, e também linhas verticais que se cruzam, essas linhas horizontais e verticais formam quadriculados, ou seja, quadrados no seu desenho, e esses quadrados serão usados pelo avaliador para ter como referência de avaliação para o avaliado. Essas linhas deverão estar totalmente horizontalizadas e verticalizadas dentro do aparelho Simetrógrafo. A partir dos cuidados como nivelamento do Simetrógrafo, e horizontalização e verticalização das linhas, você poderá realizar a avaliação postural de seu cliente.

 

Como realizar a avaliação postural por Simetrografia?

 

Na avaliação postural por Simetrografia, existe três formas de avaliar, na vista frontal ou avaliação frontal, avaliação lateral que poderá ser realizada pelo lado direito ou esquerdo do avaliado ou ainda ser realizado dos dois lado, e a avaliação posterior. A sequência mais lógica para avaliação postural é: primeiro uma avaliação frontal do indivíduo, tentar analisar alguns desalinhamentos ou alinhamentos no plano frontal, na sequência você deverá realizar a avaliação postural no plano posterior, ou seja, pedir para o indivíduo virar de costas para você avaliador e verificar os possíveis desvios na vista posterior, então ambas avaliações realizadas no plano frontal. A terceira fase ou parte da avaliação postural por Simetrografia, é a vista lateral.

Devemos primeiramente usar uma das linhas verticais do Simetrógrafo, e alinharmos essa linha com aponta do nariz do avaliado, na sequencia o avaliador deverá se posicionar a uma distância de três metros do avaliado, e dessa distância o avaliador realizará a avaliação postural por Simetrografia do indivíduo. Lembrando que para iniciar a avaliação postural é necessário colocar a linha vertical central do Simetrógrafo sobre o ponto do nariz do avaliado. No vídeo professor João moura mostrará os detalhes de como realizar a avaliação postural por Simetrografia.

 

Então seguidor, que conhecer e aprender como realizar a avaliação postural por Simetrografia , não perca a vídeo aula de hoje.