Avaliação Postural por Simetrografia – Desvios Posturais

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Por que é importante realizar uma avaliação postural do aluno/cliente?

Hoje em dia, em virtude das atividades do labor a maioria das pessoas apresentam encurtamentos ou hipotonias musculares, que levam a desequilíbrios entre pares antagônicos, refletindo em desequilíbrios articulares e consequentemente em desvios posturais. Diante disso, alguns desvios posturais podem vir a causar quadros álgicos em seus portadores que levam a limitações para realizar certos movimentos do seu dia a dia. Além disto existem alguns desvios que podem limitar a execução de determinados exercícios. Por exemplo, para um aluno/cliente que apresente uma hiperlordose não seria interessante, em um primeiro momento realizar exercícios de agachamento com barra sobre o trapézio, em virtude da carga axial projetada sobre uma coluna que não encontra-se mais em uma posição adequada, e assim torna-se fragilizada para sustentar este tipo de carga.

Portanto, em virtude desses aspectos citados acima, obviamente existem outros é de fundamental importância que a avaliação postural seja incluída previamente a prescrição do treinamento.

Quais as formas/metodologias mais utilizadas para realizar a avaliação postural nas academias?

Existem vários formas e metodologias de avaliação postural, ou seja, a via analise somente visual onde o aluno/cliente ficará a uma certa disstancia e o avaliador qualitativamente realiza anotações da postura do mesmo; via fio de prumo, nesta o avaliador solicita para que o aluno/cliente fica ao lado do fio de prumo em diferentes posturas e realiza um registro fotográfico, e após realiza uma avaliação qualitativa da postura; e também temos a avaliação via simetrografo, onde o avaliador poderá realizar sem ou com registro fotográfico. Essa é a forma de avaliação que iremos explorar no texto.

Então, como é realizado avaliação postural via Simetrografia?

Para realizar essa forma/metodologia de avaliação postural, necessita-se de um aparelho denominado de simetrografo. Esse tem como característica ser um retângulo, que apresenta em sua estrutura linhas horizontais, e verticais que se cruzam. Assim, estas linhas horizontais e verticais formam quadriculados, ou seja, quadrados no seu desenho, e esses quadrados serão usados pelo avaliador para ter como referência de  bom alinhamento e nivelamento postural.

Um ponto importante a salientar é que essas linhas deverão estar totalmente horizontalizadas e verticalizadas dentro do aparelho Simetrógrafo. Outro ponto é identificar se o solo está totalmente horizontalizado, para que o simetrografo não fique inclinado. Portanto, o avaliador deverá tomar esses cuidados para que não ocorra uma análise equivocada da postura.

Como realizar a avaliação postural por Simetrografia?

 Na avaliação postural por Simetrografia, existe três formas de avaliar, ou seja em vista frontal, lateral (lado direito e esquerdo) e a avaliação posterior. A sequência mais lógica para avaliação postural é: primeiro uma avaliação frontal do aluno/cliente, nesta o avaliador deverá buscar analisar alguns desalinhamentos, na sequência deverá realizar a avaliação vista posterior, isto é, pedir para o indivíduo virar de costas para o avaliador verificar os possíveis desvios na vista posterior; por fim, em vista lateral onde o avaliador deverá buscar principalmente analisar as curvaturas de lordose e cifose.

Um ponto importante a salientar para posicionar o aluno/cliente de forma adequada atrás do simetrografo, é o avaliador primeiramente usar uma das linhas verticais e alinhar essa linha com a ponta do nariz do avaliado. Na sequência, o avaliador deverá se se posicionar a uma distância de três metros do avaliado, e dessa distância realizar a avaliação postural por Simetrografia.

 Então alunos, querem conhecer e aprender como realizar a avaliação postural por Simetrografia , não perca está vídeo aula.

 

 

 

 

 

 

10 comments on “Avaliação Postural por Simetrografia – Desvios Posturais

  1. Nossa… Bacana mesmo. Muito rico de conteúdo e explicações, não gerando dúvida alguma, estou me formando agora fim do ano em Educação Física Bacharel mas desde o início admiro muito o trabalho de vocês. Parabéns.

  2. Olá! professor, nossa!! que prazer assistir suas aulas. Tenho aproveitado muito os conteúdos de todas elas, principalmente as de avaliação. Talvez por ter essas aulas no início do meu curso e ainda não estar conectado com os termos, acabamos não absorvendo todo conteúdo. Muito bom! Obrigada.

    • Lucimara, nós do Treino em FOCO ficamos satisfeitos por ver seguidores, no caso, uma seguidora como você aproveitando todo o conteúdo que disponibilizamos aqui. Se conseguimos transmitir conhecimento e sendo assim, observamos que estamos otimizando e capacitando bons profissionais, então ficamos felizes.

      Nós que agradecemos por confiar no nosso trabalho! Abraços!

  3. Olá professor gostaria de frisar que na faculdade não tive uma aula tão coerente à respeito de um determinado assunto como o referido nesta aula de simetrografia. Parabéns!

    • Obrigado por acompanhar o nosso trabalho Thiago!

  4. Olá! Professor João. Tenho acompanhado seus programas e cada vez aprendendo com você. Parabéns por essa troca de conhecimentos. Um grande abraço.

  5. Quero parabenizar pela aula sobre o correto uso do SIMETRÓGRAFO, excelente exposição.
    Prof. Luciano Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *