Existe atualmente no mercado uma falta de modelos de adipômetros para avaliadores canhotos.

treino_em_foco_adipometro_para_canhoto

Para que serve os adipômetros?

Os adipômetros que também são conhecidos como compasso de dobras cutâneas, plicometros ou até mesmo espessimetros, são utilizados para realizar a quantificação da espessura de dobras cutâneas em determinados pontos corporais (pre determinados) para realizar a estimativa, via equação, do percentual de gordura corporal.

No mercado existem vários modelos e marcas. Ou seja, podemos identificar adipômetros clínicos e científicos.

Mas, qual a diferença do adipômetro clinico e cientifico?

Basicamente a diferença está na resolução da medida. Os adipômetros clínicos tem  a capacidade em realizar a medida em milímetros. Por sua vez, os adipômetros científicos tem uma resolução de medida em décimos de milímetros. Diante disso, podemos identificar que os adipômetros científicos são mais precisos no valor da espessura gordura subcutânea. Possivelmente, esse fator explica porque esses tem um valor maior no mercado.

Portanto, caso o avaliador esteja procurando uma adipômetro com uma maior precisão de medida seria interessante adquirir um cientifico, em virtude desse fator mencionado acima.

treino_em_foco_adipometro_para_canhoto

Qual o problema que os avaliadores canhotos enfrentam na utilização dos adipômetros?

Se analisarmos de forma minuciosa a maioria dos adipômetros necessita que o avaliador realizar sua manipulação com a mão direita. Isso é verdade, pois caso o avaliador seja canhoto e venha a tentar manipula-lo com a mão esquerda no momento de efetuar a leitura, analisando um adipômetro cientifico, o relógio para a leitura ficará do virado para o lado oposto aos olhos do avaliador.

Diante disso, para realizar a leitura ele (avaliador) teria que torcer o adipômetro, o que levaria a uma alteração no valor da espessura da dobra cutânea ou até mesmo projetar seu corpo para o outro lado, o que também poderia alterar o valor da medida.

Mas existe algum adipômetro atualmente no mercado que adapta-se também para avaliadores canhotos?

Sim, atualmente existe um modelo de adipômetro que pode ser manipulados por avaliadores canhotos. Este é denominado de adipômetro Neo Prime e foi desenvolvido pela empresa Terra Azul. Portanto, em virtude de seu design diferenciado permiti a manipulação, ou seja, utilização adequada do adipômetro tanto por avaliadores destros e canhotos.

Um ponto importante a salientar, esse é um modelo de adipômetro clinico, e assim tem  uma resolução em milímetros e não décimo de mililitros como os científicos. No entanto, o Treino em foco entende que para avaliadores que estão iniciando em virtude da sua manipulação mais fácil, seria interessante para esse público.

treino_em_foco_adipometro_para_canhoto

Alunos, analisem a vídeo aula e identifiquem porque o adipômetro Neo Prime é o melhor para avaliadores canhotos.