Related Articles

2 Comments

  1. 1

    Rodrigo Lima

    Boa tarde Professor sou acadêmico de Educação Física.
    No texto que eu postei aqui que eu peguei uma parte do seu texto da página treino em foco, no final vc escreve extensão do cotovelo, não seria flexão do cotovelo?? Me surgiu essa duvida.
    Obrigado e debati sobre seu conteúdo em sala de aula com alunos e a professora. Abraço

    Quais as articulações e músculos dinamicamente envolvidos durante a execução a remada alta com barra?
    O TRP caracteriza-se pela aplicação de resistências, sendo elas com barras, anilhas ou placas de pesos, contra o movimento de uma determinada articulação e consequentemente contra a ação de um determinado músculo ou grupo muscular. Diante dessa lógica, é possível produzir a treinabilidade de diferentes grupos musculares ou músculos. Na remada alta a resistência (peso da barra+ anilhas + força gravitacional) em virtude da sua direção e sentido, uma vez o indivíduo com a barra próxima ao seu queixo, gerará a tendência de produzir os movimentos de adução e rotação medial das escapulas, adução glenoumeral e extensão dos cotovelo.

    Reply
    1. 1.1

      Jefferson Sousa

      Bom dia Rodrigo,

      O Texto descreve a Tendência do movimento, ou seja, está descrevendo quais movimentos em cada articulação, a ação da gravidade tende a gerar.

      No caso, não está informando o movimento produzido para chegar nesta posição, mas a partir da posição final da fase concêntrica, o que a ação da gravidade tende a fazer, e que os músculos agonistas a esta tendência produzem contração para frear a fase excêntrica.

      Na remada alta a resistência (peso da barra+ anilhas + força gravitacional) em virtude da sua direção e sentido, uma vez o indivíduo com a barra próxima ao seu queixo, gerará a tendência de produzir os movimentos de adução e rotação medial das escapulas, adução glenoumeral e extensão dos cotovelo.

      Repare a citação acima onde destaquei em negrito. Uma vez o Indivíduo com a barra próxima ao seu queixo, ou seja, final da fase concêntrica. Ai o texto segue informando a tendência de produzir os movimentos…

      O Cotovelo estará flexionado ao final da fase concêntrica, a tendência de movimento gerado pela ação da gravidade no exemplo é de estender o cotovelo.

      Espero que tenha conseguido esclarecer a situação. Forte abraço e bons estudos.

      Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *