Para um ótimo nível de agilidade é necessário que o indivíduo apresente um bom nível de potência muscular.

treino_em_foco_agilidade_treinamento

A valência biomotora de agilidade é definida como a capacidade do indivíduo acelerar e desacelerar o movimento, realizando trocas de direções e sentidos do movimento de forma rápida e, em alta velocidade. Essa valência biomotora (agilidade) é extremante necessária em esportes como: futsal, futebol de campo, handebol, vôlei entre outros. Como agilidade definida como a capacidade do indivíduo acelerar, desacelerar e mudar de direção e sentido do movimento de forma rápida, para que se tenha um ótimo nível de agilidade é necessário que o indivíduo apresente um bom nível de potência muscular.

Com a melhora da potência muscular o indivíduo conseguirá realizar a aceleração e desaceleração de forma mais rápida e intensa. Com isso, possivelmente o seu nível de agilidade melhorará. Para elevar o nível de potência muscular visando a melhora na agilidade o indivíduo poderá executar exercícios de pliometria, corrida em aclive, corrida em escadaria, entre outros exercícios. Entretanto, é importante salientar que para a melhora dos níveis de agilidade é importante que o indivíduo execute também exercícios específicos para essa valência biomotora. Diante disso, é interessante que o indivíduo execute exercícios com troca de direção e sentido do movimento iguais aos quais realizará durante a pratica do seu esporte.

O que é agilidade?

A valência biomotora de agilidade é caracterizada pela capacidade de troca de direção e sentido do movimento em alta velocidade. Ou seja, é a capacidade que o indivíduo tem de acelerar e desacelerar o corpo e, com isso trocar de direção e sentido do movimento dentro do seu eixo rotatório na maior velocidade possível.

Diante disso, essa valência biomotora é constantemente solicitada em esportes por exemplo como futsal e futebol de campo. Pois nesses esportes (futsal e futebol de campo) os atletas necessitam realizar mudanças de direção constantes e de forma veloz, para produzir dribles ou fintas em seus adversário. Para obter um ótimo nível de agilidade é necessário apresentar um nível elevado de potência muscular, pois como descrito acima no texto a agilidade tem por principal característica a mudança rápida de sentido e direção dos movimentos.

Além de necessitar-se de um bom nível de potência muscular para o indivíduo apresentar um ótimo nível de agilidade é necessário que o mesmo tenha uma boa amplitude de movimento. Por exemplo, se o indivíduo não apresenta uma boa amplitude de movimento terá certamente dificuldade em realizar as trocas rápidas de direção. Esse baixo nível de amplitude de movimento poderá estar atrelado a um possível encurtamento muscular e consequentemente baixa elasticidade muscular. Outro fator que pode limitar a amplitude de movimento é a falta de mobilidade articular. Diante do apresentado acima, para obter um ótimo nível de agilidade é necessário apresentar um bom nível de potência muscular e flexibilidade.

Na sequência apresentaremos a definição ou o conceito de potência muscular.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_treinos_físicos_equilibrio_flexibilidade_coordenação_motora

O que é potência muscular?

Um primeiro ponto a entender é que potência muscular é advinda da junção entre força e velocidade. Ou seja, a valência biomotora de potência muscular é derivada de duas outras valências biomotoras força e velocidade. Dessa forma, toda vez que o indivíduo em um exercício buscar produzir força e velocidade ao mesmo tempo estará realizando um trabalho de potência muscular.

Como a melhora na capacidade da valência biomotora de potência muscular influenciará no desempenho de agilidade?

Com a melhora dos níveis de potência muscular o indivíduo conseguirá realizar os movimentos de aceleração e desaceleração de forma mais rápida, forte e consequentemente eficiente. Ou seja, melhorando os níveis da valência biomotora de potência muscular o indivíduo conseguirá de forma mais eficiente realizar a desaceleração do movimento e na sequência acelerar o movimento em uma outra direção e sentido em alta velocidade. Com isso, o indivíduo terá um ótimo nível de agilidade.

Quais os exercícios de potência muscular e agilidade que podem ser realizados?

Pensando na melhora da valência biomotora de potência muscular para elevar os níveis de agilidade o indivíduo poderá realizar exercícios de pliometria, corrida em aclive, trabalhos de deslocamento em caixa de areia, corrida em escadaria entre outras formas de melhora da potência muscular.

treino_em_foco_agilidade_treino_de_potencia_muscular_em_aclive

Já para a melhora dos níveis de agilidade o indivíduo deverá realizar exercícios de aceleração, desaceleração, mudança de sentido e direção específicos ao que ele necessitará durante a pratica do seu esporte. Ou seja, o esporte praticado pelo indivíduo seja, futsal ou futebol de campo ele (indivíduo) deverá realizar exercícios de agilidade por exemplo em caixa de areia, na própria quadra de futsal ou no campo de jogo sempre visando desenvolver os movimentos que ele executará no momento da pratica do jogo. Um outro ponto que poderá influenciar na capacidade de agilidade do indivíduo é o peso corporal.

agilidade_treinamento_treino_em_foco_exercicios_de_agilidade

Como o peso corporal pode influenciar no nível de agilidade e consequentemente na mobilidade corporal?

Além do nível ótimo de potência muscular e agilidade, o peso corporal também influencia diretamente o nível de mobilidade corporal do indivíduo. Dessa forma, para que o indivíduo apresente um ótimo nível de mobilidade corporal é necessário que tenha um peso corporal não muito elevado. É importante que o peso corporal do indivíduo tenha um baixo teor de gordura. Pois gordura corporal do ponto de vista de mobilidade é um peso inútil. Ou seja, a gordura corporal não “ajuda” no desenvolvimento de agilidade e consequentemente mobilidade corporal. Diante disso, é preferível que o indivíduo apresente uma maior nível ou percentual de massa muscular na constituição do seu peso corporal.

Com um maior teor de massa muscular constituindo o peso corporal do indivíduo proporcionará ao mesmo desenvolver uma maior capacidade de potência muscular, agilidade e consequentemente mobilidade corporal.

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e identifiquem quais os fatores que influenciam os níveis de agilidade e consequentemente mobilidade corporal.