Flexibilidade,coordenação motora, equilíbrio, agilidade e descontração, são valências biomotoras importante nos esporte coletivos com bola.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_valências_biomotoras_treinos_físicos_

Para realizar treinos físicos para esportes coletivos com bola é necessário visualizar e identificar as valências biomotoras mais solicitadas naquele determinados esporte. Em vários esportes coletivos ocorre uma forte necessidade das valências biomotoras de flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade e descontração. Diante disso, o profissional de Educação física, deve entender o conceito dessas valências biomotoras citadas e, conseguir visualizá-las dentro dos esportes coletivos com bola, para que posso realizar um treinamento físico adequado para os atletas.

No programa anterior da série Treinamento físico para esporte coletivos com bola, apresentamos as valências biomotoras de força, resistência aeróbica, resistência muscular localizada e geral, potência muscular e velocidade. Apresentamos como elas se interagem na pratica dos movimentos dos esportes coletivos com bola.

Quais as valências biomotoras que serão apresentadas no programa de hoje?

No programa de hoje apresentaremos as valências biomotoras de flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade e descontração. Valências essas que também são solicitadas em treinos físicos para esportes coletivos com bola, dessa forma, devem compor um programa de treinamento físico para esses esportes.

esportes_coletivos_com_bola_relaxamento_descontração

Primeiramente descreveremos as características da valência biomotora de flexibilidade.

Quais as características da valência biomotora de flexibilidade?

Quando falamos em flexibilidade estamos falando de amplitude de movimento. Muitas pessoas associam a flexibilidade exclusivamente com os músculos. Porém, não é só a elasticidade que compõem as características da flexibilidade.

As principais características da flexibilidade é a elasticidade muscular, ou seja, se o indivíduo não apresentar uma boa elasticidade muscular (encurtamento muscular) isso interferirá na capacidade de flexibilidade do indivíduo. Entretanto outra característica que compõem a flexibilidade é a mobilidade articular. Para entender melhor a mobilidade articular utilizaremos o exemplo da articulação do cotovelo.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_flexibilidade

Imaginamos que um indivíduo realize um trabalho de hipertrofia para os músculos flexores do cotovelo (Bíceps Braquial, Braquial e Braquiorradial) e como consequência do treinamento aumente o volume muscular desses músculos. Diante disso, quando o indivíduo realizar um flexão do cotovelo, em virtude do volume muscular dos flexores de cotovelo a amplitude de movimento dessa flexão será menor, em virtude de uma mobilidade articular reduzida. Dessa forma, podemos notar que nesse exemplo o que está limitando a flexibilidade é a mobilidade articular.

Então em alguns articulações a valência biomotora de flexibilidade pode ser limitada pela mobilidade articular, em outras articulações pode ser limitada pela elasticidade muscular.

Na sequência descreveremos as características da valência biomotora de coordenação motora.

Quais as características da coordenação motora?

A valência biomotora de coordenação motora está intimamente ligada a processos neurais. Planos motores, comunicações entre neurônios motores que não eram produzidos, passarão a ser executados e, consequentemente elevando a capacidade de coordenação motora do indivíduo.

Por exemplo, quando se está aprendendo um novo gesto motor nos esportes coletivos com bola, que não se tinha conhecimento prévio, novas conexões neurais serão produzidas para que o indivíduo consiga realizar essa nova tarefa motora. Pois esse movimento não era produzido anteriormente.

Muitas pessoas associam a valência biomotora de coordenação motora ao ato muscular. Entretanto, na verdade a coordenação motora está totalmente associada ao ato neural. Portanto quando treinamos essa valência biomotora, estaremos estimulando a capacidade cerebral de coordenar as funções neurais para que o novo ato motor (movimento) seja realizado da melhor forma possível.

Um ponto importante que e coordenação motora é a capacidade biomotora mais treinável que existe, independente do gênero (homens ou mulheres) faixa etária (crianças, jovens e idosos).

esportes_coletivos_com_bola_treinos_físicos_treino_em_foco

Em seguida descreveremos as principais características da valência biomotora de equilíbrio.

Quais as características da valência biomotora de equilíbrio e como podemos visualizar nos esportes coletivos com bola?

Essa é um valência biomotora que o indivíduos que e leigo em treinamento físico tem noção da lógica do equilíbrio, principalmente quando falamos de equilíbrio estático. Ou seja, quando o indivíduo está em pé é necessário o equilíbrio estática.

Entretanto, também temos o equilíbrio dinâmico, pois no ato da marcha (deambulação) ou quando estamos caminhando o indivíduo estará necessitando de equilíbrio dinâmico. Ou seja, o indivíduo está em movimento e necessita da valência biomotora equilíbrio, porém de forma dinâmica.

Aonde podemos visualizar o equilíbrio dinâmico nos esportes coletivos com bola?

Por exemplo, no esporte futebol aonde o indivíduo produz diversos movimentos corporais para tentar ludibriar o seu marcador, o atleta está realizando atos motoros que requerem equilíbrio de forma dinâmica, velocidade e potência muscular, para realizar o drible e superar seu marcador.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_treinos_físicos_equilibrio_flexibilidade_coordenação_motora

Quais as características do equilíbrio recuperado e onde podemos visualizar nos esportes coletivos com bola?

Uma outra manifestação da valência biomotora de equilíbrio é o equilíbrio recuperado. Essa forma de equilíbrio fica muito claro em esportes como Skate, Surfe, ou seja, em esportes aonde se perde o equilíbrio em determinado momento do ato motor, e na sequencia deve-se recuperar o equilíbrio.

Então em um determinado momento o surfista realiza uma manobra perde o equilíbrio e, deve imediatamente buscar o controle do centro de gravidade para recuperar seu equilíbrio. Todavia, para recuperar o equilíbrio será exigido do atleta coordenação motora, flexibilidade, força e potência muscular como visualizados no vídeo anterior.  Já no esportes coletivos com bola essa o equilíbrio recuperado, pode ser notando quando um jogador de futebol tenta realizar um drible perde o equilíbrio e tenta recuperar imediatamente o equilíbrio.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_equilibrio_treinos_físicos_valências_biomotoras

Então reforçando o equilíbrio recuperado é quando ocorre a perda do equilíbrio e, através de uma grande capacidade coordenativa, de flexibilidade, força e potência muscular recupera-se imediatamente o equilíbrio.

Agora descreveremos a valência biomotora de Agilidade

Quais as características da Agilidade, e como podemos visualizar em esportes coletivos com bola?

Agilidade é capacidade da troca de direção e sentido do movimento em alta velocidade. Ou seja, o indivíduo troca de direção e sentido do movimento dentro do eixo rotatório na maior velocidade possível.

Essa valência biomotora é uma das mais importantes nos esportes coletivos com bola. Para possuir uma ótima capacidade de agilidade o indivíduo necessitará ter um ótimo grau de potência muscular, para conseguir realizar o movimento em alta velocidade. Pois como apresentado no programa anterior potência muscular é força x velocidade. Então pra que se tenha um boa agilidade é necessário ter um bom grau de potência muscular, com isso, o indivíduos conseguirá acelerar e desacelerar o movimento rapidamente e, mudar de direção de forma rápida e intensa.

esportes_coletivos_com_bola_treinos_físicos_treino_em_foco_agilidade

Entretanto, para que o indivíduo tenha uma boa agilidade além de uma boa dose de potência muscular é necessário que se tenha um boa amplitude de movimento. Caso o indivíduo não tenha uma boa amplitude de movimento terá dificuldade de realizar a troca de direção e sentido de forma coordenada, em virtude de um possível encurtamento muscular (menor elasticidade muscular) ou por falta de mobilidade articular, que estão influenciando essa baixa amplitude de movimento. Então para ter um ótima agilidade é necessário ter além de potência muscular algum grau de flexibilidade.

Então nos treinos físicos dos esportes coletivos com bola para se obter uma ótima agilidade é necessário treinar, flexibilidade, potência muscular, para que o indivíduos ou atleta consiga acelerar e desacelerar o corpo de forma rápida. E o ato motor de acelerar e desacelerar dependerá da velocidade de membros e velocidade de deslocamento, ou seja, quanto maior a velocidade de membros e deslocamento maior a capacidade de agilidade.

esportes_coletivos_com_bola_treino_em_foco_treinos_físicos_equilibrio_flexibilidade_coordenação_motora

Agora descrevermos a valência biomotora de descontração.

Quais as características da valência biomotora de descontração e como participam nos esportes coletivos com bola?

A valência biomotora de descontração na verdade é a capacidade do indivíduo em relaxar a musculatura. A descontração pode ser total em um ato de relaxar completamente a musculatura. Então realizar um trabalho de relaxamento muscular no pós treino se caracteriza como um trabalho de descontração. Entretanto, alguns pessoas tem dificuldade em realizar esse trabalho em virtude de tensões do dia a dia.

esportes_coletivos_com_bola_relaxamento_descontração

Porém, o que mais interessa nos esportes coletivos com bola é a descontração ou relaxamento diferencial.

O que é descontração ou relaxamento diferencial?

É a capacidade que o indivíduo tem em relaxar alguns grupos musculares e manter outros grupos musculares atuando, de forma isométrica (estática) ou de forma dinâmica (produzindo movimento). Então o relaxamento diferencial é a capacidade do indivíduo relaxar alguns grupos musculares e manter contraídos outros músculos de forma isométrica ou estar contraindo-os de forma explosiva, ou contraindo em uma situação de resistência, ou em produção de forma máxima.

Então a descontração inferencial tem uma alta correlação com a valência biomotora de coordenação motora. Quando pensamos em um indivíduo bem coordenado para um determinado movimento, ele necessitará ter essa competência de contrair de diferentes formas determinados grupos musculares e, manter naquele momento outros grupos musculares relaxados.

esportes_coletivos_com_bola_descontração_inferencial_treino_em_foco_treinos_fisicos

Qual a conclusão do vídeo de hoje?

As conceitos das valências biomotras apresentadas hoje (flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, agilidade e descontração) são importantes para que possamos realizar a leitura das valências biomotoras mais importantes nos esportes coletivos com bola. Ou seja, saber interpretar quais são as valências biomotoras que aquele determinado esporte mais necessita treinar, para desenvolve-lo da melhor com a melhor performance possível.

Então seguidor, não perca o vídeo de hoje, e tire todas suas dúvidas sobre a valências biomotoras dos esportes coletivos com bola.