Realizar treino de pliometria e agilidade no futevôlei é fundamental, pois o esporte futevôlei exigirá uma grande produção de potência muscular e agilidade.

treino_em_foco_treino_potência_muscular_agilidade_treino_futevôlei

Na pratica do esporte futevôlei ocorrerá um forte exigência das valências biomotoras de agilidade e potência muscular, para que o praticante execute os movimentos de defesa e ataque durante o jogo. Diante disso, passa ser importante a realização de sessões de treino de pliometria e agilidade no futevôlei. Um forma de treinar a valência biomotora de agilidade é executar um exercício de defesa no futevôlei. Deverá ser solicitado que o praticante realize deslocamentos laterais e execute movimento de defesa com os pés ou com a cabeça, hora para o lado esquerdo hora para o lado direito. Importante nesse exercício de defesa que o praticante execute na maior velocidade possível para trabalhar de forma intensa a agilidade.

Já para trabalhar a outro valência biomotora importante para o futevôlei que é a potência muscular, o praticante poderá executar um exerço de ataque com a cabeça. Ou seja, o praticante ou atleta deverá executar saltos sucessivos com deslocamentos frontal e, na sequência realizar o movimento de ataque de cabeça junto a rede.

No vídeo de hoje da série Treinamento físico nos esportes coletivos com bola, apresentaremos como realizar treino de pliometria e agilidade no futevôlei. Essa será a última vídeo aula para o treinamento no esporte futevôlei.

treino_em_foco_treino_futevôlei_potência_muscular_agilidade_treinos_físicos

Quais exercícios serão apresentados no programa de hoje para o treino de pliometria e agilidade no futevôlei?

O primeiro trabalho ou exercício que descreveremos será para treinar a valência biomotora de agilidade, que é muito solicitada no deslocamento de jogo no futevôlei.  Como sabemos para trabalhar agilidade é necessário que o praticante realize trocas de direções e, de maneira rápida e forte.

O segundo exercício que descreveremos no programa de hoje será de pliometria para trabalhar a valência biomotora de potência muscular de membros inferiores. E como no exercício descrito anteriormente (para trabalhar a valência biomotora de agilidade) também será utilizado o implemento bola para motivar o praticante a realizar o treino de pliometria e agilidade no futevôlei.

Na sequência descrevermos como executar o primeiro exercício para treinar a valência biomotora de agilidade.

Como realizar o exercício para agilidade em um treino de pliometria e agilidade no futevôlei?

Para executar esse exercício de agilidade para o futevôlei o praticante necessitará da ajuda de um companheiro para jogar a bola e, o praticante que efetivamente realizará o trabalho produza os movimentos de defesa. Então, na verdade esse primeiro exercício é de defesa, ou seja, o praticante realizará movimentos de defesa aonde será solicitado uma forte produção de agilidade.

O praticante (executante) deverá posicionar-se de costas para a rede e, de frente para o companheiro que jogará a bola. Dessa forma, o companheiro que está com bola jogará a bola próximo as extremidades da rede. Em seguida ele (executante) deverá realizar movimentos de deslocamento lateral, ou seja, deverá deslocara-se na maior velocidade possível para efetuar a defesa nas extremidades da rede, realizando os movimentos de defesa com o pé direito e esquerdo.

Esse exercício como já citado anteriormente trabalhará de forma intensa a valência biomotora de agilidade, que é muito importante para executar os movimento de defesa no esporte futevôlei. Entretanto, esse exercício no momento em que o praticante realizar a defesa será necessário que o mesmo execute um movimento de freio para parar o corpo. Dessa forma, quando o praticante retomar a aceleração do corpo para executar a defesa no outro lado, será exigido uma forte produção de potência muscular. Diante dessa afirmação passa-se ser importante realizar esse exercício de defesa em um treino de pliometria e agilidade no futevôlei.

treino_futevôlei_treino_em_foco_potência_muscular_agilidade_

Quando realizar o intervalo recuperativo nesse exercício de defesa para trabalhar a valência biomotora de agilidade no futevôlei?

O praticante deverá executar o exercício até que ocorra um perda considerável na velocidade de execução. Ou seja, quando praticante começar a perder a velocidade de execução deve-se realizar um intervalo recuperativo, para que na próxima série volte a executa-lo na maior velocidade possível. Dessa forma o treinamento de agilidade ficará bem próximo da especificidade do jogo de futevôlei, aonde os deslocamentos são extremamente rápidos em com um tempo de execução curto.

Uma estratégia a utilizar-se é programar a execução de 10 defesas com o pé direito e 10 com o pé esquerdo e, na sequência realizar um intervalo de um minuto. Em seguida volta a executar o exercício realizando os movimentos de defesa buscando trabalhar agilidade para o futevôlei.

Entretanto, a carga de esforço dependerá muito da condição física do praticante. Imaginemos que estamos trabalhando com um praticante iniciante, dessa forma deveremos impor uma carga de esforço físico menor. Realizando um menor número de movimentos de defesa. Todavia, se estivermos trabalhando com um praticante intermediário ou avançados, pode-se aplicar uma carga de esforço maior, ou seja, aplicando um maior número de movimentos defesa. Um ponto importante é que realize-se o controle da carga por tempo de execução ou pelo números de movimentos de defesa a serem executados.

potência_muscular_futevôlei_agilidade_treino_em_foco_treinamento_físico

Como intensificar ou diminuir a carga de esforço do exercício de agilidade em um treino de pliometria e agilidade no futevôlei?

Para aumentar a intensidade do esforço físico nesse exercício para trabalhar agilidade pode-se aumentar a distância dos deslocamentos laterais, ou seja, aumentar a distância das extremidades aonde o praticante deverá realizar o movimento de defesa. Outra estratégia par aumentar intensidade é realizar o exercício defesa aonde a área é mais fofa. Dessa forma o praticante necessitará produzir mais força para realiza os deslocamentos. Essas estratégias descritas acima são interessante para praticante intermediários ou avançados.

Entretanto, caso praticante seja iniciante é interessante que realize-se o exercício de defesa com uma distância menor entre os locais de realização do movimento de defesa e, em um local aonde areia seja mais “batida”. Dessa forma, a carga de esforço será de menor intensidade e, apropriada para um indivíduo iniciante, pois o mesmo apresenta uma menor condição física.

treino_em_foco_agilidade_futevôlei_potência_muscular_treinos_físicos

Agora na sequencia descreveremos o segundo exercício que é de pliometria para trabalhar potência muscular.

Como executar o exercício de pliometria no futevôlei em um treino de pliometria e agilidade no futevôlei?

O praticante ou atleta deverá executar sucessivos saltos sem pausa com deslocamentos frontal do corpo. Ou seja, o praticante deverá executar movimentos de saltos com deslocamentos frontal do corpo na direção da rede e, o companheiro jogara a bola para que o mesmo realize o movimento de cabeceio próximo da rede.

O exercício descrito acima será para treinar potência muscular no futevôlei e, para trabalhar o fundamento de ataque no jogo de futevôlei. Lembrando que o principal objeto do exercício será trabalhar a valência biomotora de potência muscular. Dessa forma o movimento de ataque é para motivar o atleta.

treino_em_foco_treino_futevôlei_potência_muscular_agilidade_treinos_físicos

Como diminuir ou aumentar a intensidade trabalho de potência muscular no futevôlei?

Em linhas gerias pode-se controlar a carga de esforço definindo quantos saltos o praticante deverá realizar, ou seja, se o praticante é iniciante um menor número de saltos passará a ser interessante. Entretanto, se o praticante é avançado e já apresenta uma boa condição física um maior número de saltos passa ser interessante realizar.

Outra forma de controlar a carga de esforço desse exercício é controlar a distância de cada salto. Dessa forma, se o praticante é iniciante uma menor distancia em cada salto passa ser interessante realizar, entretanto se o praticante for avançado uma maior distância em cada salto passa ser interessante realizar. Dessa forma aumentando a intensidade do trabalho de potência muscular.

Um terceira forma de aumentar ou diminuir a intensidade do exercício de ataque para trabalhar potência muscular, é o local da quadra de areia a ser realizado. Caso a intenção for aplicar um carga de esforço maior por exemplo para um praticante avançado, interessante realizar o exercício em um local ande  areia é mais fofa. Diante disso, exigindo um maior produção de força e conseqüentemente potência muscular. Caso o praticante seja iniciante é interessante realizar o exercício em um local aonde areia é menos fofa, com isso diminuindo a carga de esforço no treino de pliometria  e agilidade no futevôlei.

potência_muscular_agilidade_treino_em_foco_futevôlei_treinos_físicos

Seguidor, não perca o vídeo de hoje e saiba como realizar um treino de pliometria e agilidade no futevôlei.