Abdominal com rolinho é uma excelente variação para treinar os músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo.

abdominal_com_rolinho_treino_em_foco_treino_abdominais_exercícios

Para treinar a musculatura da parede abdominal (Transverso do abdome, Reto Abdominal, Oblíquos interno e externo) existe inúmeras variações de exercícios abdominais. Dentre estas variações temos o exercício abdominal com rolinho, que exigirá um forte trabalho principalmente dos músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo. Entretanto, já que se trata de um exercício forte e intenso para musculatura abdominal, deverá ser executado preferencialmente por praticantes intermediários ou avançados no treinamento resistido com pesos (musculação). Pois praticantes avançados já possuem um nível razoável de força da musculatura da parede abdominal e coordenação motora. Dessa forma, esses são requisitos primordiais para executar de forma correta, com eficiência e segurança o abdominal com rolinho.

Diante dessa afirmação, não é indicado a prescrição desse exercício para praticantes iniciantes, pois os mesmos não possuem ainda um adequando nível de força da musculatura abdominal e coordenação motora.

abdominal_com_rolinho_treino_em_foco_treino_abdominais_exercícios

 

Qual o posicionamento correto para executar o exercício abdominal com rolinho?

O praticante deverá posicionar-se de joelhos, na sequencia posicionará o aparelho rolinho a frente do seu corpo. O praticante poderá segurar no centro da barra (entre as anilhas) ou na parte lateral da barra. Poderá ser adotada a pegada que o executante sentir-se mais confortável para execução.

Para uma execução seguro do abdominal com rolinho o praticante deverá manter as curvaturas naturais e fisiológica da coluna vertebral, ou seja, manter a coluna vertebral alinhada. Realizando esses cuidados do posicionamento o indivíduo estará apto a iniciar o exercício.

abdominal_com_rolinho_treino_em_foco_exercícios_abdominais

Na sequência será descrito como executar corretamente o abdominal com rolinho.

Como executar de forma correta e segura o abdominal com rolinho?

Realizando o posicionamento descrito anteriormente, o praticante deverá “deslizar” ou seja, deslocar o seu corpo a frente e consequentemente o rolinho sem tocar a região abdominal no solo (fase excêntrica). Em seguida o praticante deverá voltar a posição inicial realizando a fase concêntrica do exercício.

Um ponto importante é que no momento da volta (fase concêntrica) do exercício, o praticante não deverá voltar muito, assim, evitando uma diminuição da tensão da região abdominal.

Então reforçando, o praticante deverá realizar a fase excêntrica do exercício deslizando corpo a frente através do rolinho e, na fase concêntrica (na volta) deverá realizar o movimento até um ponto aonde não ocorra alívio da carga tensional sobre Reto abdominal.

abdominal_com_rolinho_exercícios_abdominais_treino_em_foco

Além do músculos Reto abdominal, quais outros músculos são acionados na execução do abdominal com rolinho?

Para executar o exercício além de uma forte solicitação da musculatura de Reto Abdominal e Oblíquos interno e externo, também ocorrerá um forte trabalho dos músculos Latíssimo do Dorso (Grande Dorsal) e Deltoides ambos de forma isométrica para sustentar a posição.

O exercício abdominal no rolinho é seguro e eficiente?

O abdominal com rolinho é uma excelente variação para treinar a musculatura da região abdominal (Reto Abdominal e Oblíquos interno e externo). É um exercício eficiente e seguro, desde que o praticante não tenha nenhuma patologia na coluna vertebral.

Como montar o “aparelho rolinho” para executar o abdominal com rolinho?

Caso sua academia não tenha o aparelho específico para realizar o exercício abdominal com rolinho, uma estratégia é montar o aparelho utilizando uma barra reta pequena e, duas anilhas de cinco quilos nas suas extremidades.

Essa foi a estratégia que o Treino em Foco utilizou para realizar a demonstração do exercício, pois na academia que foi gravado o vídeo não possuía o aparelho específico.

abdominal_com_rolinho_treino_em_foco

 

O que é necessário ter para executar o abdominal com rolinho?

Para executar de forma correta e eficiente o exercício abdominal com rolinho o praticante já deverá ter uma boa condição física da musculatura da parede abdominal, ou seja, já possuir um bom nível de força muscular dessa região.

Entretanto, para os praticantes que ainda não possuem essa condição (nível de força da parede abdominal) o exercício tornara-se para bastante intenso, consequentemente muitas vezes o praticante não conseguirá exercitá-lo com a técnica correta.

Quais os praticantes que podem executar o abdominal com rolinho?

Esse exercício deverá ser executado por praticantes intermediários ou avançados no TRP que apresentam um nível de força muscular razoável da musculatura da parede abdominal. Dessa forma conseguirão executar o abdominal com rolinho de forma adequada.

Diante disso, os praticantes iniciantes no treinamento resistido com pesos ou musculação deverão executar outros exercícios para desenvolver um nível básico de força da musculatura abdominal. Lembrando que o abdominal com rolinho também solicitará um certo grau de força dos músculos dos membros superiores. Diante disso, passa ser importante um fortalecimento dos músculos dos membros superiores, para capacitar esse praticante iniciante a realizar o exercícios de forma correta.

treino_em_foco_abdominal_com_rolinho_exercícios_abdominais

Seguidor, não perca o vídeo de hoje e tire todas as suas dúvidas sobre o abdominal com rolinho.