Abdominal infra no banco inclinado é uma ótima variação de exercícios abdominais, para trabalhar de forma dinâmica o músculos Reto abdominal, Oblíquos e os músculos flexores do Quadril isometricamente.

abdominal_infra_banco_inclinado_movimento_treino_em_foco

 

Existem inúmeras variações de exercícios abdominais. Um variação que você poderá realizar ou prescrever para seu cliente na academia é o Abdominal infra no banco inclinado. Para executar esse exercício o praticante deverá realizar um movimento de flexão lombar da coluna vertebral, dessa forma, impulsionando a pelve para cima em uma direção vertical. Em virtude dessa movimentação ocorrerá um forte trabalho dinâmico dos músculos Reto Abdominal que são responsáveis por realizar a flexão lombar da coluna vertebral, dos músculos Oblíquos e um trabalho isométrico dos músculos flexores do Quadril.

Entretanto, se você ou eu cliente não apresentam um adequando nível de força para executar esse exercício, uma técnica a ser usada é a do roubo. Ou seja, o praticante executará um balanço com os membros inferiores acelerando os mesmo, para que na sequencia consiga realizar a flexão lombar da coluna vertebral. Utilizando essa técnica do roubo praticante conseguirá executar o exercício.

abdominal_infra_banco_inclinado_movimento_treino_em_foco

Como se posicionar corretamente para executar o exercício Abdominal infra no banco inclinado?

Primeiramente o praticante deverá sentar no banco inclinado, em seguida ele deitará e fixará suas mãos na parte superior do banco inclinado para estabilizar o corpo.  Na sequencia o praticante fletirá o Quadril (flexão do Quadril), com esse posicionamento já ocorre um trabalho isométrico dos músculos que compõem os flexores do Quadril (Reto Femoral,Iliopsoas e Sartório) e por fim o praticante deverá estender os joelhos.

Abdominal_infra_banco_inclinado_posição

Essa é a posição inicial que o praticante deverá adotar para executar o Abdominal infra no banco inclinado.

Como executar corretamente o Abdominal infra no banco inclinado?

Adotada a posição inicial (descrita anteriormente), o praticante iniciará o exercício realizado na fase concêntrica um movimento de flexão lombar da coluna vertebral, ou seja, movimentando pelve de forma vertical para cima. Já na fase excêntrica movimentará a pelve par baixo realizando uma extensão da coluna vertebral.

abdominal_infra_banco_inclinado_execução_correta_treino_em_foco

Como o movimento da pelve é vertical todo o peso de pé, perna e coxa o vetor ou toda carga gerado pelos seguimentos citados estará sendo projetado sobre a pelve. Dessa forma, como o praticante movimentará a pelve para cima e para baixo, através de uma flexão da coluna vertebral trabalharemos com todo o peso de membros inferiores projetada sobre a pelve e com isso toda essa carga é utilizada como resistência ao movimento de flexão lombar da coluna vertebral.

abdominal_infra_banco_inclinado_carga_vertical_treino_em_foco

Então no exercício de Abdominal infra no banco inclinado teremos um forte trabalho do músculos Reto Abdominal que é o responsável por realizar o movimento de flexão lombar da coluna vertebral. E também ocorrerá um trabalho dos músculos Oblíquos interno e externo e, dos músculos que compõem os flexores do Quadril de forma isométrica para sustentar a posição de flexão da pelve.

Lembrando que para realizar a estabilização do corpo do praticante durante o exercício ocorrerá um tensão dos músculos de membros superiores.

Se você praticante ou seu cliente na academia não conseguir executar o exercício Abdominal infra no banco inclinado dessa forma que acabamos de escrever, pode-se realizar uma técnica do roubo na execução para que se consiga realizar o exercício.

Como executar a técnica do roubo no Abdominal infra no banco inclinado?

Se você ou seu cliente não possui um nível de força adequado para executar da forma descrita anteriormente, você poderá utilizar a técnica do roubo, ou seja, utilizar um balanço dos membros inferiores para acelerar o movimento acionando dessa forma a musculatura que compõem os flexores do Quadril.

abdominal_infra_banco_inclinado_técnica_roubo_treino_em_foco

Esse movimento de aceleração dos membros inferiores é para que o praticante consiga na sequencia realizar o movimento de flexão lombar da coluna vertebral movimentando a pelve para cima como descrito anteriormente. Com isso proporcionado a ele realizar um forte trabalho tensional sobre o músculos Reto Abdominal. Pois se o praticante não executasse essa técnica do roubo ele não  conseguiria realizar o movimento de flexão lombar da coluna vertebral, consequentemente não gerando um forte trabalho dos músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo.

abdominal_infra_banco_inclinado_aceleração_flexão_do_quadril_técnica_roubo_treino_em_foco

Então o praticante iniciará o movimento exigindo uma forte atuação de outro grupo muscular (flexores do Quadril) e por isso “roubando” o esforço de Reto Abdominal.  Lembrando que essa é uma técnica interessante de se usar para quem está iniciando na execução do Abdominal infra no banco inclinado.

Seguidor não perca o vídeo de hoje e, saiba como executar corretamente o exercício Abdominal infra no banco inclinado.