Textos Técnicos

Treinamento de força 1

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Treinamento de força pura 1 (resultados esperados)

          Esse tipo de treino é um dos tipos (variações) do treinamento de força. Neste treinamento a busca obter-se o maior ganho possível na qualidade física força mas, obviamente, este ganhos são localizados e pontuais em função dos músculos estimulados. Por exemplo, se treinarmos somente membros inferiores obteremos elevação da força somente nos músculos desta região.

         Fisiologicamente, ele irá desenvolver fortemente os processos neurais envolvidos no desempenho de força e de forma menos intensa o tecido muscular. Portanto, é um erro pensar em força pura quando se objetiva

 (AVM), pois este treinamento muito embora hipertrofie o tecido muscular, não é o mais adequado para potencializar esta modificação morfológica.

         Quanto aos processos neurais envolvidos podemos citar entre os mais importantes o maior recrutamento de Unidades Motoras (UM) como uma das adaptações crônicas ao treinamento. Vale salientar que uma UM é a associação funcional de um neurônio motor e todas as fibras musculares por ele inervadas, sendo que estas podem variar de 25 a 500 fibras.

         Este treinamento produz resultados importantes para a evolução da força muscular sem desenvolvimento significativo da hipertrofia muscular por isso é um treinamento que compõem a periodização de vários outros programas de treino. Por exemplo, em períodos curtos de treino (3 a 5 semanas) para o desenvolvimento do volume muscular alguns culturistas utilizam-se desse treinamento para obterem ganhos rápidos e significativos da força muscular para posteriormente retomar o treinamento de AVM.

Texto produzido pelo Prof. Dr. João Moura – Treino em Foco

CREF 07870-G/SC

Professor de graduação da Furb e Univali e Pós-Graduação do CCA

 

Treino de Quadríceps do Bodybuilder Alexandre Osmar Pamplona
Período de Adaptação nos Treinos de Musculação

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