Hoje, nosso colunista Jeovani Peripolli, da continuidade ao tema gestação e exercício físico.

Acompanhe o excelente texto.

Exercícios Físicos na Gravidez: algumas opções.
 
Na última edição desta coluna considerei os benefícios que um programa de exercícios físicos pode oferecer para uma gestante, bem como cuidados a serem tomados durante a prática física.
Na decisão da gestante em iniciar ou manter um programa de exercícios físicos, considerando a liberação da prática pelo médico, é importante observar os seguintes critérios:
– A atividade a ser praticada tem que oferecer satisfação ao praticante;
Opte por atividades que faziam parte de sua rotina antes da gravidez (se forem atividades de baixo impacto). Realizar exercícios com prazer ajuda a manter a motivação para a prática.
– Deve ser de baixo ou nenhum impacto;
Exercícios de alto impacto podem prejudicar a gestação ocasionando danos ao bebê.
Durante a gravidez o centro de massa do corpo da gestante desloca-se anteriormente, conforme aumenta o período de gestação, ocasionando, assim, em sobrecarga de trabalho na musculatura posterior do corpo. Se esta musculatura estiver fraca resultará em dores na coluna lombar, principalmente. Sugere-se o fortalecimento muscular geral e especificamente na musculatura parabertebral.
Indicam-se também exercícios como Caminhada (preferencialmente ao ar livre podendo ser praticada até cinco vezes por semana. A frequência cardíaca pode ser a variável-controle de treino).
A musculação pode ser uma boa atividade para gestante, pois fortalece a musculatura. Observa-se, porém, cuidados como manobra de valsalva e posições que prejudiquem a gestação.
A hidroginástica talvez seja a melhor indicação para gestantes, pois além das propriedades terapêuticas da água tem-se menor ação da força da gravidade.
Ioga, pilates, e alongamentos são indicados para as gestantes pelos benefícios que trazem salvo algumas limitações devido ao avanço do período gestativo.
Com consentimento do obstetra a melhor opção para a gestante é aquela que irá fortalecer e alongar a musculatura e que principalmente trará bem estar. É indicado o auxílio de um profissional da área para acompanhamento e orientações.

Jeovani Peripolli
Personal Trainer – Prof. Ed. Física CREF 008821-G/RS
Tel. (55) 9602.2648 – www.movimentacao.org