Eletromiografia

Agachamento na parede ou Cadeira Chinesa produz ativação alta?

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O exercício de agachamento na parede também conhecido como cadeira chinesa é amplamente executado nas academias, quando se realiza treino para pernas.

Este exercício proporciona uma alta atividade eletromiográfica?

Nesta vídeo aula foi realizado um experimento onde o modelo ficava na posição da cadeira chinesa ou agachamento na parede por um determinado período. Assim, foi realizado o monitoramento eletromiográfico do músculo reto femoral.  Foi observado uma atividade de entre 10 a 14% ao longo da execução.  Portanto, do ponto de vista de % de atividade eletromiográfica esta amplitude é classificada como baixa.

Além disso, foi realizado a colocação de uma barra próximo a articulação do joelho do modelo. Mesmo aplicando uma quilagem de 30kg não ocorreu um aumento na atividade eletromiográfica. Por fim, posicionou-se a mesma barra com os 30kg, próximo ao quadril. Com isso, foi possível observar uma pequena elevação na atividade eletromiográfica, porém, não chegando a 20% de atividade.

Portanto, o que se pode afirmar diante dos resultados é que o exercício de cadeira chinesa ou agachamento na parede proporciona uma baixa atividade eletromiográfica do reto femoral, não passando a casa dos 20%.

Qual a aplicação prática desta informação?

Diante disso, entendemos que o exercício que este exercício não parece tão efetivo para trabalhar o músculo reto femoral. Existem duas possibilidades que podem explicar esse comportamento: 1) como a pelve é projetada contra a parede, parte da carga de esforço é sustentada por esse comportamento; 2)  em virtude do reto femoral ser um músculo biarticular, na posição do exercício ocorre um alongamento no joelho (está em flexão) e um encurtamento no quadril (está em flexão), assim, não ocorre um encurtamento e nem alongamento efetivo deste músculo, o que também pode contribuir para uma atividade eletromiográfica baixa.

Além disso, a junção de ambos fatores podem levar a essa atividade eletromiográfica baixa. Assim, em resumo o exercício de agachamento na parede ou cadeira chinesa não parece ser muito efetivo para trabalhar o reto femoral.

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