Eletromiografia

Crucifixo produz maior ativação do bíceps

Please log in or register to do it.

Crucifixo com halter produz maior ativação do bíceps braquial em relação ao supino também com halter

Leia também: Variação de execução no Crucifixo e Ativação Muscular

Crucifixo – Por que o bíceps e mais ativado?

Obviamente como todo mundo sabe, o exercício de crucifixo com halter assim como o supino executado com halter, tem como principal objetivo treinar o músculo peitoral. Além disso, outros músculos são fortemente envolvidos como o deltoide anterior e tríceps braquial como um todo.

Todavia, como em qualquer exercício, existem os músculos que são envolvidos para estabilizar as tendências de movimento que podem ser produzidas ou pela ação gravitacional ou da resistência aplicada. Assim, tanto no crucifixo como no supino, o bíceps braquial terá um nível de exigência.

Cruxifixo_com_halter_supino_reto_halter_treino_em_foco

Mas vamos lá. No crucifixo, o indivíduo executa mantendo uma leve ou semiflexão do cotovelo. Esta é uma estratégia interessante para produzir estabilização da articulação do cotovelo. Diante disso, o halter produzirá a tendência de estender o cotovelo, assim, os flexores do cotovelo, entre eles o bíceps braquial, produzirá uma contração isométrica para evitar essa tendência.

Leia também: Crucifixo com Halteres

Portanto, em relação ao supino, onde o bíceps tem uma baixa exigência somente para estabilizar a articulação glenoumeral (ombro), a ativação deste musculo é muito maior no crucifixo, em virtude da exigência para manter a semiflexão do cotovelo e também estabilizar a articulação glenoumeral.

Cruxifixo_com_halter_supino_reto_halter_treino_em_foco

Aplicação prática

Portanto, se caso a divisão de treino, seja peito e bíceps, posicionar o crucifixo como o ultimo exercício para peitoral, pode ser uma estratégia interessante para produzir também uma preparação do bíceps para entrar nos exercícios específicos.

Por outro lado, caso o cliente não tenha ainda uma condição física tão boa, posicionar o crucifixo nos primeiros exercícios para peito pode ser uma estratégia interessante, pensando em iniciar o treino específico para bíceps com um nível de fadiga menor.

Por fim, não apliquem o exercício de crucifixo pensando que poderia ser efetivo para proporcionar ganhos de força e hipertrofia para o bíceps.

Analisem a vídeo aula

Alongamento para o tríceps
Remada curvada - como ativar menos bíceps?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *