Através da biofotogrametria é possível identificar se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural.

treino_em_foco_bom_alinhamento_postural_biofotogrametria_desvios_posturais_avaliacao_postural

Atualmente é normal que alguns indivíduos apresentem alterações ou desvios posturais em diferentes pontos corporais. A presença desses desvios posturais pode estar intimamente relacionada as atividades laborais, ou seja, do dia a dia dos indivíduos. Com isso, determinados grupos musculares serão mais acionados do que outros. Esse cenário possivelmente acarretará desequilíbrios musculares. Por sua vez, esses desequilíbrios musculares poderão acarretar uma reorganização postural para manter por exemplo o equilíbrio do centro de gravidade. Devido a essa reorganização são desenvolvidos os desvios posturais.

Entretanto, o programa de hoje da série Desvios Posturais será diferente dos programas anteriores. Pois apresentaremos para vocês seguidores, indivíduos que apresentam um bom alinhamento postural. Ou seja, indivíduos que apresentam um leve desvio postural aonde podemos caracterizá-los com um bom alinhamento postural. É importante salientar que encontrar indivíduos que apresentam um bom alinhamento postural é extremamente raro. Porém, em algumas ocasiões poderemos identificar.

Como identificar através da biofotogrametria se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural vertical da coluna vertebral?

Como apresentado em vídeos aulas passadas, para analisar através da biofotogrametria o alinhamento vertical da coluna vertebral é necessário primeiramente identificar e demarcar com esferas demarcatórias os pontos anatômicos da sétima vertebral cervical (C7), intersecção das linhas partindo do ângulo inferior das escápulas e, por fim a interseção da linha entre os pontos anatômicos da Espinha Ilíaca Póstero Superior (EIAS). Após esse procedimento o avaliador deverá posicionar o avaliado em vista posterior e realizar a foto.

Em seguida, carregar as fotos em um software específico e traçar um seguimento de reta unindo o ponto anatômico de C7 até o ponto demarcado entre os ângulos inferiores da escápula. Na sequência, deverá traçar um segundo seguimento de reta unindo o ponto demarcado entre os ângulos inferiores da escápula até o ponto demarcado entre as EIPS. Após traçar esses seguimentos de reta um valor angular será produzido. Se o indivíduo apresentar um valor angular entre 180° a 179°, pode-se concluir que o mesmo apresenta um bom alinhamento postural vertical da coluna vertebral.

As referências para esse ponto de análise biofotogramétrica será apresentado em vídeos aulas futuras.

treino_em_foco_bom_alinhamento_postural_biofotogrametria

Como interpretar se um indivíduo apresenta um bom alinhamento postural de cifose torácica?

Para realizar analisar se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural de cifose torácica é necessário primeiramente realizar uma foto do mesmo em posição lateral. Em seguida, carregar a foto em um software específico e traçar um seguimento de reta unindo o ponto de inflexão (inversão) da curvatura de lordose cervical até o ponto de inflexão (inversão) da curvatura de cifose torácica. Em seguida, outro seguimento de reta deverá ser traçado do ponto de inflexão (inversão) da curvatura de cifose torácica até o ponto de inflexão (inversão) da curvatura de lordose lombar.

Após traçar esses seguimentos de reta um valor angular será formado. Esse ângulo deverá ser interpretado pelo avaliador. Dessa forma, caso o indivíduo apresente um valor angular de 139,0° até 140,0° pode-se definir que o mesmo tem um bom alinhamento postural do ponto de cifose torácica.

bom_alinhamento_postural_treino_em_foco_desvios_posturais_biofotogrametria

Como interpretar se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural do ponto anatômico de lordose lombar?

Como apresentado em vídeo aula anterior, para avaliar o ângulo de lordose lombar e identificar se o indivíduo é portador de hipolordose ou hiperlordose não será necessário demarcar pontos anatômicos com esferas demarcatórias. O avaliador deverá primeiramente realizar um registro fotográfico do indivíduo em posição lateral. Em seguida, carregar a foto no software e traçar um seguimento de reta partindo da inflexão (inversão) da curvatura de cifose torácica até o ponto de inversão (inflexão) da curvatura de lordose lombar. O outro seguimento de reta partindo o ponto de inversão(inflexão) da curvatura de lordose lombar deverá se estender seguimento o desenho glúteo do indivíduo.

Após traçar os seguimentos de reta um valor angular será formando. Caso o indivíduo apresenta um valor angular entre 140° até 153° pode-se definir que o mesmo apresenta um bom alinhamento postural de lordose lombar.

treino_em_foco_bom_alinhamento_postural_biofotgrametria_desvios_posturais

Como definir através da biofotogrametria se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural dos joelhos no plano sagital?

Para avaliar o posicionamento do joelhos no plano sagital o avaliador deverá identificar através da anatomia palpatória e demarcar três pontos anatômicos. O primeiro ponto deverá ser a referência óssea do trocanter maior do fêmur. O segundo ponto a identificar-se e demarcar-se deverá ser a cabeça da fíbula e, por fim o ponto anatômico do maléolo lateral. Em seguida, o avaliador deverá realizar as fotos com o indivíduo no plano sagital.

Após o registro fotográfico, avaliador deverá traçar um seguimento de reta unindo o ponto anatômico do trocanter maior do fêmur até a cabeça da fíbula. Na sequência, deverá traçar um segundo seguimento de reta unindo a cabeça da fíbula até o ponto anatômico do maléolo lateral. Diante disso, um valor angular será formado entre os seguimento de reta descrito acima. Caso o indivíduo apresente um valor angular entre 175,0° até 183,0° pode definir que o mesmo apresenta um bom alinhamento postural dos joelhos no plano sagital.

Na sequência será apresentado alguns exemplos de bom alinhamento postural nos pontos biofotogramétricos de analise postural no plano frontal.

Como concluir através da avaliação biotogramétrica se o indivíduo apresentam um bom alinhamento postural dos ombros, ou seja, se ele apresenta os ombros nivelados?

Como apresentado em vídeo aula anterior para avaliar o posicionamento dos ombros e analisar se o indivíduo apresenta ombros nivelados ou desnivelados é necessário primeiramente identificar e demarcar a borda lateral dos acrômios. Em seguida, um registro fotográficos deverá ser realizado no plano frontal. Após o registro fotográfico o avaliador deverá traçar um seguimento de reta unindo os pontos anatômicos dos acrômios.

Ao traçar o seguimento de reta um valor angular será formado. Caso o indivíduo apresente um valor angular entre 0,1° até 1,0° pode-se definir que o mesmo apresenta um bom alinhamento postural dos ombros, ou seja, apresenta um bom nivelamento.

bom_alinhamento_postural_biofotogrametria_treino_em_foco

Como definir através da biofotogrametria se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural da pelve no plano frontal, ou seja um bom nivelamento da pelve em vista frontal?

Para avaliar através da biofotogrametria se o indivíduo apresenta a pelve nivelada ou desnivelada no plano frontal é necessário identificar através da biofotogrametria e demarcar o processos ósseas da Espinhas Ilíacas Antero Superiores (EIAS). Na sequência um foto deverá ser realizada com o indivíduo no plano frontal. Em seguida, um segmento de reta deverá ser traçado unindo a EIAS do lado direto com a EIAS do lado esquerdo.

Caso o ângulo obtido seja entre 0,1° até 1,0°, pode-se definir que o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural da pelve, ou seja apresenta a pelve nivelada.

No vídeo de hoje, serão apresentados outros pontos biofotogramétricos de análise postural e como identifica-se para cada ponto de o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural.

treino_em_foco_bom_alinhamento_postural_biofotogrametria_desvios_posturais_avaliacao_postural

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam como identificar se o indivíduo apresenta um bom alinhamento postural através da biofotogrametria.