terça-feira, fevereiro 18, 2014
Capa / Textos Técnicos / Fórmula da definição muscular

Fórmula da definição muscular

O que você entende por definição muscular? Várias respostas podem surgir, porém uma coisa é certa, definir um músculo é mostra-lo. Vou explicar melhor.

Sobre a nossa musculatura temos uma “capa” de gordura que se for muito elevada ela acaba “mascarando” o músculo, ou seja, impede que possamos vê-lo deforma adequada. Então pessoas que apresentam um %G (percentual de gordura) elevado não possuem uma boa definição muscular pois tem uma grande camada de gordura sobre os grupos musculares.

Por outro lado se você for magro (baixíssimo %G) mas também baixo teor muscular você também não apresenta uma boa definição muscular. Mesmo com baixa camada de gordura os músculos são tão pouco desenvolvidos que não serão “mostrados”. Neste caso você necessitaria de um trabalho de hipertrofia muscular para elevar o seu volume muscular total.

Diante do que analisamos até então para obtermos uma ótima definição muscular deve ocorrer: a diminuição do teor de gordura e o aumento do volume muscular. Assim criamos a fórmula:

 

DEFINIÇÃO MUSCULAR = MENOS GORDURA + AUMENTO DO VOLUME MUSCULAR

 

                Desta forma três casos de prescrição de treinamento podem ser executados baseados na sua morfologia corporal.

A)     Você é magro com baixo teor de gordura e baixo desenvolvimento muscular.

PRESCRIÇÃO = HIPERTROFIA

B)      Você apresenta um bom volume muscular porém é “gordinho” com uma razoável camada de gordura corporal subcutânea (gordura que fica sobre a musculatura).

PRESCRIÇÃO = EMAGRECIMENTO POR PERDA DO PESO GORDO

C)      Você apresenta pouco desenvolvimento muscular e um teor de gordura relativamente alto, isto é, você é o que chamamos tecnicamente de “falso magro”.

PRESCRIÇÃO = HIPERTROFIA MUSCULAR + EMAGRECIMENTO (- PESO GORDO)

Procure descobrir qual é o seu biótipo e comece a treinar baseado nas informações que passei acima. Evidentemente busque orientação de um profissional de Educação Física para elaborar seus treinos e assim poder maximizar os processos já que alguns treinos são CONCORRENTES, Já ouviu falar sobre isso? Não? Isto fará parte de outro texto técnico de segundas feiras.

Boa semana e bons treinos.

Estude, faça a diferença!

Texto produzido pelo: Prof. Dr. João Moura.

Fórmula da definição muscular
9 Votos, 6.00 Classificação média (63% score)

Sobre João Moura

Formação na área de Educação Física com doutorado como título máximo, sendo que este doutorado foi desenvolvido na área de AVALIAÇÃO E PRESCRIÇÃO DE EXERCÍCIOS, além de apresentar mestrado na área de CINEANTROPOMETRIA.

2 comentários

  1. Parabéns João Moura, pela grande qualidade das informações que vem disponibilizando para as pessoas, seu trabalho é de extrema competência, desde q descobri o site e o canal no youtube, através do face do ANDER ,fico lendo sempre o site e vendo os videos postados.continue com o belo trabalho que vem fazendo!!!

    • Obrigado Luciano Costa,
      Buscamos dia a dia fazer o melhor trabalho possível para traduzir a ciência do treinamento de forma simples e clara para os praticantes de todas as modalidades de exercitação física, principalmente praticantes de musculação.
      Continue nos acompanhando.

      Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top