Treinos para o futevôlei – Como estão sendo realizados?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Com a realização de treinos específicos para o esporte futevôlei o professor João Moura melhorará seus níveis de resistência cardiorrespiratória, potência e agilidade.

treino_em_foco_treino_futevolei_voltando_aos_treinos

Passados aproximadamente cinco meses da lesão que o professor João Moura sofreu na coluna vertebral, o médico traumatologista que está acompanhando a sua recuperação o liberou para a realização de exercícios físicos com maior intensidade. Diante disso, o professor iniciou a realização de sessões de treinos especificas para o futevôlei, esporte que pratica sistematicamente. Nesses treinamentos são realizados exercícios de fundamentos do jogo, como defesa, passe e ataque. Esses treinamentos também tem como foco produzir as movimentações especificas realizadas no jogo.

Um ponto importante a salientar é que durante a realização dessas sessões de treino para o futevôlei ocorrerá a solicitação de algumas valências biomotoras. Ou seja, em uma sessão de treino será aprimorado os níveis de resistência cardiorrespiratória, potência e agilidade. Obviamente dependendo da seleção dos exercícios e da manipulação da duração e intensidade o professor João Moura poderá enfocar mais sobre uma determinada valência biomotora dessas citadas acima.

Como estão sendo realizadas as sessões de treinamento de futevôlei do professor João Moura, nessa sua volta aos treinos?

Como vocês veem acompanhando nessa série intitulada de Voltando aos treinos, após a lesão sofrida exatamente no dia 12 de novembro de 2016, o professor João Moura vem realizando um trabalho recuperativo de forma graduada e paulatina. Para relembrar, após a liberação do médico traumatologista para realização de exercício físico o professor começou realizando exercício extremamente leves, como as caminhadas. Nesse período na maioria das vezes para controlar a intensidade dessas caminhadas o professor utilizava a percepção de dor na região das fraturas na coluna vertebral. Pois bem, passado esse primeiro período recuperativo, o traumatologista liberou o professor João para iniciar a realização de exercício com uma maior intensidade. Diante disso, ele (professor João) começou a realizar sessões de treinamento aeróbio com trote e também sessões de Treinamento Resistido com Pesos (TRP) visando os aumentos de força e massa muscular (hipertrofia).

treino_Em_foco_musculação_treinamento_recuperação

Esses dois períodos de treinamento descritos acima e já apresentados em vídeos aulas anteriores, o professor obviamente conseguiu melhorar a sua condição física e isso o preparou para progredir na sua recuperação. Dessa forma, na consulta de retorno ao seu traumatologista o mesmo o avaliou e lhe liberou para a realização de exercício físico de maior intensidade, ou seja, de maior exigência física. Com isso, professor iniciou a realização de treinamento específicos para o futevôlei, esporte que pratica sistematicamente, aproximadamente três vezes por semana.

Nos primeiros treinos para o esporte futevôlei o professor vem realizando exercícios de fundamentos   como, recepção, defesa e ataque, simulando situações que ocorrerão no jogo. Além disso, em alguns momentos são realizados exercícios específicos com o enfoque na parte físico, isto é, exercícios de deslocamentos laterais, frontais e posteriores sem a utilização do implementos bola. Nesses momentos são intercalados deslocamentos em baixa velocidade e alta velocidade e com durações diferenciadas, tentando deixar a sessão de treino a mais especifica possível com o jogo.  Como realizado nos períodos posteriores da sua recuperação na maioria das vezes a intensidade dos exercícios são controladas pela percepção de dor na região da lesão.

voltando_aos_treinos_futevolei_treino_em_foco

Quais os possíveis benefícios que o professor João terá ao realizar sessões de treinos de futevôlei?

Com a pratica dessas sessões de treinos específicos para o esporte futevôlei ocorrerá a solicitação de algumas valências biomotoras especificas como: resistência cardiorrespiratória, potência e agilidade. Obviamente a magnitude da exigência sobre cada uma dessas valências biomotoras dependerá da forma de manipulação dos exercícios, ou seja, duração e intensidade do mesmo.

Portanto, podemos compreender que com a realização dessas sessões de treino, o professor João terá aumento dos níveis de resistência cardiorrespiratória, potência e agilidade. Porém, como mencionado acima a magnitude da melhora dos níveis dessas valências biomotoras, dependerá da forma de condução da sessão de treino, isto é da duração e intensidade dos exercícios propostos.

treino_em_foco_futevolei_tecnico

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem o treino de futevôlei do professor João Moura na sua volta aos treinos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *