Realizar treinos de potência muscular no futevôlei são importantes para atletas ou praticantes dessa modalidade, pois é uma das principais valências biomotoras solicitadas nesse esporte.

potencia_muscular_no_futevolei_treinamento_fisico_treino_fisico_potencia_muscular

No esporte futevôlei várias valências biomotoras são solicitadas. Entretanto, uma das valências biomotoras mais solicitadas no jogo de futevôlei é a potência muscular. Diante disso, passa ser extremamente importante que atletas ou praticante desse esporte (futevôlei) executem treinos de potência muscular no futevôlei. Para treinar essa valência biomotora, pode-se realizar exercícios defensivos como por exemplo um praticante posicionar-se no fundo da quadra e, seu parceiro do outro lado da quadra com as bolas (outro lado da rede). Dessa forma, o indivíduo que está com as bolas jogará a bola para o outro lado da quadra, e imediatamente o praticante que está no fundo da quadra deverá deslocar-se na maior velocidade possível para realizar o movimento de defesa. Com isso trabalhando de forma intensa as valências biomotoras de velocidade de reação, aceleração, de membros e principalmente potência muscular.

Outro exercício para trabalhar essas valências biomotras descritas acima e também agilidade é o praticante ao invés de posicionar-se no fundo da quadra, se posicionar próximo a rede de frente para o outro indivíduo que está com a bola. Em seguida o indivíduo jogara a bola sobre o praticante que está do outro lado da rede, exigindo que realize uma rotação do seu corpo e troca rápida de direção (exigindo fortemente agilidade). Em seguida como no exercício anterior o praticante deverá deslocar-se na maior velocidade possível para realizar o movimento de defesa. Também nesse exercício será trabalho de forma intensa o valência biomotora de potência muscular.

Hoje o Treino em Foco dará sequência da série que aborda o treinamento físico com bola para esportes coletivos com mais um vídeo.

potencia_muscular_no_futevolei_treino_em_foco_potencia_muscular_treinnamento_fisico

Qual o principal objetivo da série que aborda o treinamento físico com bola para esportes coletivos?

Relembrando você seguidor que o principal objetivo dessa série do Treino em foco é identificar e treinar as principais valências biomotras dos esportes coletivos utilizando o implemento motivacional bola. Para que consequentemente os atletas ou praticantes de um determinada modalidade esportiva venham a se empenhar mais no treino físico daquela modalidade.

No último programa (semana passada) o Treino em foco apresentou uma ideia de treinamento para agilidade e potência no esporte futevôlei. Lembrando também que a ideia não é passar o treinamento em si, mas sim criar em vocês seguidores reflexões e linhas de raciocínio para realizar ou prescrever um treinamento físicos para um determinada modalidade esportiva.

E no programa de hoje continuaremos a desenvolver ideias de treinos físicos no futevôlei, apresentando exercícios para treinar a valências biomotoras de aceleração, velocidade e potência muscular no primeiro exercício.  Já no segundo exercício que apresentaremos no programa de hoje ocorrerá o envolvimento da valência biomotora de agilidade.

Como realizar o primeiro exercício defensivo para trabalhar potência muscular no futevôlei?

Para realizar esse exercício defensivo buscando trabalhar potência muscular no futevôlei, um indivíduo deverá posicionar-se em um lado da rede com as bolas. O indivíduo que efetivamente irá praticar o exercício defensivo deverá posicionar-se do outro lado da rede mas especificamente no fundo da quadra.

Diante desse posicionamento inicial o indivíduo que está com as bolas no outro lado da rede irá jogar a bola para o outro lado da quadra próximo a rede. Dessa forma, o indivíduo que está do outro lado e que efetivamente fará o trabalho deverá se deslocar na maior velocidade possível em direção a bola e, realizar o movimento defesa, ou seja, deverá evitar que a bola toque a chão.

potencia_muscular_no_futevolei_treino_em_foco_treinamento_fisico_treinos_fisicos

Feito o primeiro movimento defensivo, o praticante poderá voltar andando para a posição inicial (fundo da quadra). Em seguida novamente o indivíduo jogará a bola e o praticante deverá realizar o movimento defensivo antes que a bola toque a chão. Essa é umas das características desse exercício para trabalhar potência muscular no futevôlei, ou seja, o praticante poderá fazer um movimento defensivo e voltar caminhando para posição inicial. Essa característica de execução é importante pois a ideia é dar ao praticante um tempo de recuperação e regeneração do sistema energético, para que na próxima execução consiga realiza o movimento da mais rápida possível e dessa forma trabalhando de forma eficiente a potência muscular no futevôlei.

Um ponto importante é que o exercício poderá ser trabalhado nos dois extremos da rede ou seja, do lado direito e lado esquerdo. Essa variação de lados é interessante para trabalhar também o elementos técnico do jogo, pois em uma partida de futevôlei ocorrerá momentos em que o atleta terá que realizar defesas do lado direito e esquerdo.

potencia_muscular_no_futevolei_treino_em_foco_potencia_muscular_treinnamento_fisico

Nesse exercício de potência muscular no futevôlei, quais as outras valências biomotoras que serão trabalhadas ou exigidas?

Nesse primeiro exercício será trabalhado questões de velocidade e aceleração partindo da inercia, ou seja, o praticante deverá encontrar-se parado e em seguida produzir a maior aceleração possível para realizar um movimento defensivo. Dessa forma, no primeiro exercício defensivo no futevôlei, trabalhara-se forte a velocidade acelerativa, velocidade de reação pois o praticante terá o estimulo visual da pingada e na sequencia imediatamente deverá realizar uma reação para realizar o movimento defensivo. Ainda será trabalhado velocidade de deslocamento e de membros, obviamente de membros inferiores.

Também ocorrerá uma grande exigência de força e principalmente de potência muscular para o praticante sair da inercia e realizar o movimento de defesa. Notaremos que na realização do exercício defensivo para trabalhar potência muscular no futevôlei, ocorrerá tendência a grande elevação da frequência cardíaca em virtude dos movimentos acalerativos e da grande exigência da valência biomotora de resistência anaeróbia.

Agora na sequencia descreveremos um exercício muito parecido com o descrito anteriormente, entretanto nesse próximo exercício será solicitado também a valência biomotora de agilidade nesse exercício para treinar potência muscular no futevôlei.

treino_em_foco_treinamento_fisico_potencia_muscular_no_futevolei

Como realizar o segundo exercício de defesa buscando trabalhar potência muscular no futevôlei e também agilidade?

No primeiro exercício o praticante necessitará estar em uma posição e quando visualizar a bola sendo jogada, deverá acelerar o máximo possível (trabalhando velocidade de aceleração, de membros, reação e potência muscular) para realizar o movimento de defesa e evitar que a bola toque o chão, ou seja, o praticante não necessita trocar a direção.

Já nesse segundo exercício para treinar potência muscular no futevôlei, o executante estará próximo a rede, o indivíduo do outro lado da rede jogará a bola em direção ao fundo da quadra sobre o praticante que deverá executar a defesa (tomando um lob). Na sequencia o praticante deverá rodar o corpo e deslocar-se na maior velocidade possível para realizar o movimento de defesa no fundo da quadra.

treino_em_foco_treinamento_fisico_potencia_muscular_no_futevolei_

Da mesma forma como o exercício anterior, esse segundo exercício de defesa poderá ser realizado nos dois extremo da rede, ou seja, no lado direito e esquerdo, objetivando desenvolver além de parte física alguns elementos táticos do jogo futevôlei. Similarmente ao exercício anterior o praticante realizará o movimento de defesa na maior velocidade possível e, na sequencia poderá voltar andando para a posição inicial para que ocorra recuperação energética (fosfocreatina), neurotransmissores e da frequência cardíaca. Com isso possibilitando a ele (praticante) realizar a próxima execução na maior velocidade possível.

treinamento_físico_treino_em_foco_treinos_físicos_potencia_muscular_futevolei

Nesse segundo exercício para trabalhar potência muscular no futevôlei, além obviamente de trabalhar potência muscular quais as outras valências biomotoras solicitadas?

Na execução desse segundo exercício de defesa, além de um forte trabalho de potência muscular ocorrerá grande exigência das valências biomotoras de aceleração, reação e de membros. Também nesse e exercício será solicitado fortemente a valência biomotora de agilidade para que o praticante realize a rotação do corpo e, a mudança de direção.

Porém a maior diferença em valência biomotoras exigidas nesse segundo exercício comparado ao primeiro é que nesse (segundo exercício) ocorrerá uma forte exigência da valência biomotora de agilidade, para que o praticante execute o movimento de rotação do corpo e torque a direção para realizar a defesa.

Quantas vezes devem ser executadas os movimentos dos exercícios para trabalhar potência muscular no futevôlei?

O número de repetições ou movimentações nos dois exercício descritos acima, dependerá muito da condição física do atleta ou praticante e principamente de qual intensidade de carga de esforço objetiva-se realizar (carga intensa, moderada ou leve). Então é necessário contextualizar e principalmente identificar em qual período de treinamento o atleta ou praticante se encontra e ai sim, prescrever a dose certa do treinamento de potência muscular no futevôlei.

Importante lembrar que o princípio da progressividade da carga deve sempre ser levado em consideração e respeitado.

treino_em_foco_treinamento_fisico_potencia_muscular_no_futevolei_

Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e saiba como realizar exercício para treinar a valência biomotora de potência muscular no futevôlei.