Treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei são essenciais para que o praticante adquira um bom condicionamento físico para praticar o esporte futevôlei.
As valências biomotoras de agilidade, potência muscular e resistência anaeróbia são fortemente solicitada na pratica do esporte futevôlei. Diante dessa afirmação é essencial realizar treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei. Para treinar essas valências biomotoras citadas (agilidade, potência muscular e resistência anaeróbias) o praticante poderá realizar exercícios de defesa com os pés e cabeça com deslocamentos trocando sentido e direção dos movimento, com isso trabalhando a valência biomotora de agilidade. Nesses exercícios o praticante deverá realizar movimentos de aceleração e desaceleração trabalhando de forma intensa potência muscular. Lembrando que os exercícios devem ser realizados com implemento bola, dessa forma sendo uma motivação para o praticante, já que ele estará realizando movimento técnicos que serão exigidos no momento do jogo de futevôlei.
Entretanto, devemos lembrar que o objetivo principal é trabalhar a parte física do praticante e não questões técnicas.
No programa da semana passada da série treinamento físico nos esportes coletivos com bola, apresentamos um trabalho de aquecimento buscando preparar o indivíduo para o esforço físico do treino físico que será aplicado no esporte futevôlei, que é a primeira modalidade esportiva com bola que estamos abordando nessa série.
No primeiro e segundo programa dá serie o Treino em Foco apresentou as valências biomotoras exigidas nos esportes coletivos com bola.
O que será apresentado no programa de hoje?
No programa de hoje apresentaremos para você seguidor como realizar um treino de potência muscular e agilidade na areia. Para executar os exercícios que apresentaremos hoje o praticante necessitará realizar movimento de aceleração e desaceleração, dessa forma necessitando de muita potência muscular.
Então no programa de hoje realizaremos um treino de potência e agilidade realizando movimento de aceleração e desaceleração utilizando os fundamentos de defesa no futevôlei de cabeceio e com os pés. Lembrando que o principal objetivo é treinar a parte física utilizando os fundamentos do esporte. Entretanto se no momento da realização do treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei ocorrer erros nas execuções técnicas dos exercícios, pode-se sim corrigir a técnica de execução dos fundamentos, mas lembrando e reforçando que o objetivo é treinar a parte física do praticante.
Quais exercícios podem ser realizados para executar o treino de potência muscular e agilidade no futevôlei?
Para realizar o treino de potência muscular e agilidade no futevôlei, pode-se realizá-lo na caixa de área utilizando dois pequenos cones para balizar o deslocamento do praticante. É interessante que os exercícios sejam sempre realizados de frente para a rede do futevôlei, ou seja, o praticante executa os deslocamentos sempre visualizando a rede dos futevôlei, para trabalhar os conceitos ou deslocamentos que serão utilizados no momento do jogo.
Os exercícios que apresentaremos hoje o praticante deverá realizar movimentações ou deslocamentos defendendo primeiramente com a cabeça e depois com os pés.
Na sequência descreveremos como o praticante deverá realizar os exercícios no treino de potência muscular e agilidade no futevôlei.
Como realizar exercício de defesa com cabeceio no treino de potência muscular e agilidade no futevôlei de forma correta?
No primeiro exercício que será de defesa com a cabeça, o praticante deverá deslocar-se de frente fazer a volta no cone e, na sequencia realizar um deslocamento de costas e realizar a defesa com a cabeça. O praticante deverá executar as defesas tanto no lado direito com no lado esquerdo.
Um ponto importante é que o praticante deverá a todo momento visualizar a bola, ou seja, quando realizar os deslocamentos deverá a todo momento tentar visualizar a bola. Dessa forma, trazendo a realidade do jogo do futevôlei.
Quais as valências biomotoras mais solicitadas nesse exercício do treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei?
Nesse exercício a valência biomotora mais solicitada será a de resistência anaeróbia, com isso ocorrendo uma forte utilização de glicogênio muscular e fosfocreatina para a ressitense de ATP. A valência biomtora de agilidade será fortemente solicitada no exercício de defesa de cabeça, e pôr fim a valência biomotora de potência muscular também será fortemente solicitada para que o praticante consiga executar os movimentos de aceleração e desaceleração e retomada da aceleração durante o exercício.
Então nesse exercício descrito ocorrerá uma forte solicitação da valências biomotras de : agilidade, potência muscular lembrando que potência muscular é força x velocidade para que o praticante consiga desacelerar “travar” o movimento e acelerar novamente e, também ocorre um forte exigência de resistência anaeróbia.
Como executar o exercício de defesa com cabeceio para trabalhar com maior intensidade ou menor intensidade as valências biomotoras utilizadas nesse exercício?
Se o objetivo do praticante for trabalhar de forma mais intensa a valência biomotora de resistência o tempo de trabalho (tempo de execução do exercício) deverá ser aumentado, se o praticante quiser dar ênfase em potência muscular e agilidade as movimentações no exercício deverão ser executadas de forma mais curtas e intensas.
Na sequência descreveremos como realizar o exercício de defesa com os pés no treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei.
Como executar o exercício de defesa com os pés no treino de potência muscular e agilidade par ao futevôlei?
O praticante deverá como no exercício anterior realizar deslocamentos de frente e de costas, ou seja, deslocar-se até o conei da frente realizar a volta nele e, na sequencia deslocar-se de costas para realizar a defesa com os pés.
Como descrito no exercício anterior o praticante deverá executar os deslocamentos sempre tentando visualizar a bola.
Quais as valências biomotoras exigidas no exercício de defesa com os pés no treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei?
No exercício de defesa com os pés no futevôlei, ocorrerá uma forte exigência da valência biomotoras de agilidade para realizar as trocas de direção e sentido no exercício. Ocorrerá também uma forte exigência da valência biomotora de potência muscular, para que o praticante execute os movimentos de aceleração e desaceleração. Lembrando que a valência biomotora de resistência anaeróbia também será fortemente solicitada no treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei.
Então seguidor não perca a vídeo aula de hoje e saiba como executar um treino de potência muscular e agilidade para o futevôlei.