Como realizar o aquecimento no treinamento físico para o futevôlei?

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Para realizar o treinamento físico para o futevôlei é necessário executar um aquecimento buscando preparar o praticante fisiologicamente para a carga de esforço que ele será submetido.

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O aquecimento é necessário para preparar fisiologicamente o praticante para receber uma carga de esforço durante o treinamento que ele realizará. Diante dessa afirmação para realizar um treinamento físico para o futevôlei, buscando desenvolver as principais valências físicas necessário durante prática desse esporte o aquecimento é muito importante.  Um forma de realizar o aquecimento do praticante é executar exercícios de deslocamento lateral realizando os fundamentos técnicos do futevôlei com a cabeça, ombro, coxa e pé. Outro exercício que pode ser realizado como forma de aquecimento buscando preparar o praticante para o treinamento físico para o futevôlei, são deslocamentos frontais e posteriores e, executar os fundamentos técnicos com a cabeça, pé, ombro e peito.

Realizar os exercícios de aquecimento utilizando o implemento bola e executando os fundamentos técnicos é interessante pois melhora a técnica do praticante.

Nos programas anteriores da série treinamento físico com bola para esportes coletivos, apresentamos uma abordagem teórica das valências biomotoras dentro dos esportes coletivos com bola. Relembrando que a ideia dessa série do Treino em Foco é apresentar para vocês seguidores como treinar essas valências biomotoras, utilizando o implemento bola dentro de vários esportes. Para isso, teremos vários programas mostrando como treinar essas valências biomotoras em diferentes esportes.

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Como será a temática dos próximos programas da série treinamento físico?

A partir do programa de hoje todos serão práticos, ou seja, será apresentado uma abordagem teórica e principalmente realizaremos a prática para que você seguidor consiga visualizar como poderá realizar um treinamento físico com bola para diferentes esportes coletivos.

No programa de hoje começaremos apresentando exercícios com bola para realizar um treinamento físico para o futevôlei. Apresentaremos para vocês como treinar as principais valências biomotoras que são solicitadas no futevôlei.

O que é preciso levar em consideração para realizar um treinamento físico para o futevôlei?

Quando realizarmos um treinamento físico para o futevôlei já que o mesmo é praticado ao ar livre, devemos levar em considerações as condições climáticas, pois as mesmas influenciarão na carga de treinamento. Imaginemos que realizaremos esse treinamento físico para o futevôlei em um dia de forte calor, e com a areia bem solta. Com isso dificultando o deslocamento do praticante, ou seja, exigindo maior esforço físico para deslocar-se. Levando em consideração essas duas variáveis citadas (forte calor e areia solta ou pesada) a sessão de treinamento físico para o futevôlei torna-se mais pesada, se comparada se o mesmo treinamento fosse realizado a noite e com um piso (areia) não tão pesada.

Diante disso, devemos levar em considerações essas variáveis citadas, pois influenciaram diretamente na performance do praticante durante o treinamento físico para o futevôlei e, até mesmo para outros esportes coletivos.

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O que é necessário realizar antes de começar o treinamento físico para o futevôlei?

Primeiramente devemos identicar as valências biomotoras mais exigidas no esporte futevôlei.

Quais as principais valências biomotoras exigidas no futevôlei?

As principais valências biomotoras exigidas no futevôlei são: aceleração e desaceleração já que é necessário executar movimentações curtas para realizar os fundamentos do futevôlei. É necessário um alto grau de potência muscular para que o praticante consiga arrancar forte e frear forte os movimentos. É importante o praticante ter um ótima velocidade de membros para realizar a movimentação de jogo, porém, outros fundamentos que utilizam os seguimentos cabeça e tronco também necessitam de boa velocidade de membros. As valências biomotoras de resistência aeróbia e anaeróbia são fortemente exigidas na pratica do futevôlei.

Todas essas valências biomotoras citadas, porém principalmente a valência biomotora de agilidade e potência muscular devem ser treinadas no treinamento físico para o futevôlei. Pois as mesmas serão fortemente exigidas (agilidade e potência muscular) em fundamentos de com os pés, cabeça e tronco realizadas durante o jogo de Futevôlei.

Hoje apresentaremos aquecimentos específicos que poderão ser realizados no futevôlei com a bola, para preparar o praticante para a sessão de treinamento físico para o futevôlei, buscando obviamente desenvolver ou melhorar as principais valências biomotoras desse esporte que é potência muscular e agilidade.

Os primeiros exercícios de aquecimento serão de deslocamentos laterais com a bola.

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Quais exercícios realizar para o aquecimento no treinamento físico para o futevôlei?

Como primeiro exercício de aquecimento para uma sessão de treinamento físico para o futevôlei, pode-se realizar o exercício de deslocamento lateral com bola executando os fundamentos técnicos com pé, coxa, ombro, cabeça frontal e lateral.

A ideia principal é que o praticante já trabalhe no aquecimento o refinamento do fundamento técnico e, também a parte física buscando preparação para o treinamento mais intenso na sequência. No aquecimento é interessante que se trabalhe tanto os fundamentos técnicos do lado direito e do lado esquerdo, para desenvolver também a técnica do praticante. Porém, lembrando que o objetivo principal do aquecimento não é o desenvolvimento técnico e sim, prepara do indivíduo para o treinamento físico par ao futevôlei.

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Por que não foi trabalhado o fundamento de peito no início do aquecimento?

Porque o fundamento de peito é o que exige em tese maior esforço do praticante, diante dessa afirmação, necessita-se que o praticante execute exercício de menor intensidade no começo do aquecimento e, venha a executa os fundamentos com o peito quando após estar com um certo grau de preparo.

Como realizar o fundamento de peito no aquecimento visando o preparo do indivíduo para o treinamento fisco no futevôlei?

Para realizar o aquecimento ou preparação executando fundamentos e peito, o praticante deverá realizar deslocamentos laterais e executar em intensidade de leve a moderada os fundamentos de peito.

Na sequência descreveremos alguns exercícios de deslocamento frontal de frente e costas, com intuito de aquecimento para o treinamento físico no futevôlei.

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Como fazer os exercícios de deslocamento frontal e costas no aquecimento para o treinamento físico para o futevôlei?

O praticante deverá realizar deslocamentos frontal executando o fundamentos técnico (passe de peito, ombro, pé ou cabeça) deslocar de costas e realizar novamente o fundamento técnico. Ou seja, nesse exercícios de aquecimento será exigido do praticante a aceleração, desaceleração, potência muscular e um pouco de agilidade para realizar esse exercício de aquecimento.

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Qual a visão geral do aquecimento buscando prepara o indivíduo para executar o treinamento físico para o futevôlei?

Para realizar o aquecimento objetivando preparar o praticante para o treinamento físico para o futevôlei, deverá buscar-se realizar exercícios de deslocamento lateral e frontal e, conjuntamente trabalhando os fundamentos técnicos do esporte que é importante para treinar essas capacidade no praticante e para motivá-lo a realizar o treino.

Quanto tempo e qual intensidade devemos realizar o aquecimento para o treinamento físico para o futevôlei?

O tempo e a intensidade dos exercícios de aquecimento dependerão do nível do estres térmicos (calor ou frio), do horário que está sendo realizado esse treinamento e principalmente do nível ou condição física que se encontra ao praticante. Levando todas essas variáveis em consideração conseguiremos realizar uma preparação adequada para o treinamento físico para o futevôlei.

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Seguidor, não perca a vídeo aula de hoje e conheça alguns exercícios de aquecimento que podem ser realizados para o preparar o indivíduo ao treinamento físico para o futevôlei.

 

 

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