Ponto de descanso ocorrerá nos exercícios de musculação nos ângulos da amplitude de movimento aonde os braços de alavanca da resistência são pequenos.

treino_em_foco_pontos_de_descanso_biomecanica

O que é ponto de descanso?

O ponto de descanso são posições da Amplitude de Movimento (ADM) onde o torque muscular gerado é muito baixo devido ao decréscimo da resistência ao movimento. Ou seja, o torque resistivo gerado contra musculatura em ação decai, consequentemente o torque muscular gerado decairá. Diante disso, essas posições consideradas os pontos de descanso gerarão pouco eficiência tensional sobre a musculatura.

 A base de todo esse conceito do ponto de descanso citado acima está intimamente relacionado aos braços de alavancas da resistência no torque resistivo. Ou seja, quando em determinados exercícios os indivíduos produzem braços de alavancas pequenos consequentemente os torques resistidos também serão pequenos. Diante disso, os torques musculares gerados serão pequenos, ou seja, não será realizado uma exigência muscular eficiente.

Dessa forma, pode-se entender que durante a execução dos exercícios na sala de musculação ou de treinamento resistido com pesos, existem ângulos ou posições da ADM em que a musculatura em ação será mais exigida. Entretanto, existem posições ou ângulos da ADM em que a musculatura em ação será menos exigida, essa (s) posição (ões) são denominada (s) de ponto (s) de descanso (s). Na sequência será apresentado o ponto de descanso no exercício stiff.

Como executar e, quais os músculos envolvidos no exercício de stiff?

Para realizar o exercício de stiff o indivíduo deverá posicionar-se com os pés afastados lateralmente aproximadamente na largura do quadril. Em seguida, deverá posicionar os joelhos em extensão. As curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral deverão ser mantidas e preservadas. Realizado o posicionamento inicial apresentado acima no texto o indivíduo deverá pegar uma barra ou halteres. O posicionamento das mãos caso o indivíduo execute o stiff com barra deverá ser aproximadamente da largura dos ombros. Já se o indivíduo executar com halteres preferencialmente o mesmo deverá manter um afastamento dos halteres aproximadamente da largura dos ombros.

Após realização do posicionamento descrito acima o indivíduo estará pronto para iniciar a execução do exercício. Para executar o movimento do exercício stiff o indivíduo deverá realizar uma flexão do quadril na fase excêntrica. Em seguida, indivíduo deverá executar o movimento de extensão do quadril o que representará o fase concêntrica do movimento.  É importante que durante a execução do stiff o indivíduo mantenha as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.

Durante a fase excêntrica do movimento a musculatura de isquiotibiais, glúteo máximo, eretores da espinha serão solicitados para realizar o freio excêntrica. Ou seja, as musculaturas citadas acima serão estiradas sobre tensão. Essa exigência ocorrerá pois a quilagem imposta na barra ou halteres mais o força gravitacional produzirá o movimento de flexão do quadril. Já durante a fase concêntrica do movimento ocorrerá uma forte solicitação dinâmica de encurtamento para produzir o movimento de extensão do quadril, dos grupos musculares isquiotibiais ( semitendinoso, semimembranoso e bíceps femoral cabeça longa) e principalmente do músculo glúteo máximo. Importante lembrar que durante a fase concêntrica continuará ocorrendo uma contração isométrica dos músculos que compõem o grupo dos eretores da espinha e quadrado lombar para manter o alinhamento adequado da coluna vertebral.

stiff_ponto_de_descanso_treino_em_foco_biomecanica

Em que ponto da ADM ocorre o ponto de descanso durante a execução do exercício stiff?

Analisando somente a musculatura que atuam de forma dinâmica no exercício stiff (glúteo máximo e musculatura isquiotibiais) quando o indivíduo executa a fase excêntrica do movimento aproximando fortemente a barra solo e, executa a fase concêntrica até um ponto aonde não ocorra alinhamento total do corpo, esses serão os pontos onde produzira-se os maiores braços de alavanca da resistência. Consequentemente o torque resistido sobre a musculatura envolvida dinamicamente (isquiotibiais e glúteo máximo) será maior. Com isso, o torque muscular, ou seja, a exigência muscular será maior.

O ponto de descanso ou o ponto aonde a musculatura envolvida dinamicamente terá menor exigência no exercício de sitff ocorrerá quando o indivíduo no final da fase concêntrica (extensão do quadril) realizar um alinhamento completo do corpo. Nesse ponto, o braço de alavanca da resistência produzido será pequeno. Consequentemente, o torque resistivo gerado sobre a musculatura será menor e, com isso o torque muscular será reduzido. Dessa forma, mostrando-se um ponto de baixa exigência e eficiência muscular.

Na sequência apresentaremos os pontos de descanso no exercício good morning (bom dia).

treino_em_foco_pontos_de_descanso_biomecanica_stiff

Em que momento da ADM ocorre o ponto de descanso durante a execução do exercício good morning?

Para executar o exercício de good morning o indivíduo deverá primeiramente posicionar-se com os pés afastados lateralmente aproximadamente na largura do quadril. Em seguida deverá estender os joelhos. Após realizar esses procedimentos descritos acima o indivíduo deverá posicionar a barra aproximadamente sobre o trapézio superior.

Após essa padronização inicial o indivíduo estará pronto para executar o exercício. Da mesma forma como o exercício de stiff o indivíduo deverá executar na fase excêntrica uma flexão do quadril. Ao executar essa fase os músculos isquiotibiais e glúteo máximo deverão realizar um freio excêntrico. Com isso, esses músculos serão alongados ou estirados sobre tensão. Já durante a fase concêntrica será realizado o movimento de extensão do quadril. Durante essa fase do movimento os músculos isquiotibiais e glúteo máximo deverão contrair-se, ou seja, encurtar-se contra a resistência para realizar o movimento de extensão do quadril. Ou seja, durante a fase concêntrica ocorre um forte encurtamento dos músculos isquiotibiais e glúteo máximo. Importante salientar que durante a execução tanto da fase concêntrica e excêntrica ocorrerá uma contração isométrica dos músculos eretores da espinha e quadrado lombar para manutenção das curvaturas naturais e fisiológicas da colune vertebral.

good_morning_exercicio_posteriores_de_coxa_treino_em_foco

A posição ou ângulo da ADM aonde ocorre o ponto de descanso no exercício de stiff será o mesmo durante a execução do exercício good morning. Ou seja, caso o indivíduo durante a execução do exercício good morning no final da fase concêntrica realize um alinhamento completo do corpo esse ponto representará um ponto de descanso. Pois com o alinhamento do corpo o braço de alavanca produzido pela resistência (barra) será pequeno ou quase zero. Diante disso, o torque resistivo sobre a musculatura será mínimo ou quase zero e, consequentemente a tensão muscular produzida ou o torque muscular será mínimo.

ponto_de_descanso_good_morning_treino_em_foco_exercicios_musculacao

Seguidores, não percam o vídeo de hoje e conheçam o conceito do ponto de descanso.