Você EXECUTA o exercício Stiff, em seu treino de membros inferiores?
Será que você sabe EXECUTAR CORRETAMENTE o exercício Stiff?

Você sabe realizar o MOVIMENTO para fixar, e ESTABILIZAR bem o cintura escapular durante a execução do Stiff?
No exercício Stiff a base de trabalho é FLEXÃO e EXTENSÃO do Quadril. O movimento de FLEXÃO DO QUADRIL é gravitacional devido a QUILAGEM utilizada, e a EXTENSÃO DO QUADRIL é realizada pelos músculos Glúteo e Isquiotibiais de FORMA DINÂMICA, lembrando obviamente que os músculos Eretores da Coluna, juntamento com o Quadrado Lombar trabalharão para ESTABILIZAR a COLUNA VERTEBRAL durante a execução do exercício Stiff, pois ocorre uma tensão grande sobre a coluna e consequentemente a necessidade de uma estabilização muito forte realizada por essas grupos musculares citados.
Entretanto no momento da execução do exercício, DEVEMOS ter um posicionamento de FIXAÇÃO da cintura escapular para que não ocorra durante a execução do Stiff movimento da CINTURA ESCAPULAR, pois esse movimento é INADEQUADO para a execução o Stiff.
Por que INADEQUADO?
Porque como comentado anteriormente o exercício de Sitff tem por OBJETIVO trabalhar a musculatura de Isquiotibial, e Glúteo Máximo de forma dinâmica. Se no momento do exercício ficarmos MOVIMENTANDO DINAMICAMENTE a cintura escapular, não teremos uma ESTABILIZAÇÃO adequada da Cintura escapular, com isso estaremos realizando um movimento de pêndulo com a barra que não é adequado em termos de ESTABILIZAÇÃO do corpo.
Então a estabilização do CORPO no exercício Stiff passa pelos: Eretores da coluna vertebral com CONTRAÇÃO ISOMÉTRICA intensa estabilizando e fixando a coluna vertebral, passa também por estabilização da cintura escapular, ou seja, para essa ESTABILIZAR a cintura escapular necessitaremos de um trabalho forte de: TRAPÉZIO e ROMBOIDES .
Então para EXECUTAR o exercício Stiff, nos posicionamos com um leve afastamento lateral do pés aproximadamente na largura dos QUADRIS OU DOS OMBROS, realizamos o alinhamento da COLUNA VERTEBRAL mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas, pegamos a barra, e executamos o exercício Stiff. Lembrando que devemos travar ou fixar a CINTURA ESCAPULAR juntamente com a coluna vertebral, e focar o trabalho dinâmico de FLEXÃO EXCÊNTRICA do Quadril, e EXTENSÃO CONCÊNTRICA do Quadril, pois esse é o objetivo do exercício, ou seja, devemos EVITAR o movimento de cintura escapular e focar somente na flexão e extensão do QUADRIL.
Então SEGUIDOR, se você está com dúvida na EXECUÇÃO do exercício Stiff, e quer saber como EXECUTAR CORRETAMENTE, não perca a vídeo aula de hoje.