Você EXECUTA em sua rotina de treinamento de membros inferiores o exercício de Leg Press 45°?

Será que EXISTE CARGA AXIAL sobre a coluna vertebral na execução do Leg Press 45°?

Leg Press 45° é um exercício SEGURO?

Para EXECUTAR o Leg Pres 45° alguns cuidado básicos devem ser tomados como: apoiar bem a COLUNA VERTEBRAL no banco, ESTABILIZAR bem o corpo, apoiar a CABEÇA no banco durante a execução evitando realizar uma FLEXÃO CERVICAL, não ESTENDER completamente os joelhos no final da FASE CONCÊNTRICA para que não ocorra aquele “soco” no final do movimento, já que o LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR é atingindo pois ele limita a extensão dos joelhos, então o movimento deve ser realizado com QUASE EXTENSÃO completa dos joelhos e voltando com a flexão dos joelhos, então esses são alguns CUIDADOS BÁSICOS que devemos tomar no momento da execução do Leg Press 45°.

Em um dos nossos programas, analisamos o exercício de Leg Press 45° de “ladinho”, uma moda que muitos praticantes começaram a usar na academia, aonde o individuo executa UNILATERALMENTE o exercício em DECÚBITO LATERAL, ou seja , de lado. Porém a abordagem de hoje vem de um detalhe comentado quando professor João Moura ANALISOU o Leg Press 45° de “ladinho”, ele comentou que durante a execução do Leg Press 45° na sua forma clássica, NÃO TEREMOS carga projetada de forma AXIAL sobre a coluna vertebral, então podemos concluir que o Leg Press 45° é um exercício EXTREMAMENTE INTERESSANTE, pois envolve vários grupos musculares e tem essa vantagem de o individuo executante NÃO SOFRER CARGA AXIAL sobre sua coluna vertebral.
Vamos ANALISAR a plataforma do Leg Press 45° agora. O movimento da PLATAFORMA durante a execução do execício é em um ÂNGULO de 45° com a horizontal, JUSTAMENTE por isso o nome do exercício é Leg Press 45°.
O que devemos perceber é que a movimentação, e a carga ou quilagem posicionada produzirá um MOVIMENTO OBLÍQUO, de 45° considerando a horizontal. Então a carga no Leg Press 45° SERÁ projetada sobre a perna, sobre a coxa produzindo o movimento de FLEXÃO dos JOELHOS e do QUADRIL, essa carga repercutirá na REGIÃO PÉLVICA do executante, empurrando a pelve contra o banco do Leg Press 45°.
Então no Leg Press 45° NÃO TEREMOS carga AXIAL sobre a coluna vertebral, já que essa carga gerada pela quilagem colocada no aparelho, estará impulsionando a PELVE e REGIÃO LOMBAR da coluna vertebral contra o banco, e isso estará em função da inclinação do Leg Press 45°.
Se observamos o trilho que GUIA plataforma do Leg Press 45°, perceberemos que a plataforma rodará em 45°, então o VETOR acompanha o trilho guia. Quando o individuo está executando o exercício a carga estará no SENTIDO de cima para baixo, então toda a quilagem colocada no aparelho IMPULSIONARÁ o seguimento perna, coxa, e pelve no sentido contra o banco do aparelho Leg Press 45°. Logicamente nessa condição DEVEMOS entender que a REGIÃO LOMBAR da coluna vertebral, estará também sendo impulsionada contra o banco, esse processo de impulsionar a lombar contra o banco, NÃO É uma carga axial sobre a coluna vertebral.

Então SEGUIDOR, se você está com DÚVIDA se no exercício de Leg Press 45° ocorre CARGA AXIAL sobre a coluna vertebral, não perca a vídeo aula.