Periodização

O Que é Macrociclo, Mesociclo e Microciclo de Treinamento?

Please log in or register to like posts.

O que é periodização?

Periodização é uma organização das cargas de treinamento ao longo do tempo para que se possa atingir um determinado objetivo, seja ele aumento da hipertrofia, força, resistência muscular, melhora na capacidade aeróbia ou até mesmo emagrecimento. De forma clássica a periodização é dividia em micro, meso e macrociclo de treinamento.

Treino_em_foco_periodização_macrociclo_mesociclo_microciclo

O que é micro, meso e macrociclo de treinamento?

Para conseguir entender esses conceitos explicaremos primeiro o que é um macrociclo. Este é um período maior de treinamento, que na maioria das vezes é caracterizado por um ano de treino.

Treino_em_foco_periodização_macrociclo_mesociclo_microciclo

Já os mesosciclos são períodos de treino menores que podem ter diferentes cargas de treino e objetivos dentro do macrociclo.

Treino_em_foco_periodização_macrociclo_mesociclo_microciclo

Por fim, o microciclo de treinamento é caracterizado com vários períodos de treinamento menores dentro que também podem ter cargas e objetivos de treino dentro do mesociclo de treino. Um ponto importante, é salientar que o número de meso e microciclos dependerá muito do objetivo e da condição física atual do cliente.

Treino_em_foco_periodização_macrociclo_mesociclo_microciclo

Mas, o que é necessário para entender o processo da periodização?

Para isso é necessário que o profissional de educação física tenha um vasto conhecimento sobre o fenômeno fisiológico da supercompensação. Este será o assunto da nossa segunda vídeo aula dessa série sobre periodização.

 

Fenômeno da Supercompensação e Evolução de Treino - Qual a relação?
Reto Abdominal tem alta ativação no Tríceps na Polia?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *