Oblíquos com rotação no Crossover – Como executar?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

O exercício de Oblíquos com rotação no Crossover, é um ótima estratégia para os praticantes de TRP, ou musculação que buscam treinar de forma eficiente os músculos Oblíquos interno e externo.

obliquos_rotação_crossover_treino_em_foco

Em outro programa da série exercícios abdominais, foi explicado que para se treinar a musculatura de Oblíquo interno e externo é necessário realizar exercício que produzem o movimento de inclinação lateral da coluna vertebral ou o tronco contra uma resistência. Entretanto também para se treinar com eficiência a musculatura de Oblíquo interno e externo, pode-se realizar movimentos de rotação lateral da coluna vertebral, particularmente na região lombar. Essa movimentação de rotação podemos executar no exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

 

Na sequência descreveremos qual o posicionamento correto para a execução do exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

 

 Como posicionar corretamente para executar o exercício de Oblíquos com rotação no Crossover?

O praticante deverá posicionar a roldana do aparelho Crossover aproximadamente na altura da articulação do cotovelo, posicionar-se com um afastamento lateral dos pés, e com um posicionamento de semiflexão dos joelhos, buscando com isso uma ótima estabilização da pelve. Pois a pelve estabilizada é fundamental para a execução do exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

obliquos_rotação_crossover_treino_em_foco

Agora descreveremos como executar o exercício.

 

Como executar corretamente o exercício de Oblíquos com rotação no Crossover?

 

Tomando todos os cuidado citados, na sequencia o praticante fará a pegada no cabo, e executará o movimento de rotação lateral da coluna vertebral, particularmente da região lombar, ou seja, ele irá girar seu corpo para o lado oposto do cabo. Reforçando que a rotação é da coluna vertebral e do tronco que é fortemente executada na região lombar, a pelve deve se encontrar o mais estabilizado possível para que o praticante possa executar com eficiência o exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

obliquos_rotação_crossover_treino_em_foco_execução

Então esse exercício com rotação lateral da coluna vertebral contra a resistência solicitará fortemente a musculatura de Oblíquo interno e externo. Músculos pequenos que compõem o grupo Eretores da Espinha ou coluna, que estão junto a coluna vertebral e que tem o poder de produzir rotação da coluna vertebral também serão acionados.

Obliquos_rotação_lateral_coluna

Um ponto importante é que o cabo está na horizontal, e o seu vetor de tração então se encontrará na horizontal oferecendo resistência contra o movimento de rotação lateral da coluna vertebral, isso justificativa porque ocorre forte trabalho de Oblíquo interno e externo.

vetor_exercício_obliquos_rotação_crossover
Como aumentar a carga de esforço no exercício de Oblíquos com rotação no Crossover?

Podemos dosar a intensidade do exercício através da manipulação das placas de peso do aparelho Crossover. Então para intensificar o trabalho sobre a musculatura de Oblíquo interno e externo, se estivermos trabalhando com um indivíduo intermediário ou experiente, podemos aumentar a quilagem ou resistência contra o movimento através da adição das placas, e com isso aumento a tensão muscular sobre os Oblíquos.

 

O exercício de Oblíquos com rotação no Crossover, é indicado para indivíduos iniciantes?

Esse exercício não é muito interessante para indivíduos iniciantes, não pela intensidade da quilagem pois podemos manipular, e sim, pela execução coordenativa do movimento, ou seja, é um exercício que exige para executar de forma correta uma ótima consciência corporal, e um bom domínio coordenativo do corpo.

obliquos_rotação_crossover_treino_em_foco_execução

Por esse fator apresentado passa a ser interessante trabalhar com indivíduos iniciantes outros exercícios para Oblíquo interno e externo, e posteriormente quando esse indivíduo adquirir uma ótima consciência corporal, passa a ser interessante e prescrição doe exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

Não perca o programa de hoje, e tire suas dúvidas sobre o exercício de Oblíquos com rotação no Crossover.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *