Exercício Abdominal na Roldana Alta no Crossover

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Abdominal na roldana alta no Crossover é uma excelente e eficiente variação para treinar os músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo.

abdominal_rodana_alta_crossover

O exercício de Abdominal na roldana alta no Crossover é um ótimo exercício para se introduzir no treinamento para a musculatura da região abdominal. Se a intenção for trabalhar com eficiência o músculo reto abdominal o movimento que devemos executar é uma flexão da coluna vertebral contra uma resistência, com isso será solicitado de forma intensa o músculo Reto Abdominal, Oblíquos interno e externo. Lembrando, que é importante treinar a musculatura da região abdominal porque os músculos que a compõem tem influência sobre o posicionamento pélvico, e consequentemente auxiliando na manutenção das curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral.

Como se posicionar corretamente para executar o exercício Abdominal na roldana alta no Crossover?

O praticante deverá se posicionar de joelhos, de costas para o aparelho, importante manter o alinhamento vertical do corpo e manter as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. A pelve deverá estar bem estabilizada, já os membros superiores irão segurar a corda que gerará tensão contra o movimento de flexão da coluna vertebral.

abdominal_roldana_alta_crossover_posição

Agora descreveremos como executar o exercício Abdominal na roldana alta no Crossover.

Como fazer corretamente o Abdominal na roldana alta no Crossover?

Após tomar todos os cuidados citados anteriormente, o praticante executará o movimento de flexão da coluna vertebral na fase concêntrica do movimento, e uma extensão da coluna vertebral na fase excêntrica do exercício.

abdominal_roldana_alta_crossover_flexão_coluna_vertebralO cabo de resistência do Crossover fará uma resistência contrária, ou seja, para traz. Dessa forma, gerará uma resistência contra o movimento de flexão da coluna vertebral, com isso gerando uma grande trabalho na fase concêntrica do movimento (flexão da coluna vertebral) sobre o músculo Reto abdominal, que é o principal motor do movimento e de Oblíquos interno e externo.

abdominal_roldana_alta_crossover_fase_excentrica

Então podemos notar que o Abdominal na roldana alta no Crossover é um excelente exercício para treinar o músculo Reto abdominal e Oblíquos interno e externo.

Qual a grande vantagem em executar o exercício Abdominal na roldana alta no Crossover?

A grande vantagem desse exercício é que poderemos modular a intensidade da resistência gerada pelo cabo contra o movimento de flexão da coluna vertebral, pela manipulação das placas de peso do aparelho Crossover.

abdominal_roldana_alta_crossover_flexão_coluna_vertebral

Dessa forma, aumentando o número de placas, a resistência gerada pelo cabo contra o movimento de flexão da coluna vertebral será maior, consequentemente exigindo um trabalho mais intenso do músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo. Já se diminuirmos o número de placas, obviamente a resistência contra ao movimento (flexão da coluna vertebral), será menor, consequentemente menor o trabalho de Reto Abdominal e Oblíquos.

Agora descreveremos os principais erros que acontecem na execução o Abdominal na roldana alta no Crossover.

Qual o principal erro na execução do exercício?

O principal erro dos praticantes que executam o Abdominal na rolda alta no Crossover, é ao invés de focar o movimento na flexão da coluna vertebral, que de fato é o movimento que gerará um forte trabalho do Reto Abdominal, é o praticante realizar uma flexão do Quadril.

Dessa forma, se o praticante executar uma flexão do Quadril ele estará acionando fortemente os músculos flexores do Quadril (Reto femoral, Iliopsoas, Sartório ), embora ainda esteja acionando Reto Abdominal para estabilizar o tronco, os músculos motores primários nessa execução serão os flexores do Quadril.

abdominal_roldana_alta_crossover_flexão_quadril

Então executar o exercício Abdominal na rolda alta no Crosoover realizando uma flexão do Quadril não é o movimento mais adequando para se trabalhar de forma intensa os músculos Reto abdominal e Oblíquos interno e externo.

Para exigirmos um trabalho forte de Reto abdominal é necessário no momento da execução do exercício fixar bem a pelve e, somente executar o movimento de flexão da coluna vertebral.

Seguidor, não perca as dicas de execução sobre o exercício Abdominal na roldana alta no Crossover.

 

4 comments on “Exercício Abdominal na Roldana Alta no Crossover

  1. Dr. João Moura

    Se meu objetivo for fortalecimento dos flexores do quadril, eu poderia usar como variação do exercício o movimento tido como “errado” para abdominal?

    • Boa tarde Edmar,

      Sim, pois o exercício demonstrado como “Errado” para o reto abdominal, é correto para os flexores do quadril, bem como a elevação de pernas na barra paralela, dentre outros exercícios que tem forte estímulo para esta musculatura (Flexores do Quadril), porém, você deve tomar cuidado no equilíbrio do treinamento desta musculatura para não acabar gerando desequilíbrios musculares e posteriores desvios posturais. Forte Abraço

  2. No exemplo “erro de execução” fiquei com algumas dúvidas, eu executo esse exercício com uma variação, fazendo a flexão lombar até encostar o cotovelo no chão, utilizo uma carga de 90 quilos, esse carga só pode ser utilizada em função de que um músculo grande ser o responsável pelo movimento, o grande dorsal, além de trabalhar o abdômen de maneira secundária. No vídeo acima a execução parcial do movimento foi atribuída aos flexores do quadril, daí minha dúvida, um abraço.

    • Bruno, o latíssimo do dorso tem sua ativação nos movimentos de adução, extensão, rotação interna e abdução transversal da glenoumeral, não sendo um músculo participativo nesse exercício. Ou seu nível de flexibilidade é muito bom ou você está dando ênfase nos flexores do quadril na execução desse exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *