Na prancha abdominal o reto abdominal e oblíquos interno/externo terão uma ação isométrica significativa.

Treino_em_foco_prancha_abdominal_músculos_acionados

Durante a execução da prancha abdominal ocorrerá a tendência da força gravitacional que é de 9,81 m/s² em “jogar” o corpo do aluno/cliente para baixo em direção ao solo. No entanto, isso não ocorrerá em virtude da ação isométrica de determinados grupos musculares. A seguir no texto será analisado isoladamente a tendência de movimento que a força gravitacional gera sobre determinados segmentos corporais do aluno/cliente.

Qual a tendência de movimento produzida sobre a pelve durante a prancha abdominal?

Como já foi descrito no último vídeo aula e texto a resistência neste exercício é dado pela força gravitacional agindo sobre os seguimentos corporais. Assim, a força gravitacional tenderá a jogar a pelve do aluno/cliente para baixo em direção ao solo. Isto produzirá o movimento de extensão do quadril em cadeia cinética fechada.

No entanto, quando podemos visualizar durante a execução esse movimento citado acima não vem a ocorrer. Mas por que não ocorrerá? Simplesmente porque os músculos antagonistas, ou seja, os flexores do quadril (reto femoral, iliopsoas, sartório e tensor da fáscia lata) estarão atuando de forma isométrica para manter a pelve na posição neutra. Além disso, em conjunto com o movimento de extensão do quadril a coluna tenderia a entrar em hiperextensão.

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Mas por que a coluna não entra em hiperextensão durante a prancha abdominal?

Da mesma forma como para a pelve, ou músculos antagonistas a produção do movimento de extensão e hiperextensão da coluna vertebral entraram em contração isométrica para estabilizar a coluna vertebral. Portanto, o reto abdominal e sinergismo com os oblíquos internos e externos irão contrair de forma isométrica para manter a coluna vertebral na posição neutra.

Porém, ainda a gravidade tenderá a produzir um movimento na articulação do joelho?

Sim, a força gravitacional tendera a produzir o movimento de flexão dos joelhos. Entretanto, este movimento não ocorrerá em virtude de uma contração isométrica dos antagonistas, que nessa caso é o quadríceps que como todos sabem produzem o movimento de extensão dos joelhos.

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Mas então a prancha abdominal é mesmo para trabalhar o abdômen?

Sim, apesar de todos esses músculos citados acima serão acionados de forma isométrica, a atuação será mais forte sobre o reto abdominal e oblíquo interno e externo. Isso ocorrerá, pois o braço de alavanca produzido sobre as articulações da coluna vertebral serão grande. Portanto, a ação muscular forte de forma isométrica sobre essa musculatura será necessária.