O Russian Push Up é um exercício de flexão de braços mais avançado e que é um excelente educativo para realizar o Muscle Up.
Leia também: Front Lever – Exercício Candlestick para melhorar a força
Por que é interessante realizar o Russian Push Up?
Durante a execução do Muscle Up, o praticante irá deslocar seu corpo para frente e para trás. Assim, na execução do Russian Push Up, o praticante irá se posicionar da mesma forma como na flexão de braço, mantendo as curvaturas naturais e fisiológicas da coluna vertebral. No entanto, ao contrário da execução clássica, nesta variação irá deslocar seu corpo para trás, realizando o movimento de flexão do ombro em cadeia cinética fechada. Já em seguida deverá deslocar seu corpo para frente, realizando o movimento de extensão do ombro.
Quais os músculos envolvidos durante a execução do Russian Push Up?
Durante o movimento de se deslocar para trás, como mencionado acima ocorre o movimento de flexão do ombro. Portanto, para realizar esse movimento ocorrerá o envolvimento dinâmico dos flexores do ombro, sendo eles, deltoide anterior, peitoral fibras claviculares e também o bíceps braquial.
Por outro lado, durante o movimento de projetar o corpo para frente, ocorrerá o movimento de extensão do ombro. Diante disso, obviamente os músculos extensores do ombro (latíssimo do dorso, deltoide posterior, redondo maior e tríceps braquial na sua cabeça longa) produzirão este movimento.
Leia também: Análise cinesiológica do Latíssimo do Dorso ou Grande Dorsal
Um ponto importante a salientar, é que que os músculos da parede abdominal também serão acionados em contração isométrica para manter o posicionamento da coluna vertebral. Ou seja, como a gravidade age sobre os centros de massa dos seguimentos ocorre tendência a hiperextensão da coluna vertebral, assim, os flexores serão acionados. Além disso, também ocorre contração isométrica dos flexores do quadril, para evitar a tendência de extensão do quadril.
Qual o principal erro que ocorre ao realizar o Russian Push Up?
O principal erro que ocorre durante a execução do Russian Push Up, é que o praticante realiza o movimento somente na articulação do cotovelo, ao projetar o corpo para frente ou para trás. Assim, o trabalho dinâmico ficará mais intenso para o tríceps braquial.
Portanto, o professor Benhur cita que este é um cenário muito comum de ocorrer para os praticantes que estão iniciando na execução do Russian Push Up.
Analisem a vídeo aula!!!