O ato expiratório e inspiratório durante a respiração ocorrerão em virtude de alteração no gradiente de pressão intrapulmonar.

Como funciona a respiração durante o repouso?

A respiração é constituída pelo ato expiratório onde o gás carbônico é liberado na atmosfera e pela inspiração onde o gás oxigênio é absorvido transita pelas vias aéreas e chega aos pulmões. Para que o ar entre nos pulmões a pressão intrapulmonar deverá ser menor do que a pressão atmosférica.

Para conseguir entender esse conceito é necessário entender que que pressão é força sobre área. Assim, quanto maior a ares menor será a pressão, por outro lado quando menor a área maios será a pressão. Outro ponto importante para entende o processo da respiração é que os fluidos ou gases sempre migram de uma ponto de maior pressão para um ponto ou local de menor pressão.

Tendo em mente esses pontos importantes descritos acima, durante o ato inspiratório a caixa torácica aumento de volume como os pulmões estão colabados com a mesma também irá de expandir e consequentemente a pressão irá reduzir. Diante deste cenário a pressão intrapulmonar ficará menor que a pressão atmosférico assim, proporcionando a entrada de ar para dentro dos pulmões. Por outro lado, durante a expiração o volume torácico ficará menor e com isso consequentemente o volume pulmonar também ficará. Assim, a pressão intrapulmonar aumentará em relação a pressão atmosférica. Diante disto o era sairá dos pulmões. Um ponto importante a frisar é que somente a pressão intrapulmonar irá se alterar ao longo do ato respiratório.

Qual o comportamento durante o exercício físico?

Obviamente durante um exercício físico ocorrerá necessidade de maior demanda respiratória, e esta estará intimamente atrelada a intensidade do mesmo. Assim, durante o exercício físico a expansão torácica e consequentemente pulmonar será maior. Desta forma, a alteração na magnitude da pressão intrapulmonar será maior. Para que isso ocorra será necessário o recrutamento mais intenso de músculos respiratório e expiratório para intensificar essa dinâmica (esse tema será tratado em vídeos aulas futuras).

Seguidores, não percam essa vídeo aula.