O volume corrente aumentará a cada elevação de carga durante o teste ergoespirométrico.

treino_em_foco_teste_ergoespirométrico_volume_corrente

O que é o teste ergoespirométrico?

O principal objetivo do teste ergoespirométrico é conseguir identificar a capacidade máxima que o indivíduo consegue absorver, transportar e utilizar o oxigênio para produção de energia. Desta forma, o teste caracteriza-se pelo aumento da carga de esforço a cada período de tempo (na maioria das vezes a cada um minuto) até que o indivíduo alcance uma carga em que não consiga sustentar. Um ponto importante, é que esse aumento de carga poderá ser realizado pelo aumento na velocidade ou da inclinação ou ainda existem protocolos que realiza-se aumento das duas variáveis (velocidade e inclinação).

Portanto, no momento em que o indivíduo alcançar a exaustão será possível identificar a frequência cardíaca máxima e também o Vo2máx ou Vo2pico.

treino_em_foco_teste_ergoespirométrico_volume_corrente

Qual o comportamento do volume corrente durante a realização de um teste ergoespirométrico?

Ao longo do teste ergoespirométrico com o aumento da carga de esforço a cada período de tempo, o volume corrente aumentará. Ou seja, a cada aumento da carga o indivíduo aumentará tanto a intensidade do ato inspiratório como expiratório. Desta forma, o indivíduo estará absorvendo maior quantidade do gás oxigênio e liberando maior quantidade de dióxido de carbono.

Diante disso, pode-se entender que ao aumentar a carga de esforço ao longo do teste ergoespirométrico o indivíduo entrará em seu volume de reserva inspiratório e também no volume de reserva expiratório. Assim, quando chegar em seus limites dos volumes de reserva o indivíduo chegará na sua capacidade aeróbia máxima.

treino_em_foco_teste_ergoespirométrico_volume_corrente

Seguidores, não percam essa vídeo aula.