Treino intervalado é uma excelente metodologia para melhora do VO2Máx e consequentemente do desempenho dos corredores.

treino_em_foco_treinamento_intervalado_treino_intervalado_hiit

O que é treino intervalado?

Esse método de treinamento tem como principal objetivo intervalar as doses de cargas de esforços dentro de uma mesma sessão de treino. Ou seja, em uma sessão de treinamento o indivíduo será exposto a doses de cargas de esforços altas (intensidade alta) e doses de cargas de esforço baixas (intensidades baixas). Para realizar o controle e manipulação das doses de carga de esforços altas e baixas caso o treino intervalado seja aplicado em esteira, pode-se manipular a velocidade ou a inclinação da esteira. Ou seja, no momento em que em que for aplicar as doses de cargas de esforços altas aumenta-se a velocidade ou a inclinação da esteira. Obviamente quanto aplicar-se as doses de cargas de esforços baixas deverá ser diminuída a velocidade e a inclinação da esteira.

Porém, caso o treino intervalado seja realizado em ambiente livre como um campo de futebol ou pista de atletismo uma forma de manipular as doses de cargas de esforços é através da manipulação das distâncias percorridas. Ou seja, no momento da aplicação das doses de cargas de esforços altas(fortes) solicita-se ao indivíduo que percorra por exemplo 100 metros ou 200 metros, já no momento da aplicação das doses de cargas de esforços baixas solicita-se ao indivíduo que percorra por exemplo uma distância de 50 metros. Dessa forma, é possível também realizar um treino intervalado em ambiente aberto como citado acima campo ou pista de atletismo.

treino_intervalado_em_esteira_treino_em_foco_treinamento_intervalado

Qual o benefício que um indivíduo praticante de corrida de rua terá ao realizar treino intervalado?

Como todos já sabemos o treino intervalado é uma metodologia de treinamento aeróbio. Dessa forma realizar sessões de treinamento intervalado de alta intensidade exigirá e produzirá uma carga de trabalho sobre o sistema cardiorrespiratório. Diante disso, com a pratica sistemática de treino intervalado um dos principais benefícios produzidos no corredor será a melhora na velocidade de corrida e aumento no seu VO2 máx. Ou seja, o corredor terá uma melhora na sua capacidade de absorção, transporte e utilização de oxigênio nos seus músculos ativos, assim, garantindo uma melhora na sua capacidade oxidativa de produção de energia.

Como podemos aplicar um treino intervalado em esteira?

Imaginemos que aplicaremos um treino intervalado em esteira por 30 minutos praticante de corrida de rua. Dessa forma, primeiramente é necessário que você estipule as doses de cargas de esforço altas e baixas. Como o treinamento será aplicado em esteira você poderá manipular a velocidade, inclinação ou ambas para intervalar as doses de cargas de esforço altas e baixas do treino intervalado.

Por exemplo, caso o indivíduo seja iniciante você poderá padronizar as doses de cargas de esforços altas aumentando a velocidade da esteira até 8,0km/h. Já as doses de cargas de esforços baixas ou recuperativas a velocidade poderá ser de 5,0km/h. Entretanto, se você estiver trabalhando com um indivíduo intermediário na pratica da corrida e em treino intervalado as doses de cargas de esforço baixas e altas poderão ser mais intensas. Por exemplo, quando aplicar as doses de cargas de esforços baixas você poderá aplicar velocidade de 8,0km/h, já no momento das doses de cargas de esforços altas poderá aumentar velocidade da esteira até 10Km/h. Dessa forma, comparado ao exemplo do indivíduo iniciante a dose de carga de esforço total da sessão será maior. Caso ainda você esteja trabalhando com um indivíduo avançado no treino intervalado, será necessário para sua evolução fisiológica aplicar doses de cargas de esforços maiores. Diante disso, pode-se aplicar a velocidade da esteira nas doses de cargas de esforço baixas de 9,0km/h. Já no momento das doses de cargas de esforço uma velocidade de 12km/h.

Importante salientar que esses exemplos apresentados acima no texto são para tentar clarear o entendimento da ideia de aplicação de um treino intervalado. Dessa forma, para aplicar de forma correta as doses de cargas de esforços altas e baixas deve-se realizar uma avaliação do seu cliente.

treino_intervalado_corredores_treino_em_foco_fisiologia

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e visualizem as orientações do Treino em Foco para aplicação de um treino intervalado.