Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo (músculos glúteo máximo, médio e mínimo) é necessário produzir principalmente os movimentos de flexão, rotação interna e adução do quadril.

alongamento_glúteo_flexionamento_para_glúteo_treino_em_foco

Musculatura do glúteo é constituída pelos músculos glúteo máximo que tem como principal função ao contrair-se produzir os movimentos de extensão e rotação lateral do quadril. Segundo músculo que compõem o grupo muscular em questão é o glúteo médio que está localizado abaixo do glúteo máximo. Esse músculo tem como principal função produzir os movimentos de abdução do quadril. O terceiro músculo que compõem a musculatura do glúteo é o glúteo mínimo. Ele (glúteo mínimo) encontra-se localizado abaixo do glúteo médio. Esse músculo tem como função produzir os movimentos de abdução do quadril.

Um encurtamento excessivo da musculatura do glúteo particularmente do músculo glúteo máximo poderá ocasionar o desenvolvimento do desvio postural de retroversão pélvica, ou seja, a perda do equilíbrio pélvico. Em virtude dessa perda do equilíbrio pélvico e da produção da retroversão pélvica poderá ser gerado uma alteração da curvatura natural e fisiológica da coluna vertebral, particularmente na sua região lombar, gerando o desvio postural de hipolordose lombar. Ou seja, ocorrerá uma redução (retificação) da curvatura natural e fisiológica de lordose lombar.

Para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer músculos é necessário produzir o movimento  contrário  ao que o mesmo produz quando contrai. Dessa forma, para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo o indivíduo deverá executar exercícios que produzam principalmente os movimentos de flexão e adução do quadril. Dessa forma, será gerado um distanciamento da origem e inserção dos músculos glúteo máximo, médio e mínimo.

Na vídeo aula de hoje apresentaremos para vocês seguidores quais exercícios realizar para executar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo.

Quais os pontos de origem e inserção dos músculos que compõem a musculatura do glúteo?

A musculatura do glúteo está localizado na face posterior da região pélvica. Essa musculatura é formada por três músculos, sedo eles: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo.

O glúteo máximo é o músculos mais superficial e estético da região glútea. Esse músculo (glúteo máximo) tem sua origem localizada na região posterior da crista ilíaca junto ao osso sacro. Já sua inserção via tendão está localizada na tuberosidade glútea do fêmur e também no trato iliotibial. Diante desse posicionamento de origem e inserção podemos notar que o músculo glúteo máximo tem seu ventre muscular localizado na face posterior e lateral da articulação do quadril. Dessa forma, esse músculo (glúteo máximo)  quando contrair produzirá o movimento de extensão do quadril. Um ponto importante é que devido a sua localização de inserção na face lateral do osso fêmur o glúteo máximo também terá o poder de produzir o movimento de rotação lateral do fêmur ou da articulação do quadril. Ainda é preciso salientar que o glúteo máximo também tem poder de retroversão pélvica.

glúteo_máximo_musculatura_do_glúteo_treino_em_foco_alongamento_glúteo

O segundo músculo que compõem a musculatura do glúteo é o glúteo médio. Esse músculo está localizado abaixo do glúteo máximo. Dessa forma o glúteo médio não pode ser visualizado a olho nu, pois trata-se de um músculo profundo. Sua origem está localizada na face externa do íleo entre a crista ilíaca. Já sua inserção está localiza na região do trocanter maior do fêmur. Diante desse posicionamento de origem e inserção , se somente o músculo glúteo médio contrair-se ele produzirá o movimento de abdução  quadril.

treino_em_foco_musculatura_do_glúteo_glúteo_médio_alongamento_flexionamento

O terceiro e último músculo que compõem a musculatura em questão é o glúteo mínimo. Esse músculo está localizado abaixo do glúteo médio, ou seja, é o músculo mais profundo dos três que compõem a musculatura do glúteo. Sua origem está localizada aproximadamente na parte média inferior da crista ilíaca. Já sua inserção via tendão está localizada na face superior do trocanter maior do fêmur, ou seja próximo a inserção do glúteo médio. Um ponto importante a salientar em relação ao glúteo mínimo é que parte do seu ventre muscular cruza anteriormente a articulação do quadril, ou seja, o eixo rotatório de movimento. Dessa forma, com esse posicionamento de origem e inserção o glúteo mínimo quando contraí tem a capacidade de produzir os movimento de abdução  do quadril, conjuntamente ao glúteo médio. Porém, como frisado acima no texto em virtude de parte de seu ventre muscular cruzar anteriormente a articulação do quadril também tem o poder de produzir o movimento de flexão do quadril.

glúteo_minimo_musculatura_do_glúteo_treino_em_foco_alongamento_flexionamento

Por que é importante realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo?

Como descrito acima no texto especificamente o músculo glúteo máximo que compõem a musculatura do glúteo tem o poder de realizar o movimento de extensão e rotação lateral do quadril, porém também é capaz de retroverter a pelve, ou seja, rodar a pelve para cima e para frente. Diante disso, se o músculo glúteo máximo esteja com um grau de encurtamento excessivo ocorrerá uma aproximação da região de origem e inserção. Dessa forma, caso os músculos que quando contraem produzem o movimento de anteversão pélvica (flexores do quadril, eretores da coluna e quadrado lombar) estejam hipotônicos e excessivamente alongados e atrelado a esse encurtamento excessivo do músculos glúteo máximo, ocorrerá uma alteração do equilíbrio pélvico. Ou seja, a pelve será tracionada para cima e para frente produzindo assim o desvio postural de retroversão pélvica. Esse desvio postural citado poderá levar o indivíduo a desencadear uma alteração da curvatura natural e fisiológica da coluna vertebral, ou seja, a retroversão pélvica poderá produzir o desvio postural de hipolordose lombar.

Diante desse cenário apresentado é necessário manter um nível adequado de alongamento e flexibilidade do músculo glúteo máximo, pois o mesmo tem ligação direta com a manutenção de um adequado equilíbrio pélvico.

Quais os movimentos que devem ser reproduzidos para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo?

Como todos nós já sabemos para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento de qualquer músculos é necessário realizar movimento (s) que aumentem a distância entre a origem e inserção. Ou seja, é necessário produzir movimentos contrários ao que o músculos produz quando contrai-se.

Diante disso, para realizar um trabalho de alongamento e flexionamento da musculatura do glúteo serão necessários executar exercícios que produzam principalmente os movimentos de flexão, rotação interna e adução do quadril. Dessa forma, o indivíduo estará realizando um trabalho de alongamento ou flexionamento dos músculos glúteo máximo, médio e mínimo.

treino_em_foco_musculatura_do_glúteo_alongamento_flexionamento

Quais os exercícios que o Treino em Foco traz como proposta para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo?

Para executar um dos exercícios ou técnicas para produzir um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo o indivíduo deverá estar sentado em um banco. Em seguida o mesmo (indivíduo) executará o movimento de flexão do quadril concomitantemente a um flexão do joelho. Na sequencia o indivíduo deverá cruzar a perna que está em posição de flexão do quadril e joelho sobre a perna que está em contato ao solo. Com esse movimento de cruzar a perna sobre a outra o indivíduo está produzindo o movimento de adução do quadril. Em seguida o indivíduo deverá “abraçar” a perna que está produzindo o movimento de flexão do quadril e joelhos com ambos os membros superior e traciona-la contra o tronco.

Caso o indivíduo queira realizar um trabalho de alongamento executando o exercício descrito acima deverá tracionar o membros inferiores contra o tronco até o ponto aonde sinta um leve desconforto. Entretanto, caso o objetivo do indivíduo seja realizar um trabalho de flexionamento o mesmo deverá tracionar o membros inferior contra o tronco até um ponto aonde sinta um desconforto de moderado a intenso.

alongamento_glúteo_flexionamento_para_glúteo_treino_em_foco

Um segundo exercício para realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento da musculatura do glúteo necessitará que o indivíduo produza o mesmo movimento inicial descrita acima no texto, ou seja, deverá produzir apenas a adução do quadril. Porém, agora ao invés do indivíduo tracionar com a ajuda dos membros superiores os membros inferiores (seguimento perna e coxa) contra o tronco, ele (indivíduo) manterá a parte seguimentar distal longe do tronco e aproximará o tronco da região distal do corpo. Ou seja, o indivíduo deverá desloca o tronco na direção do seguimento coxa e perna, que lembrando encontra-se em posição de adução do quadril.

Realizando esse movimento descrito acima o indivíduo estará produzindo uma flexão do quadril, porém agora aproximando o tronco do seguimento coxa e perna, ou seja, da região distal do corpo.

treino_em_foco_musculatura_do_glúteo_alongamento_flexionamento_exercpicos

Seguidores, não percam o vídeo aula de hoje e saibam como realizar um trabalho de alongamento ou flexionamento para a musculatura do glúteo.