Quais os movimentos que Glúteo Médio produz?

Please log in or register to like posts.
Vídeo

Na vídeo aula de hoje, realizaremos a análise cinesiológica e vetorial do músculo Glúteo Médio, e quais os movimentos que esse músculo produz. Lembrando que o objetivo principal da série Cinesiologia Vetorial, é capacitar vocês seguidores do Treino em Foco, a desenvolver essa análise vetorial de forma autônoma, ou seja, analisar o músculo aplicando vetores, e entendo melhor as funções e ações dos grupos musculares no corpo humano.

Qual o melhor plano ou ângulo da imagem para analisar o Glúteo Médio?

Lembrando vocês seguidores, que existem planos de imagem, que não são interessantes e dificultam a análise. Pois a forma que estamos apresentando e analisando os grupos musculares na série Cinesiologia Vetorial, estamos trabalhando com eixo x, e y, portanto analisando de uma forma bidimensional, e vale ressaltar que a ação de vários músculos é tridimensional.

Então é interessante que no momento da análise cinesiológica e vetorial do Glúteo Médio, você não posicione o boneco anatômico em uma visão lateroposterior, pois existem vários pontos negativo nesse plano ou ângulo da imagem como: O ângulo do plano não está bem definido, o plano da imagem não está em vista lateral apresentando o plano sagital, a imagem não está em vista posterior apresentando o plano coronal, ou seja, nessas condições movimentos que o Glúteo Médio produzir no plano coronal não são  possíveis de se identificar. Outro aspecto também é, que sem o posicionamento da imagem em vista lateral ou posterior não se define com exatidão os planos, ou seja, não se defini os planos aos quais o músculo Glúteo Médio atuará.

treino_em_foco_cinesiologia_glúteo_médio

Posicionar a imagem e vista que exponha os planos coronais facilitam a análise vetorial do Glúteo Médio, ou seja, é exatamente essa imagem que devemos buscar para analisar as funções e os movimentos produzidos pelo Glúteo Médio. Então a vista ou plano que utilizaremos para realizar a análise vetorial do Glúteo Médio, será posterior, ou seja, o boneco anatômico estará totalmente posteriorizado.

posterior_vista_glúteo_médio

Como realizar a análise cinesiológica vetorial do músculo Glúteo Médio?

Para realizar a análise vetorial do Glúteo Médio, você deverá seguir o mesmo passo a passo que foi descrito na primeira vídeo aula. Então o primeiro passo é isolar o músculo que você tem por objetivo analisar, que no caso de hoje é o Glúteo Médio. Na sequência você deverá traçar a linha pontilhada que representará o eixo longitudinal da peça óssea que se move, que no caso da análise do Glúteo Médio, é o Fêmur.

Traçado a linha pontilhada representando o Fêmur, que será a peça óssea tracionada quando o Glúteo Médio contrair, você deverá traçar outra linha pontilhada, que representará o eixo longitudinal do Trocanter Maior do Fêmur.

análise_vetorial_glúteo_médio

Por que fazer a representação do eixo longitudinal do Trocanter Maior do Fêmur?

Porque a inserção do músculo Glúteo Médio é exatamente sobre o Trocanter Maior do Fêmur, ou seja, essa é a região aonde irá se posiciona a fixação do Glúteo Médio. Então agora você poderá posicionar o vetor resultante de tração do Glúteo Médio.

Como posicionar o vetor resultante de tração do Glúteo Médio?

O vetor resultante de tração do Glúteo Médio, deverá ser posicionado na direção obliqua, no sentido da esquerda para a direita, e de baixo para cima, seguindo o sentido e direção das fibras que estão próximas a sua inserção no Trocanter Maior do Fêmur. Você verá no vídeo que o vetor resultante foi traçado e extrapolou o seu tamanho, obviamente a origem no Glúteo Médio não é nas costelas, e sim, na Crista Ilíaca. Lembrando que o vetor resultante deverá ser traçado do ponto móvel para o ponto fixo, ou seja, da inserção para a origem do músculo Glúteo Médio.

vetorial_cinesiologia_glúteo_médio

Para entendermos quais movimentos o Glúteo Médio produz ou faz, devemos agora decompor o vetor resultante de tração.

Como realizar a decomposição vetorial, do vetor resultante de tração do Glúteo Médio? E quais os movimentos produzidos pelo Glúteo Médio?

Você deverá traçar um componente vetorial paralelo ao eixo longitudinal da peça óssea que se move, no caso o eixo longitudinal do Trocânter maior do fêmur, porque a linha de ação e inserção do Glúteo Médio não é sobre o Fêmur, por essa razão devemos utilizar a linha longitudinal do Trocânter Maior do Fêmur. O outro componente vetorial deverá estar perpendicular ao eixo longitudinal, no caso mais um vez do Trocânter Maior do Fêmur.

O vetor ou componente vetorial que está paralelo ao eixo longitudinal, tem um poder de coaptação, e o vetor que está perpendicular ao eixo longitudinal é o que realmente produzirá força motriz de movimentação. Isso quando o eixo longitudinal está relacionado com o eixo de movimentação, que no caso de hoje é o eixo anteroposterior ou posteroanterior, que cruza a articulação do Quadril, e permitirá ao Quadril produzir movimentos de Abdução, ou seja, abrir em relação a linha media do corpo, e também permite ao Quadril produzir o movimento de Adução, ambos os movimentos no plano frontal.

decomposição_vetorial_glúteo_médio

O vetor que se encontra paralelo ao eixo longitudinal, tem um braço de alavanca, ou seja uma distância perpendicular em relação ao eixo, que permite a esse componente vetorial tornar-se um vetor de tração de movimento, embora paralelo ao eixo longitudinal do Trocânter Maior do Fêmur, esse movimento não é paralelo ao eixo longitudinal do Fêmur, que efetivamente irá se movimentar, então esse vetor embora paralelo não se torna coaptador, ele se torna um vetor de produção de movimento. Porque em relação ao eixo longitudinal da peça óssea que se move que é o Fêmur como um todo, ele não está paralelo a esse eixo, e sim, em um ângulo oblíquo permitindo ao Glúteo Médio quando contraí produzir uma tração, e um movimento de Abdução do Quadril.

Se observamos agora o componente vetorial que está perpendicular, ao eixo longitudinal do Trocânter Maior do Fêmur, também gerará movimentação sobre a articulação do Quadril. Então esse vetor que apresenta uma maior magnitude, também apresenta um braço de alavanca, que gerará movimentação articulação do Quadril. Então esse vetor perpendicular ao eixo longitudinal, quando o Glúteo Médio contrair, produz o movimento também de Abdução do Quadril.

glúteo_médio_cinesiologia_vetor

Podemos perceber que os dois componentes vetoriais do vetor resultante de tração do Glúteo Médio, produz o movimento de Abdução do Quadril, ou seja, Glúteo Médio é considerado o principal músculo abdutor do Quadril.

 

Como fortalecer ou aumentar o volume muscular do Glúteo Médio? Qual exercício para Glúteo Médio?

Se você tem por objetivo no treinamento resistido com pesos, ou musculação, fortalecer ou hipertrofiar o Glúteo Médio, você deverá executar exercícios que gerem resistência contra o movimento de Abdução do Quadril, como por exemplo, o exercício de cadeira Abdutora.

Nesse exercício o praticante executará o movimento de Abdução do Quadril, e como apresentamos na vídeo aula de hoje, o Glúteo Médio é o principal músculo Abdutor do Quadril, então no exercício de Cadeira Abdutora, o Glúteo Médio será fortemente solicitado.

movimentos_abdução_quadril_glúteo_médio

Seguidor não perca a vídeo aula de hoje, e tire todas as dúvidas de, quais os movimentos que o Glúteo Médio produz, e quais os exercícios para fortalecer ou aumentar o volume muscular do Glúteo Médio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *