Textos Técnicos

Controle da carga de treinamento pela frequência cardíaca

Please log in or register to do it.
Controle de carga

         Quando um profissional de Educação Física prescreve um treinamento, seja ele de cunho neuromuscular (como a musculação) ou cardiovascular (como uma caminhada/corrida), este deve realizar o controle da carga de esforço ao qual o praticante será submetido.

         Em treinamentos cardiovasculares (aeróbios) várias formas são disponíveis para o controle de carga de esforço físico. Entretanto, o monitoramento da FC é o mais usual dos métodos de controle e se torna o mais utilizado devido à fácil aferição (mensuração), é um método barato e preciso.

         O monitoramento mais barato da FC durante o exercício físico é através de palpação da artéria carótida posicionada lateralmente ao pescoço. Através dos dedos médio e indicador posicionando estes com polpa da última falange (“digitais” dos dedos) sobre a carótida e conta-se em 10 ou 15 segundo os batimentos percebidos. Quando mensurada a FC em 10 segundos multiplica-se por 6 para obter o valor dos batimentos em um minuto (bpm) e quando mensurada em 15 segundos multiplica-se por 4 para o bpm.

         Durante o exercício físico o monitoramento da FC em 60 segundos (1 minuto) faz com que, durante o período de contagem dos bpms, esta diminua, isto é, teremos um valor da FC mais baixo que o valor real produzido pelo exercício. Desta forma, os tempos corretos de contagem da FC são em 10 ou 15 segundos.

Texto produzido pelo Prof. Dr. João Moura – Treino em Foco

CREF 07870-G/SC

Dicas de Treino - Falha Concêntrica Treino de Hipertrofia Muscular
Valorização da Fase Excêntrica

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *