Muitos indivíduos buscam um treinamento específico para definição muscular, entretanto a definição muscular poderá ocorrer com a realização de qualquer modelo de treino, desde que atrelado a uma dieta adequada a seu atual estado morfológico.

treino_em_foco_definicao_muscular_exercicios_

Com a chegada do verão muitos indivíduos ingressam nas academias de ginastica visando realizar treinos específicos para o desenvolvimento da definição muscular. No entanto, não existe um método de treino especifico para desenvolver a definição muscular. Ao receber esse indivíduo que busque esse objetivo na academia, primeiramente o profissional de educação física deverá realizar uma avaliação física e antropométrica para identificar qual estado morfológico esse indivíduo encontra-se. Dessa forma, se o indivíduo apresenta um alto teor de massa muscular e também de gordura corporal, esse alto percentual de gordura estará “mascarando” a visualização o desenho dos músculos, ou seja, a definição muscular do mesmo. Diante disso, seria interessante esse indivíduo realizar sessões de treinamento que vise o processo de emagrecimento. Pois ao reduzir o percentual de gordura, já que o mesmo apresenta um alto teor de massa muscular seu desenho muscular ficará mais visível e, ele alcançará a desejada definição muscular.

Entretanto, se o um indivíduo que vise o desenvolvimento de definição muscular apresenta-se com um baixo teor de massa muscular e de gordura, sessões de treinamento que vise o aumento da volume muscular ou hipertrofia muscular seria uma estratégia interessante. Dessa forma, ao gerar-se hipertrofia muscular o desenho muscular do indivíduo desse caso ficará visível, podendo gerar assim a tão desejada definição muscular.

O que é definição muscular?

Muitas pessoas no período próximo ao verão ingressam nas academias de ginástica com principal objetivo de desenvolver definição muscular. O conceito que as pessoas tem de definição muscular é que esse fenômeno ocorre quando os músculos ficam visíveis, ou seja, quando as mesmas conseguem enxergar o desenho por exemplo do músculo deltoide, peitoral, bíceps braquial, tríceps braquial, quadríceps entre outros músculos do corpo humano.

Então, de uma forma geral as pessoas entendem definição muscular como a apresentação exacerbada dos músculos do corpo. Entretanto, normalmente a pergunta feita aos profissionais de educação física que estão atuando na academia e ao Treino em Foco em suas mídias é: qual o treino específico para gerar definição muscular?

treino_em_foco_definicao_muscular_treinamento_aerobio_resistido

Existe um treino especifico para gerar definição muscular?

Levando em consideração o conceito de definição muscular que foi descrito acima no texto, não existe um treino específico para gerar esse fenômeno (definição muscular). Entretanto, se mesmo assim o objetivo do indivíduo que ingressa na academia seja a busca pela definição muscular, ou seja, tornar seus músculos mais visíveis, o primeiro passo que o profissional de educação física deverá fazer é analisar a morfologia desse indivíduo.

A análise da morfologia é muito importante para que o profissional de educação física consiga definir qual o método ou forma de treinamento aplicará nesse indivíduo. Com essa informação o profissional de educação física conseguirá visualizar se é necessário aplicar uma forma de treinamento ou outra forma, ou ainda se é necessário conciliar duas formas de treino na periodização.

Seguidores, para clarear seu entendimento vamos apresentar alguns exemplos.

Caso o indivíduo que busque o processo de definição muscular apresente um bom teor de massa muscular, porém também apresenta um percentual de gordura elevado, qual estratégia de treinamento seria interessante para aplicar nesse indivíduo?

Como o indivíduo do nosso exemplo apresenta uma massa muscular já desenvolvida, porém, também um percentual de gordura elevada digamos que 25% de gordura corporal. Dessa forma, esse percentual de gordura descrito acabará gerando uma camada de gordura que mascará o desenho muscular, ou seja, a definição muscular desse indivíduo.

Diante das características descritas acima no texto passa a ser necessário para esse indivíduo, que lembrando tem como principal objetivo a definição muscular, aplicar ao mesmo um programa que vise a produção do emagrecimento, ou seja, uma metodologia de treino que tem como principal função a redução do tecido adiposo subcutâneo, por exemplo realizar trabalhos de cunho aeróbio em zona lipolítica seria interessante. Pois ao produzir uma redução do teor de tecido adiposo e obviamente a percentual de gordura, os músculos do indivíduo que lembrando apresenta um bom volume muscular ficarão mais visíveis. Com isso o objetivo de definição muscular será alcançado.

Em seguida descreveremos a situação de outro indivíduo.

treino_aerobio_corrida_treino_em_foco_exercicio_definicao_muscular

Caso o indivíduo seja magro e busque o desenvolvimento de definição muscular, qual uma estratégia interessante de treinamento aplicar?

Imaginemos que o indivíduo da situação agora apresente um percentual de gordura corporal em torno de 8%, entretanto diferentemente do caso citado acima o mesmo agora apresenta um baixo desenvolvimento muscular. Diante das características expostas acima seria interessante aplicar nesse indivíduo sessões de treinamento resistido com pesos ou musculação que visem o desenvolvimento de hipertrofia muscular, ou seja, treino visando o aumento do volume muscular. Com isso, ao gerar o aumento do volume muscular (hipertrofia muscular) estará sendo produzido a tão desejada definição muscular que esse indivíduo almeja. Pois o que impossibilita o indivíduo em deixar o desenho dos seus músculos visíveis é o baixo teor de massa muscular magra.

Na sequência apresentaremos outro exemplo de morfologia corporal de um indivíduo que vise com o treinamento o desenvolvimento de definição muscular.

treino_em_foco_definicao_muscular_hipertrofia_muscular

Caso o indivíduo apresente um percentual de gordura elevado com um baixo volume muscular, qual poderia ser a estratégia para gerar um processo de definição muscular nesse indivíduo?

 Se o indivíduo que vise o desenvolvimento de definição muscular apresente um baixo teor de massa muscular e um alto percentual de gordura a forma de aplicar as sessões de treinamento para o desenvolvimento de definição muscular será mais complicado. Diante disso, o profissional de educação física que está trabalhando com esse indivíduo necessitará realizar sessões de treinos que visem o aumento do volume muscular (hipertrofia muscular) e atrelado a isso aplicar sessões de treino que visem diretamente o processo de emagrecimento, ou seja, sessões que utilizem preponderantemente como fonte de energia para ressintese de ATP a gordura.

Diante disso, esse profissional de educação física irá esbarar em um problema que é o treinamento concorrente. Ou seja, a realização de treinos de cunho aeróbio (que são os mais os mais indicados para a metabolização de ácidos graxos ou gordura no momento da realização dos mesmos) se não forem bem dosados poderão produzir um efeito deletério sobre o desenvolvimento muscular. Ou seja, falando de outra forma caso os treinos aeróbio sejam muito intensos, os mesmos poderão prejudicar ao desenvolvimento do volume muscular. Diante disso, o profissional de educação física necessitará planejar bem a periodização de treino se o indivíduo apresentar essas características citadas.

zona_lipolitica_treino_em_foco_exercicios_aerobios_treino_aerobio

Seguidores, não percam a vídeo aula de hoje e saibam quais as melhores estratégias de treinos para produzir a tão desejada definição muscular.