Na sua primeira competição de corrida de rua que foi de 5Km, professor Jefferson conseguiu realizar a prova em 22mim:08s, ou seja, em um ritmo mais forte do que o planejado.

corrida_de_5km_corrida_de aventura_obstáculos_treino_em_foco

A primeira competição de corrida de rua que o professor Jefferson participou foi a Blumenau 10K. Entretanto, ele realizou a prova de 5Km, pois se encontrava em retorno aos treinamentos após longo período inativo em virtude de uma forte gripe. Nessa prova professor Jefferson chegou em 38° completando a prova em 22mim:08s. Seu maior ritmo médio durante a prova foi de 04mim:25 s/km, já seu maior ritmo alcançado foi de 03mim:31s/km.

Como professor Jefferson havia adotado como objetivo completar os 5Km em 25 minutos, seu resultado foi melhor do que o esperado, pois como mencionada acima conseguiu completar   prova em 22mim:08s.

No vídeo de hoje da série Performance em Foco apresentaremos o resultado e análise da primeira competição de corrida de rua que o professor Jefferson participou.

Qual o principal objetivo da série Performance em Foco?

A equipe do Treino em Foco está desenvolvendo a série Performance em Foco com o objetivo de mostrar para vocês seguidores como está sendo realizado as avaliações, a prescrição dos treinamento e as competições que o professor Jefferson estará participando. buscando preparar-se para participação em provas de corrida de aventura e obstáculos e também corrida de rua.

Outro objetivo da série é incentivar os vocês seguidores a iniciar com prática da corrida e consequentemente tornando-se um indivíduo mais saudável.

Na sequencia será descrito a análise da primeira competição de corrida de rua.

Qual a análise pode ser realizada após a primeira competição de corrida de rua do professor Jefferson?

Após meses de treinamento, um mês inativo e retorno ao treinamento o professor Jefferson realizou a sua primeira competição de corrida de rua. Essa primeira prova foi uma corrida de 5Km, competição essa que tem como nome Blumenau 10K.

No dia anterior (04/06/2016) a realização da prova foram entregues os Kits para os competidores inscritos na prova. A prova foi dividida na em duas categorias sendo elas: categoria de 10K e de 5Km. A premiação da prova de 5Km foi geral, ou seja, masculino e feminino. Já a competição de 10Km foi geral e também ocorreu premiação separada por faixa etária.

No dia da prova professor Jefferson chegou ao local da sua primeira competição de corrida de rua cedo por volta das 7 horas e 20 minutos da manhã, lembrando que a largada da prova era as 8:00 horas. Professor Jefferson procurou deixar todos os matérias que utilizaria no dia da prova (câmera e baterias da máquina) já arrumados no dia anterior, para que somente colocação toda sua atenção e concentração na prova. Buscando minimizar a influência de fatores externos na sua performance na prova.

Nessa prova havia mais de mil atletas inscritos na prova.  Ele (professor Jefferson) identificou que a prova Blumenau 10K (que foi sua primeira competição de corrida de rua ) foi muito bem organizando, ou seja, havia pontos de assistência ao atletas participantes.

corrida_de_aventura_e_obstáculos_treino_Em_foco_corrida_de_rua

Como foi a estratégia adotada pelo professor Jefferson na sua primeira competição de corrida de rua?

 O Professor Jefferson buscou com estratégia largar bem no final, ou seja, para conseguir ter uma visão geral da prova e, realizar as gravações da competição. Entretanto, essa estratégia para buscar uma melhor gravação das imagens atrapalhou um pouco seu desempenho. Pois ocorreu a necessidade de realizar várias mudanças de direções para desviar e ultrapassar os outros competidores, e consequentemente diminuindo seu ritmo de corrida.

No primeiro quilometro de prova professor Jefferson planejou realiza-lo em um ritmo menor, ou seja, com uma intensidade de corrida menor. Porém, a partir do segundo quilometro planejou aumentar o ritmo de corrida. Entretanto, essa estratégia planejado previamente pelo professor Jefferson não funcionou durante toda prova.

treino_em_foco_corrida_de_rua_primeira_competição_corrida_de_rua_corrida_5_km

Quais foram os resultados do professor Jefferson na sua primeira competição de corrida de rua?

O atleta que completou a prova em primeiro lugar nos 5Km realizou o percurso no tempo de 15mim:56s em um ritmo de 03mim:10s/km. Já o professor Jefferson ficou 38° completando a prova com um tempo de 22mim:08s, com um ritmo médio de 04mim25s. Esse resultado obtido pelo professor Jefferson foi interessante, levando em consideração que foi sua primeira competição de corrida de rua.

Dessa forma, ele conseguiu completar a prova em um tempo menor do que ele havia planejado, ou seja, professor Jefferson havia planejado completar os 5Km em 25 minutos e conseguiu finalizar a prova em 22mim:08s. Diante disso, obtendo uma performance acima doe esperado.

treino_em_foco_primeira_competição_corrida_de_rua_corrrida_de_ aventura_e obstáculos

Como foram os resultados da primeira competição de corrida de rua obtidas pelo aplicativo Endomondo?

Realizando a análise dos resultado da prova pelo aplicativo Endomondo obtive-se uma distância total percorrida de 5.07Km com um tempo total de prova de 22 mim07s. O ritmo médio que o professor Jefferson conseguiu alcançar foi de 04:22mim/km, ou seja, um ritmo abaixo do que ele havia traçado como objetivo. O ritmo mais forte que professor Jefferson conseguiu realizar durante a prova foi de 03:31mim/km.

A média da frequência cardíaca do professor Jefferson durante a prova de 5Km ficou em 189bpm. Já o pico obtido de frequência cardíaca durante a prova foi de 194bpm. Já a temperatura no momento da corrida era de 14°C e a umidade relativa do ar de 89%.

treino_em_foco_corrida_de_aventura_e_obstáculos_corrida_de_Rua

Quais foram os tempos médios por quilômetros na primeira competição de corrida de rua do professor Jefferson?

Como mencionada acima no texto a estratégia do professor Jefferson era realizar o primeiro quilometro da prova em um ritmo mais leve  e, a partir do segundo quilômetro aumentar  o ritmo. Dessa forma, ele realizou o primeiro quilometro em 4mim14s, já no segundo quilometro o professor Jefferson não conseguiu aumentar o ritmo, ou seja, ele realizou o segundo quilometro com um tempo de 04mim30s, em um ritmo mais lento do que o primeiro. Do segundo para o terceiro quilometro conseguiu completar em um tempo de 04mim18s, já do terceiro para o quarto quilometro completou em 04mim26s, ou seja, comparando ao valor obtido para completar o quilometro anterior ele (professor Jeferson) aumentou o tempo para progredir do terceiro para o quarto quilometro. E por fim do quarto para o quinto quilometro professor Jefferson realizou em 04mim25 s.

Como podemos observar a volta mais baixo realizada foi do primeiro para o segundo quilometro. Isso ocorreu devido a necessidade do professor Jefferson realizar várias ultrapassagem e ter que mudar a rota de corrida, com isso baixando seu ritmo de corrida e aumentando o tempo do percurso do quilometro.

treino_em_foco_corrida_de_5km_primeira_competição_corrida_de_rua

Qual foi o comportamento da frequência cardíaca durante a primeira competição de corrida de rua?

Durante a prova o professor Jefferson ficou 1% , ou seja, 0m:16s do tempo total de monitoramento da frequência cardíaca dentro da zona de 161-180bpm, entretanto, ele permaneceu durante 21m:52s na zona de 181-202bpm, ou seja, 99% do tempo de monitoramento da frequência cardíaca durante  a prova professor Jefferson permaneceu na zona de esforço máximo da frequência cardíaca.

Porém, durante a prova professor Jefferson não sentiu um esforço tão grande realizado como o monitoramento da frequência cardíaca apresentou. Provavelmente esses valores exacerbados de frequência cardíaca são explicados pelo quadro de ansiedade pré e durante a prova que o professor Jefferson encontrava-se.

corrida_de_aventura_e_obstáculos_treino_em_foco_corrida_de_rua_corrida

Então seguidor, não perca o vídeo de hoje e saiba como foram os resultados do professor Jefferson em sua primeira competição de corrida de rua.